Central de Suporte

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Central de Suporte2018-08-08T13:33:35+00:00

Atendimento diferenciado

Ainda não é cliente? Então visite a Central de Vendas.

Perguntas Frequentes

Administradores2018-06-07T14:40:37+00:00

O cadastro de Administradores possibilita a distribuição do acesso total do sistema para seus gestores.

a) Como cadastrar Administradores no sistema?
– Para cadastrar administradores ao seu sistema acesse o menu |Empregador| e clique no botão |Administradores|.
– Clique no botão Cadastrar
– Preencha os dados obrigatórios.
– Receba a mensagem.

Filiais2018-06-07T14:40:37+00:00

O cadastro de filial tem como objetivo permitir ao empregador atrelar uma filial ou outro CNPJ à um funcionário para obter o cabeçalho correto na impressão da folha de ponto e relatórios relacionados. Dessa forma é possível que o empregador gerencie todos os seus colaboradores registrados em diferentes empresas em um só painel de controle.

a) Como cadastrar filiais da sua empresa no sistema?
– Para cadastrar filiais ao seu sistema acesse o menu |Empregador| e clique no botão |Filiais|.
– Clique no botão Cadastrar.
– Preencha os dados obrigatórios.
– Receba a mensagem

Dados Cadastrais2018-06-07T14:40:38+00:00

Os dados cadastrais constam informações gerais e de contato da empresa que são preenchidos assim que o empregador realiza o primeiro cadastro no sistema Tangerino.

a) Como alterar os dados cadastrais da empresa?
– Para consultar\alterar os dados cadastrais acesse o menu |Empregador| e clique no botão |Dados Cadastrais|.
– Escolha a seção |dados gerais| |dados contato|, complete e/ou edite as informações desejadas.
– Clique no botão Salvar
– Receba a mensagem

b) Como alterar a senha de acesso do portal Tangerino?
– Para alterar a senha de acesso do portal Tangerino acesse o menu |Empregador| clique no botão | Dados cadastrais| e selecione a aba |Senha|
– Preencha os campos senha |antiga|, nova senha e confirma nova senha |atual|.
– Clique no botão Salvar
– Receba a mensagem

c) Como inserir a logo da empresa no relatório?
– Para inserir a logo da empresa no relatório acesse o menu |Empregador| e clique no botão |Dados Cadastrais|
– No campo a esquerda de alteração de imagem, clique na ilustração do lápis.
– Selecione a logo da empresa no banco de dados do seu computador.
– Clique no botão Atualizar Arquivo para carregar a imagem
– Receba a mensagem
– Para fazer download da imagem, clique na ilustração

*É recomendado que a figura tenha 300px largura X 200px altura com o tamanho máximo de 1 mb.

d) Como inserir a logo da empresa no relatório?
– Para inserir a logo da empresa no relatório acesse o menu |Empregador| e clique no botão |Dados Cadastrais|
– No campo a esquerda de alteração de imagem, clique na ilustração do lápis.
– Selecione a logo da empresa no banco de dados do seu computador.
– Clique no botão Atualizar Arquivo para carregar a imagem
– Receba a mensagem
– Para fazer download da imagem, clique na ilustração

*É recomendado que a figura tenha 300px largura X 200px altura com o tamanho máximo de 1 mb.

Painel de Controle2018-06-07T14:40:38+00:00

O painel de controle tem a função de informar a situação diária das atividades dos funcionários, através das descrições (nome; situação; hora de início; hora final; endereço aproximado).

a) Como consultar o painel de controle?
– Para consultar o painel de controle acesse o menu |Empregador| e clique no botão |Painel de Controle|.

*Todos os funcionários cadastrados aparecerão numa tabela com os dados do dia. Como no exemplo abaixo

b) Como consultar um funcionário individualmente?
– Para realizar uma consulta individual do funcionário, preencha o nome no campo pesquisar e clique na lupa ao lado. Esta lacuna esta localizada no campo superior a esquerda na tela.

c) Como consultar a geolocalização do ponto realizado pelos funcionários?
– Com o GPS ativado no dispositivo mobile do funcionário, o sistema localiza o último endereço onde o ponto foi marcado e exibe no mapa.

Código do Empregador2018-06-07T14:40:38+00:00

O código do empregador é o registro da empresa formada por letras e números que é gerado no momento do cadastro. Ele é utilizado para realizar a marcação do ponto dos funcionários juntamente com o código PIN (senha).

a) Esqueci o código do empregador, como recuperar?
– O código do empregador está sempre disponível no canto direito na barra principal da pagina abaixo do nome da empresa.

* Além disso, quando o empregador realiza o cadastro no Sistema Tangerino, o código do empregador juntamente com o PIN é encaminhado para o email utilizado no cadastro, permitindo que o empregador faça testes na plataforma e conheça a sua mecânica.

Tangerino2018-06-07T14:40:38+00:00

a) Como trocar o idioma do Tangerino?
O Tangerino oferece o sistema em dois idiomas. (Português do Brasil e Português de Portugal).

– Para trocar o idioma do sistema, desça a barra lateral até o final de qualquer página do Tangerino. A opção esta localizada no campo inferior a direita.
– Clique sobre a bandeira do país para escolher a linguagem preferida.

