Capital intelectual: a verdadeira vantagem competitiva das empresas

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Capital intelectual: a verdadeira vantagem competitiva das empresas

By |2018-07-02T10:34:58+00:0018/05/2018|Departamento pessoal, Gestão de Pessoas|0 Comments

Empresas são organizações formadas por e para pessoas. Elas servem a um propósito na sociedade e só o atingem quando têm um bom time de profissionais como base. É por esse motivo que o capital intelectual é a nova vantagem competitiva das empresas.

Confira agora a importância do capital intelectual para a sua organização e como investir nas pessoas que fazem do seu negócio um sucesso!

O que é capital intelectual?

O capital intelectual de uma empresa é formado pelas pessoas que a compõem e pelo conhecimento especializado gerado por elas. Também engloba a cultura organizacional, o aprendizado ganho ao longo do tempo, os sucessos e insucessos que, de alguma forma, contribuíram para que a companhia chegasse até aqui.

Nesse sentido, podemos dizer que o capital intelectual é um ativo intangível, porém essencial para a perpetuidade do negócio, pois ajuda a construí-lo e melhorá-lo com o passar dos anos.

Podemos dividir o capital intelectual de uma organização em três grandes grupos: recursos humanos (funcionários); estrutural (conhecimento gerado internamente); e clientes.

Por que fazer a gestão do capital intelectual

A dinâmica mercadológica exige empresas ágeis, que respondam rapidamente às inovações e às mudanças no comportamento do consumidor. E essas respostas começam com profissionais qualificados, cientes dos objetivos organizacionais e engajados em conquistá-los.

Nesse sentido, é preciso ir além do habitual, como calcular a jornada de trabalho corretamente, e desenvolver estratégias de atração e retenção de talentos, de qualificação profissional e promoção de um clima organizacional favorável para que a equipe produza mais, melhor e com maior satisfação.

No que tange à parte estrutural, que podemos chamar de gestão do conhecimento corporativo, é necessário fazer o conhecimento circular e registrá-lo de modo que ele não se perca mesmo havendo rotatividade de funcionários.

Para tanto, o investimento em tecnologia se faz essencial. À medida que processos são desenhados, automatizados e melhorados, é preciso mantê-los vivos na organização.

Isso pode ser feito por meio da criação de um portal na intranet da empresa onde constem todas as informações e também por meio de treinamentos periódicos, visando a socialização do conhecimento.

É importante que a gestão do capital intelectual da empresa seja feita para que a evolução e o aprendizado da mesma não se percam com o tempo. Desta forma, é possível avaliar o passado, aplicar melhorias no presente e projetar um futuro de sucesso para a organização.

Zelar pela satisfação dos clientes também é importante para qualquer companhia, afinal, deles depende a geração de riqueza. E mais uma vez, podemos perceber que o capital intelectual é a verdadeira vantagem competitiva das empresas.

Clientes felizes, que participam de experiências inesquecíveis junto a uma marca, geram maior valor para a empresa, tanto no aumento do ticket médio quanto na atração de novos clientes por meio de recomendações. Eles também prolongam seu lifetime value (tempo de vida) através da fidelização, o que contribui significativamente para a reputação da sua marca e, claro, seu financeiro.

Perfil das empresas que veem o capital intelectual como uma vantagem competitiva

As organizações que consideram o capital intelectual seu maior ativo reúnem algumas características em comum. Confira:

Valorizam seus ativos

A valorização das pessoas e do conhecimento gerado internamente faz parte do perfil das empresas que investem em seu capital intelectual. Elas não estão preocupadas se cargo de confiança tem direito a horas extras somente pelo financeiro, mas também porque querem estar em conformidade com a lei e oferecer as melhores condições de trabalho para seus funcionários.

Elas também criam maneiras de recompensar as pessoas que fazem a diferença em suas trajetórias, seja com remunerações variáveis, premiações ou planos de cargos e salários. A ideia não é apenas recompensar um esforço adicional, mas mostrar que tanto empresa quanto profissional podem crescer juntos.

Investem em inovação

A inovação faz parte das empresas que consideram o capital intelectual como um diferencial competitivo porque elas sabem que inovar é estar um passo à frente no mercado.

O investimento em tecnologias que facilitem os processos e deixem as pessoas mais livres para pensar estrategicamente, como softwares para cálculo de horas online, faz parte da cultura organizacional e é bem visto por todos, afinal, os benefícios são colhidos por toda a equipe.

A integração entre tecnologias, como o sistema de ponto online e a folha de pagamento, por exemplo, dá maior velocidade aos processos e garante maior confiabilidade às informações, contribuindo para a manutenção da vertente estrutural da gestão do capital intelectual corporativo.

Sabem a importância da qualificação

Empresas cientes da importância do seu capital intelectual também sabem a importância de manter seus recursos humanos qualificados, seja por meio de treinamentos internos ou externos. Quanto mais conhecimento for gerado e aprendido, maior será o diferencial da organização frente aos seus concorrentes.

Sendo assim, essas companhias investem em universidades corporativas e parcerias estratégicas para o aumento do know-how dos profissionais que dela fazem parte, pensando não apenas no quão benéfico será para o negócio, mas também no quanto é importante para um profissional sentir-se valorizado e ter incentivo educacional.

Apostam em uma comunicação clara e transparente

A comunicação é a base de qualquer relacionamento, seja pessoal, profissional ou comercial. Diante disso, para fazer do capital intelectual sua verdadeira vantagem competitiva, também é necessário promover uma comunicação clara e assertiva com todos os stakeholders (públicos-alvo).

Isso significa abrir e manter canais de comunicação que favoreçam o feedback em tempo real, como e-mail, redes sociais, chats, entre outros. Também requer tato na hora de lidar com questões delicadas, como críticas e reclamações de clientes.

O compartilhamento de resultados, sejam estes positivos ou negativos, também faz parte da rotina de uma comunicação eficaz e de uma gestão do capital intelectual verdadeiramente preocupada com o crescimento de todas as bases da organização.

E você, também considera o capital intelectual a verdadeira vantagem competitiva das organizações? Compartilhe essa ideia com mais pessoas!

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