Pontos pendentes2018-06-07T14:40:38+00:00

a) Como verificar os pontos pendentes dos funcionários?

– Para verificar os pontos pendentes dos funcionários, clique no envelope localizado no cabeçalho da página no canto direito.
– Todos os pontos pendentes estarão visíveis na tela com as descrições (funcionário, agrupamento, atividade, início expediente, final expediente, dia da entrada, ação¹ e ação²).

Agrupamento:

Atividade: Acompanhamento sobre as atividades dos funcionários (trabalhando, refeição/almoço – intervalo, fechar ponto), são sinalizadas com círculos coloridos verde, laranja, vermelho respectivamente.

Início expediente: informa data/hora inicial em que ocorreu a pendência do funcionário.

Final expediente: Informa data/hora final em que ocorreu a pendência do funcionário.

Dia da entrada: Informa o dia da semana em que ocorreu a pendência do funcionário.

Ação¹: Aprovação ou reprovação do ponto pendente.
– Clique na ilustração engrenagem para abrir a caixa de observação sobre o ponto pendente e selecione aprovar ou reprovar.
– Quando a pendência for aprovada ou reprovada, automaticamente ela é removida da tela |pontos pendentes| e o envelope localizado no cabeçalho da página diminui a numerção. Se o ponto pendente for reprovado, ele não será contabilizado no sistema.

Ação²: Informativo sobre o motivo da pendência do funcionário.
– Para realizar pesquisa individual sobre a(s) pendência(s) do funcionário, clique no envelope localizado no cabeçalho da página no canto direito.
– Preencha os dados do campo |Filtro| (funcionário, data início e data final) e clique em consultar.
– Para fazer a consulta de algum funcionário desligado, antes de clicar em consultar, selecione ‘Exibir Desligados da empresa?’.

Hora Extra2018-06-07T14:40:38+00:00

a) Como emitir relatório de Horas Extras?
– Para emitir o relatório de horas extras acesse o menu |Relatório| e clique no botão |Hora Extra|.
– Selecione o funcionário clicando na seta lateral.
– Define a data de início e final a qual você quer fazer a consulta.
– Selecione o formato (PDF ou Excel) e clique em Gerar Relatório.
– Caso prefira receber o relatório de horas extras por email, clique em Enviar relatório por Email, os dados serão enviados para o email de cadastro do empregador.
– O relatório de horas extras possui os dados (colaborador, data, prevista, trabalhadas, atrasos, extras e faltas).

Banco de horas Funcionários2018-06-07T14:40:38+00:00

a) Como visualizar o relatório de banco de horas dos funcionários?
– Acesse o menu |Relatório| e clique no botão |Banco de Horas Funcionários|.
– No campo |Funcionário| selecione o funcionário.
– Para emitir relatório de banco de horas de um funcionário desligado, selecione o campo |Exibir Desligados da empresa?
– Selecione o formato (PDF ou Excel).
– Clique em Gerar Relatório.
– Caso prefira receber o relatório por email, clique em Enviar Relatório por Email , os dados serão enviados para o email de cadastro do empregador.
– O relatório possui os dados (funcionário, referência, previstas, trabalhadas e saldo).

* Não é permitido emitir relatório para Funcionário-Gestor com função de registrar ponto desabilitada.

Relátorio : Exibe as horas acumuladas por funcionário.
Referência:
– O relatório resumido já fornece os valores calculados no total, portanto não possui referência.

Previstas: Estimativa das horas a serem trabalhadas no mês.
– Soma total de todas as horas previstas dos meses.

Trabalhadas: Horas realizadas no mês.
– Soma total de todas as horas trabalhadas dos meses.

Saldo: Diferença entre as horas previstas e trabalhadas resultando no saldo do banco de horas que identifica se o funcionário finalizou o mês sobrando ou devendo horas.
– Soma total.

Ponto com Endereço2018-06-07T14:40:38+00:00

a) Como emitir relatório de ponto com endereço?
– Para emitir relatório de ponto com endereço acesse o menu |Relatórios| e clique no botão |Ponto com Endereço|.
– No campo |Funcionário| selecione o colaborador clicando na seta lateral.
– Para emitir relatório de ponto de um funcionário desligado, selecione o campo |Exibir Desligados da empresa?|
– Defina a data de início e data final que pretende gerar o relatório.
– Selecione o formato (PDF ou Excel) e clique em |Gerar Relatório|.
– Caso prefira receber o relatório por email, clique em , os dados serão enviados para o email de cadastro do empregador.
– Abra o arquivo |Folha de Ponto com Endereço|, nele contém os dados da empresa e do colaborador (colaborador, data e endereço de entrada e saída, atividade e tempo).

Entrada: Data: Dia e hora do ponto registrado (trabalhando).

Endereço: Onde foi efetuada a marcação de ponto quando o funcionário iniciou as atividades (esta localização só é visível quando o ponto é registrado por mobile e com o GPS ativado).

Saída: Data: Dia e hora do ponto registrado (fechar ponto/saída).

Endereço: Onde foi efetuada a marcação de ponto quando o funcionário finalizou a jornada de trabalho (esta localização só é visível quando o ponto é registrado por mobile e com o GPS ativado).

Atividade: Informa o registro de ponto do colaborador.

Tempo: Contabiliza as horas trabalhadas entre a entrada e saída de ponto do colaborador.

– Para mudar a posição do relatório, salvar ou imprimir, clique respectivamente em um dos ícones que encontra-se no campo superior a direita.

Folha de Ponto2018-06-07T14:40:38+00:00

Como emitir folha de ponto?
– Para emitir folha de ponto acesse o menu |Relatórios| e clique no botão |Folha de Ponto|.
– No campo |Funcionários| selecione o funcionário clicando na seta lateral.
– Para emitir relatório de ponto de um funcionário desligado, selecione o campo |Exibir Desligados da empresa?|
– Defina a data de início e data final que pretende gerar o relatório.
– Selecione o formato (PDF ou Excel) e clique em |Gerar Relatório|.
– O relatório |Folha de Ponto| possui os dados do empregador e as informações correspondente ao colaborador (dia mês, dia semana, entrada, saída e tempo).

Tempo: horas trabalhadas.

* Quando cadastrado, o relatório Folha de Ponto registra o feriado, falta, atestado, férias e afastamento.

Exportar AFD\AFDT2018-06-07T14:40:38+00:00

a) Como exportar AFD\AFDT?
Geração dos arquivos de fonte de dados (AFD / AFDT) conforme Portaria 1510 do Ministério do Trabalho.
– Para exportar AFD\AFDT acesse o menu |Relatórios| clique no botão |Exportar AFD\AFDT|.
– Selecione a |data início| e a |data final|.
– Selecione o formato |AFD| ou |AFDT|.
– Clique no botão exportar

* Serão apenas exportados os registros de Funcionários com o PIS preenchido.

Importar AFD2018-06-07T14:40:38+00:00

O que é AFD
AFD é um arquivo de dados gerado pelo ponto eletrônico (REP), que pode ser importado para o Tangerino. Para que esse procedimento aconteça são necessários os números de PIS dos colaboradores

*Esses registros ficaram destacados como |Importado do REP| na seção |Apropriação de Horas|

Como importar AFD?
– Para importar AFD acesse o menu |Ponto| clique no botão |Importar AFD|.

Motivo de ajuste2018-06-07T14:40:38+00:00

Como cadastrar motivo de ajuste?
– Para cadastrar motivo de ajuste acesse o menu |Ponto| clique no botão |Motivo de ajuste|.
– Clique no botão Cadastrar.
– Descreva o motivo de ajuste como desejar
– Ao selecionar |Abonado|, o motivo a ser cadastrado não será contabilizado nas horas previstas do mês e também no banco de horas. O abono irá zerar o dia de trabalho do funcionário.
– Clique no botão Salvar

Ajuste de banco de horas2018-06-07T14:40:38+00:00

Como realizar ajuste de banco de horas?
– Para realizar ajuste de banco de horas acesse o menu |Ponto| clique no botão |Ajuste de Banco de Horas|.
– Clique no botão cadastrar.
– Escolha o funcionário.
– Escolha o tipo de ajuste de hora (saldo inicial; quitação de banco de horas)
– Informe o saldo para abater no banco de horas.
– Selecione se as horas lançadas são positivas ou negativas.
– Clique no botão Salvar
– Clique em |ok| para confirmar o procedimento.
– Receba a mensagem
– Clique em e veja todos os ajustes realizados na tela inicial do menu |Ajuste de Banco de Horas|.
– Caso tenha cadastrado erroneamente algum ajuste de hora, clique na ilustração do lápis correspondente ao que pretende alterar.
– Realize o ajuste e clique no botão
– Para excluir algum ajuste de hora, clique no que aparece em frente a descrição desejada.
– Para consultar individualmente os ajustes realizados a cada funcionário, na seção |Filtro| escolha o funcionário.
– Clique no botão Consultar
– Em seguida aparecerá a descrição individual com os dados ( nome do funcionário; data de ajuste; tipo de ajusto; valor)

Lançar atestado2018-06-07T14:40:38+00:00

a) Como lançar atestado do funcionário?
– Para lançar atestado do funcionário acesse o menu |Ponto| e clique no botão |Lançar Atestados|.
– Escolha o funcionário.
– Informe o período de atestado.
– Clique no botão Processar
– Altere horário de atestado caso necessário.

Clique no botão .
Clique em |sim| para confirmar o procedimento.

Receba a mensagem

Lançar ponto em atraso2018-06-07T14:40:38+00:00

a) Como lançar ponto em atraso?
– Para lançar ponto em atraso acesse o menu |Ponto| e clique no botão |Lançar Ponto em Atraso|.
– Preencha os campos (funcionário, tipo de apontamento, início trabalho, final trabalho, data e intervalo).
– Clique no botão Salvar.

* Tipo de Apontamento: Tipo de apontamento é o tipo de registro que você pretende lançar em atraso. (trabalhando; refeição/almoço – intervalo).

b) Como lançar falta do funcionário?
– Para lançar falta do funcionário acesse o menu |Ponto| e clique no botão |Lançar Faltas|.
– Escolha o funcionário.
– Escolha a data de registro de falta.
– Clique no botão Salvar
– Receba a mensagem

Bater ponto web2018-06-07T14:40:38+00:00

a) Como bater o ponto quando já estou no painel administrativo?
É possível realizar a marcação de ponto pelo painel administrativo, mas é sugerido que através deste comando somente o administrador ou gestor que possui a acessibilidade ao painel efetue a marcação e apenas em caso de não conseguir registrar pela forma ideal. Não é recomendado que os funcionários habilitem o ponto pelo painel administrador pois eles teriam acesso a todo sistema.
– Para bater o ponto através do painel administrativo acesse o menu |Ponto| e clique no botão |Bater Ponto Web|.
– Como o painel administrador já estará aberto com email e senha, não é necessário colocar o código empregador.
– Digite o PIN para bater o ponto.
– Escolha o tipo de apontamento |Entrada; saída|.
– Clique no botão Salvar.
– Receba a mensagem.

Mensagens2018-06-07T14:40:38+00:00

As mensagens enviadas pelo sistema Tangerino chegam direto no telefone de seus Colaboradores.
Rápidas e Sem custo adicional. (Recurso somente para aparelhos android por enquanto.)

a) Como mandar mensagens aos meus funcionários?
– Para mandar mensagens aos meus funcionários acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Mensagens|.
– Clique no botão cadastrar
– Preencha os dados da mensagem.
– Escolha os funcionários individualmente ou envie a todos
– Clique no botão Enviar

Local de Interesse2018-06-07T14:40:38+00:00

a) Como cadastrar local de interesse?
Locais de interesse são locais já conhecidos. Cadastrando estes locais, ao invés de aparecer o endereço no apontamento, irá aparecer o nome destes locais cadastrados.
Ex: Local de interesse não cadastrado: Rua, Rio de Janeiro, 1278, Lourdes, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.
Local de interesse cadastrado: Framework System.
– Para cadastrar local de interesse acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Local de Interesse|.
– Clique no botão Cadastrar
– Preencha os campos (nome do local; tipo de local de interesse).
– Em |Tipo de Local de Interesse| clique na lupa lateral e escolha a descrição mais adequada (restaurante; matriz; shopping; casa; cliente).
– Clique em |Selecionar|
– Digite o raio (Refere-se a abrangência do local definido. Quanto maior o raio, maior será o local onde o funcionário pode bater o ponto e ainda ser considerado local de interesse).
– Para preencher os campos latitude e longitude, digite o endereço na lacuna acima do mapa e clique em consultar .
– Outra forma de realizar este procedimento é ampliar a tela do mapa e clicar na localização.
– Clique no botão Salvar
– Após esses procedimentos a longitude e latitude aparecerão automaticamente
– Clique em |ok| para concluir o procedimento.
– Para verificar se o local de interesse foi salvo, clique em voltar . Todos os locais de interesse cadastrados serão exibidos na tela inicial do menu |Locais de Interesse|.

b) Como exportar a lista de locais de interesse cadastrados para uma planilha Excel
– Para exportar a lista de locais de interesse cadastrados para uma planilha de excel, acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Locais de Interesse|.
– Clique em |Exportar Excel|

Registro de ponto2018-06-07T14:40:53+00:00

Status é um espaço que avalia a situação da marcação de ponto do funcionário. (Aprovado , pendente de aprovação , lançado manualmente e reprovado ).

Entrada: É o registro inicial do funcionário na empresa ou em algum local de interesse. .
Saída: É o registro final do funcionário na empresa ou em algum local de interesse.

Total horas: O total horas mostra o tempo que o funcionário permaneceu na trabalhando durante o dia

Local entrada e local saída: O local entrada e local saída mostra onde o funcionário estava na hora em que realizou a marcação do ponto eletrônico. Ao lado dos endereços aparece a ilustração de um globo , clique e veja o mapa da região onde ocorreu o lançamento.

*Ao lado dos endereços aparece a ilustração de um globo, clique e veja o mapa da região onde ocorreu o lançamento.

* ver a localização só é possível do funcionário quando o mesmo registra o ponto através do dispositivo mobile com o GPS ativado.

Quando o empregador habilita o pedido de registro de foto dos funcionários na entrada e saída do ponto eletrônico, ao lado dos registros aparece a ilustração de uma câmera.

*Clique no ícone e a foto do funcionário é aberta confirmando que o próprio registrou o seu ponto.

* ver a localização só é possível do funcionário quando o mesmo registra o ponto através do dispositivo mobile com o GPS ativado.

a) Como alterar o registro de ponto do funcionário?

A alteração do registro de ponto do funcionário é realizada manualmente e permitida pelo empregador, admistrador, gestor e funcionário. O empregador e administrador podem alterar os registros de todos os funcionários, o gestor pode alterar os registros somente dos funcionários que ele gerencia e o funcionário pode alterar somente o seu próprio registro. Todas alterações realizadas irão conter a descrição |Lançado Manualmente| ao clicar nessa descrição o sistema indica quem efetuou a mudança. Quando a alteração é realizada pelo empregador ou gestor, o registro já é aprovado automaticamente. Para o funcionário, o registro fica esperando sobre pendência esperando a aprovação.
– Para alterar o registro de ponto do funcionário acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Apropriação de Horas|.
– Escolha o funcionário
– Escolha a data inicial e final da consulta.
– Clique no botão consultar
– Clique no ponto que pretender alterar (entrada; saída), apague o registro e digite a hora correta.
– Clique fora da lacuna alterada e ponto será modificado.

b) Como gerar folha de ponto\banco de horas do funcionário?
– Para gerar folha de ponto do funcionário acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Apropriação de Horas|.
– Escolha o funcionário.
– Escolha a data inicial e final que pretende gerar a folha de ponto.
– Clique no botão Consultar
– O sistema disponibilizará um detalhamento de horas do funcionário.
– Clique no botão da opção desejada
– Um PDF é gerado com todas as descrições do empregado disponível para imprimir ou salvar.

c) Como registrar ponto em atraso?
– Para registrar ponto em atraso acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Apropriação de Horas|.
– Escolha o funcionário.
– Clique no botão consultar
– Clique em |Registrar Ponto em Atraso|.
– Preencha os campos da tela |Registro de Ponto em Atraso| com os dados (funcionário, data, tipo de apontamento, início trabalho, final trabalho, início intervalo e final intervalo).
– Clique no botão salvar

*Tipo de Apontamento: Tipo de apontamento é o tipo de registro que você pretende lançar em atraso. (trabalhando; refeição/almoço – intervalo, saída).

Lançar atestado médico2018-06-07T14:40:54+00:00

– Para lançar atestado medico no quadro de horários do funcionário acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Apropriação de horas|.
– Escolha o funcionário.
– Escolha a data inicial e final da consulta.
– Clique no botão Consultar
– Acesse o menu Ação
– Clique na opção |Lançar atestado medico|.
– Preencha os dados do motivo de ajuste
– Clique no botão Salvar

Lançar motivo de ajuste2018-06-07T14:40:54+00:00

Seção onde o empregador pode lançar motivos de ajuste cadastrados no sistema (folga, afastamento, férias e ajustes personalizados)
– Para lançar motivos de ajuste no quadro de horários do funcionário acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Apropriação de horas|.
– Escolha o funcionário.
– Escolha a data inicial e final da consulta.
– Clique no botão Consultar
– Acesse o menu Ação
– Clique na opção |Lançar motivo de ajuste|.
– Preencha os dados do motivo de ajuste
– Clique no botão Salvar

Preenchimento automático2018-06-07T14:40:54+00:00

Lançamento de pontos retroativos de acordo com o quadro de horário
– Para lançar os pontos retroativos no quadro de horários funcionário acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Apropriação de horas|.
– Escolha o funcionário.
– Escolha a data inicial e final da consulta.
– Clique no botão Consultar
– Acesse o menu Ação
– Clique na opção |Preenchimento automático|.
– Receba a mensagem

Lançamento de ponto2018-06-07T14:40:54+00:00

Seção onde o empregador pode lançar pontos retroativos
– Para lançar os pontos retroativos no quadro de horários do funcionário acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Apropriação de horas|.
– Escolha o funcionário.
– Escolha a data inicial e final da consulta.
– Clique no botão consultar
– Acesse o menu Ação
– Clique na opção |Lançamento de Ponto|.
– Preencha os dados necessários
– Clique no botão Salvar

Detalhamento de Horas2018-06-07T14:40:54+00:00

Menu: Ação é um espaço onde o empregador pode fazer lançamentos e consultas no registro de ponto do funcionário .

– Coleta de pontos originais
Seção onde o empregador pode consultar os registros originais realizados em dispositivos moveis ou web, além de informações como plataforma, versão e origem.
– Para visualizar os registros originais acesse o menu |Funcionários|, clique no botão |Apropriação de horas|.
– Escolha o funcionário.
– Escolha a data inicial e final da consulta.
– Clique no botão consultar
– Acesse o menu Ação
– Clique na opção |Coleta de pontos originais|.

Apropriação de horas2018-06-07T14:40:54+00:00

A seção |Apropriação de Horas| tem a finalidade de acompanhar e realizar a manutenção do ponto do funcionário.

a) Como consultar a apropriação de horas do funcionário?
– Para consultar a apropriação de horas do funcionário acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Apropriação de Horas|.
– Para pesquisar a apropriação de horas do funcionário desligado, selecione o campo |Exibir – Desligados da Empresa|
– Escolha o funcionário.
– Escolha a data inicial e final da consulta.
– Clique no botão Consultar

*O detalhamento da apropriação de horas do funcionário é exibido com os dados (ação, status, entrada, saída, total horas, local entrada, local saída, atividade e agrupamento).

Gestores2018-06-07T14:40:54+00:00

Os Gestores são funcionários que gerenciam outros funcionários, podendo realizar:
– Aprovação de horas;
– Lançamento de Pontos em Atraso e Atestados.

a) Como cadastrar gestor?
– Para cadastrar um gestor ao sistema acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Gestores |.
– Clique no botão cadastrar
– Preencha os todos os dados do gestor e atrele a ele os funcionários que irá gerenciar.
– Clique no botão salvar

b) Como habilitar outros gestores (funcionários que gerenciam outros funcionários) para realizar o gerenciamento da jornada de trabalho?

O empregador pode habilitar outros gestores para gerenciar a jornada de trabalho dos funcionários, este poderá desempenhar as funções: aprovação de horas, lançamento de pontos, faltas e atestados.

– Para habilitar o gestor(es) acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Gestores|.
– Clique no botão cadastrar
– Escolha na lacuna |Gestor| o(s) funcionário(s) que poderá(ão) gerenciar.
– Na lacuna |Funcionário| escolha os funcionários do qual o gestor irá gerenciar.
– Clique em adicionar.
– Para habilitar todos os funcionários clique em adicionar todos .
– Clique em salvar
– Clique em OK
– Receba a mensagem
– Os dados (nome e cargo) irão aparecer abaixo indicando que foi efetuado o procedimento.
– Caso adicione algum gestor ou funcionário erroneamente, clique no correspondente ao que deseja excluir.
– Clique no Sim para confirmar o procedimento.

Calendários de Feriados2018-06-07T14:40:54+00:00

O campo |Calendário de feriados| permite que o empregador cadastre calendários de acordo com a sua necessidade

a) Como cadastrar novo calendário de feriados?
– Para cadastrar um novo calendário de feriados acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Calendário de feriados|.
– Clique no botão cadastrar.
– Preencha as informações desejadas.
– Clique no botão salvar

* Caso queira editar as informações de algum calendário cadastrado clique na ilustração do lápis localizado a esquerda

– Edite, adicione e exclua os dados como desejar.
– Clique no botão salvar

Regras de Ponto2018-06-07T14:40:54+00:00

O campo |Regra de ponto| permite que o empregador escolha as ferramentas de segurança que deseja utilizar no Tangerino.

Ferramentas de segurança Mobile
– Em qualquer aplicativo
– Somente aplicativo autorizado
– Exige foto ao bater ponto: É o registro de foto dos funcionários na entrada e saída do ponto eletrônico. Quando ativada, este procedimento ajudará no controle dos registros identificando que o próprio colaborador realizou a sua marcação. Esta modalidade só é permitida através do dispositivo mobile.
– Somente em local de interesse: Permite que os funcionários marquem o ponto eletrônico somente em locais de interesse cadastrados pelo empregador. Caso o funcionário não esteja em algum dos locais determinados, o ponto ficará sobre pendência aguardando ou não a aprovação do empregador. Quando recusado, o ponto não é contabilizado no sistema.

Ferramentas de segurança WEB
– Em qualquer dispositivo web
– Somente em dispositivo web autorizado
– Não permitir ponto web

a) Como autorizar dispositivos mobile e web?
– Para autorizar um dispositivo mobile ou web acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionários|.
– Clique na ilustração do lápis localizado a esquerda, correspondente ao funcionário que pretende realizar a alteração.
– Acesse a aba |Regras de ponto|.
– Selecione a Regra de ponto desejada
– Clique no botão salvar

* Assim que o funcionário bater o primeiro ponto após a inserção da regra, ele receberá uma mensagem para que solicite ao empregador a autorização do dispositivo para registro de ponto.

b) Onde encontrar as solicitações de autorização de dispositivos?
– Para verificar as solicitações autorização de dispositivos dos funcionários, clique no envelope localizado no cabeçalho da página no canto direito.
– Todas as solicitações de autorização de dispositivos estarão visíveis na tela com as descrições (Nome, solicitante, data da solicitação, tipo).
– Para autorizar o dispositivo clique em
– Clique no botão |sim| para aprovar e |não| para reprovar
– Todos os dispositivos autorizados estarão visíveis na tela com as descrições (Nome, data de autorização, navegador\S.O. , Tipo, permissões pendentes para registro de ponto).

Calendário de feriados2018-06-07T14:40:54+00:00

O campo |Calendário de feriados| permite que o empregador atrele a cada funcionário um calendário diferente de acordo com a localização de trabalho do funcionário.

a) Como cadastrar um calendário diferente para cada mês?
– Para cadastrar um calendário diferente para cada mês acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |calendário|.
– Acesse a aba |Calendário|.
– Clique no botão Cadastrar.
– Selecione o tipo de calendário para cada mês.
– Clique no botão Salvar

Lançamento de Ajuste2018-06-07T14:40:54+00:00

O lançamento de ajuste permite que o empregador adicione os apontamentos (folga, ferias, afastamento ou ajuste manual)
g) Como adicionar um |Lançamento de ajuste| já cadastrado no sistema?
– Para adicionar um lançamento de ajuste já cadastrado no sistema acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionários|.
– Acesse a aba |Lançamento de ajuste|.
– Clique no botão cadastrar.
– Preencha os todos os dados do motivo de ajuste.
– Clique no botão salvar

Quadro de Horários2018-06-07T14:40:54+00:00

O campo Quadro de Horários é delimitado para que o empregador cadastre cada funcionário em uma escala previamente cadastrada.

e) Como cadastrar o funcionário na escala padrão cadastrada pelo empregador?
– Quando o Empregador cadastra uma |escala padrão| todos os funcionários adicionados ao sistema após o cadastramento desta |escala padrão| estarão automaticamente dentro dela.
– Caso o Empregador tenha cadastrado funcionários antes de cadastrar a |escala padrão| será necessária a edição dentro do cadastro do funcionário.

* Se o empregador não cadastrou uma escala padrão todos os funcionários estarão dentro da Escala padrão Tangerino.

f) Como cadastrar o funcionário em uma escala personalizada cadastrada pela empregador?
– Para cadastrar o funcionário acesse em uma escala personalizada o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionários|.
– Na seção |Escala\Quadro de horário| Clique no botão
– Selecione a escala desejada no campo em branco e escolha a data de vigência do novo quadro de horários.
– Clique no botão Inserir Nova Escala Selecionada
– Clique no botão Salvar

Funcionários2018-06-07T14:40:54+00:00

a) Como cadastrar Funcionários?
– Para cadastrar o funcionário acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionários|.
– Clique no botão cadastrar.
– Preencha os dados obrigatórios.
– Clique no botão Gerar Pin

O que é o PIN?
O PIN é a senha do funcionário, e será gerada no momento de seu cadastro podendo ser modificada sempre que o empregador quiser.

* Enviar comprovante de ponto: Os funcionários recebem por email um comprovante de marcação do ponto eletrônico imediato ao efetuarem entrada e saída do ponto.

b) Como editar os dados do funcionário já cadastrado?
– Para editar os dados do funcionário já cadastrado, acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionários|.
– Os funcionários cadastrados são exibidos com os dados (nome, cargo, código PIN, regime fixo, desligado da empresa, email, telefone e exige foto ao bater ponto).
– Clique na ilustração do lápis localizado a esquerda, correspondente ao funcionário que pretende realizar a alteração.
– Edite e clique no botão salvar.

c) Como excluir o funcionário cadastrado?
– Para excluir o funcionário cadastrado acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionários|
– Os funcionários cadastrados são exibidos com os dados (nome, cargo, código PIN, regime fixo, desligado da empresa, email, telefone e exige foto ao bater ponto).
– Clique na ilustração do lápis localizado a esquerda, correspondente ao funcionário que pretende realizar a alteração.
– Selecione a opção
– Clique no botão salvar.

* Os registros dos funcionários desligados ficaram armazenados no sistema permitindo a consulta quando necessário.

d) Como exportar lista de funcionários cadastrados?
– Para exportar lista de funcionários cadastrados acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Funcionário|.
– Clique no botão exportar excel.

* A planilha contém os dados (nome, cargo, codigo de acesso (PIN), regime fixo, desligados da empresa, e-mail, telefone, exige Foto ao bater ponto).

Escalas2018-06-07T14:40:54+00:00

A seção escalas permite o cadastramento das escalas utilizadas pelos funcionários da sua empresa. O empregador pode cadastrar quantas escalas forem necessárias.

a) Como cadastrar uma Escala Padrão?
– Para cadastrar o escalas acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Escalas|.
– Clique no botão cadastrar
– Denomine a escala como e marque a opção |padrão|
– Preencha os dados do quadro de horários de acordo com as sua necessidade.

* Assim que uma escala padrão é criada todos os funcionários adicionados ao seu sistema terão como escala definida a padrão.

b) Como cadastrar uma escala personalizada para funcionário, equipe ou setor?
– Para cadastrar escalas acesse o menu |Funcionários| e clique no botão |Escalas|.
– Clique no botão cadastrar
– Denomine a escala e NÃO marque a opção padrão
– Preencha os dados do quadro de horários de acordo com as sua necessidade.

* Para atrelar a escala personalizada a um funcionário será necessária a edição dentro do cadastro do funcionário.

Como autorizar dispositivos mobile e web para todos os funcionários?2018-06-07T14:40:54+00:00

– Para autorizar um dispositivo mobile ou web para todos os funcionários acesse o menu |Configurações| e clique no botão |Regras de Ponto|.
– Selecione a Regra de ponto desejada
– Marque a opção
– Clique no botão Salvar

* Assim que o funcionário bater o primeiro ponto após a inserção da regra, ele receberá uma mensagem para que solicite ao empregador a autorização do dispositivo para registro de ponto.

Como determinar regras de ponto para todos os funcionários?2018-06-07T14:40:54+00:00

– Para determinar regras de ponto para todos os funcionário acesse o menu |Configurações| e clique no botão |Regras de ponto|.
– Selecione as opções desejadas
– Marque a opção
– Clique no botão Salvar

Regras de Ponto2018-06-07T14:40:54+00:00

O campo |Regra de ponto| permite que o empregador escolha as ferramentas de segurança que deseja utilizar no Tangerino.

Procedimentos para bater ponto
– Permitir editar ponto manualmente
– Tolerância

Regras de acesso dos funcionários
– Permitir que funcionários visualizem informações de banco de horas e folha de ponto
– Permitir lançamentos de pontos com intervalos de no máximo 12 horas

Ferramentas de segurança Mobile
– Em qualquer aplicativo
– Somente aplicativo autorizado
– Exige foto ao bater ponto: É o registro de foto dos funcionários na entrada e saída do ponto eletrônico. Quando ativada, este procedimento ajudará no controle dos registros identificando que o próprio colaborador realizou a sua marcação. Esta modalidade só é permitida através do dispositivo mobile.
– Somente em local de interesse: Permite que os funcionários marquem o ponto eletrônico somente em locais de interesse cadastrados pelo empregador. Caso o funcionário não esteja em algum dos locais determinados, o ponto ficará sobre pendência aguardando ou não a aprovação do empregador. Quando recusado, o ponto não é contabilizado no sistema.

Ferramentas de segurança WEB
– Em qualquer dispositivo web
– Somente em dispositivo web autorizado
– Não permitir ponto web

Controle de dispositivo2018-06-07T14:40:54+00:00

– Para verificar as solicitações autorização de dispositivos dos funcionários, clique no envelope localizado no cabeçalho da página no canto direito.
– Todas as solicitações de autorização de dispositivos estarão visíveis na tela com as descrições (Nome, solicitante, data da solicitação, tipo).
– Para autorizar o dispositivo clique em
– Clique no botão |sim| para aprovar e |não| para reprovar
– Todos os dispositivos autorizados estarão visíveis na tela com as descrições (Nome, data de autorização, navegador\S.O. , Tipo, permissões pendentes para registro de ponto).

Como visualizar as faturas a pagar?2018-06-07T14:40:54+00:00

-Para visualizar as faturas a serem pagas acesse o menu |Financeiro| e clique no botão |Meus Pagamentos|.
-As informações correspondente ao pagamento a ser efetuado aparece abaixo com os dados (identificador, tipo, descrição, data de vencimento, status, valor boleto).

Identificador: Corresponde ao código do boleto gerado.

Tipo: É como a forma de pagamento será efetuada.

Descrição: Descreve qual o tipo de serviço o empregador irá efetuar pagamento.

Data de vencimento: data estipulada pelo empregador para vencimento do faturamento.

Status: Indica o andamento da fatura, aguardando pagamento, em atraso ou pagamento efetuado.

Valor: Valor a ser pago pelo serviço adquirido. Calculado automaticamente de acordo com o número de funcionários cadastrados no sistema.

Boleto: Dados do faturamento disponível para impressão.

Como cancelar a conta?2018-06-07T14:41:13+00:00

​- Para cancelar a conta no Tangerino acesse o menu |Financeiro| e clique na opção |Minha Conta|.
– Clique em |Cancelar Conta|, localizado no campo inferior a esquerda.
– Clique em |sim| para confirmar o procedimento.

​Este procedimento de cancelamento garante a segurança da sua empresa, pois somente pode ser realizado com usuários ​portando o login e senha dos administradores.

Como visualizar as informações de assinatura do empregador?2018-06-07T14:41:13+00:00

Para visualizar as informações de assinatura do empregador no Tangerino, acesse o menu |Financeiro| e clique na opção |Minha Conta|.

As informações sobre o tipo de assinatura são geradas ao lado direito da tela com os dados (tipo de assinatura, conta atual, data cadastro, funcionários ativos, valor mensal, data de vencimento e boleto em aberto).

Tipo de assinatura: Identifica a periodicidade de pagamento (sempre mensal).

Conta atual: Identifica se o usuário ainda esta em período de teste gratuito ou se é pagante.

Data cadastro: Informa a data em que o empregador realizou o cadastro da conta no Tangerino.

Funcionários ativos: Informa o número de funcionários cadastrados pelo empregador.

Valor mensal: Informa o valor do faturamento a ser pago conforme o número de funcionários ativos no sistema. Sempre que adicionar ou excluir algum funcionário, o valor da mensalidade ajustará automaticamente. Os usuários não pagantes também terão o espaço ‘valor mensal’ preenchido para que possam visualizar o valor que pagaria caso contrata-se o serviço.

Data de vencimento: É um espaço reservado ao empregador para selecionar a data mais adequada para efetuar o pagamento do faturamento mensal.

Boleto em aberto: Identifica se existe algum faturamento a pagar. Caso exista, uma ilustração com o código de barras aparece na lateral, clique e imprima o boleto. Se este ícone não aparecer significa que vocês esta em dia com o Tangerino.

Como contratar o serviço do Tangerino?2018-06-07T14:41:13+00:00

Após o teste gratuito oferecido por 30 dias a um número ilimitado de funcionários o empregador pode efetuar a contração do serviço pelo painel administrativo.

– Para contratar o serviço do Tangerino, acesse o menu |Financeiro| e clique na botão |Simulação de Preços|.
– No campo inferior a esquerda clique na opção |contratar|.
– As informações sobre o tipo de assinatura são geradas ao lado direito da tela. Confira se os dados estão corretos e escolha a data de vencimento do faturamento.
– Clique em |Quero me inscrever – Gerar boleto’
– Uma tela de confirmação informa que sua solicitação foi realizada com sucesso e a conta esta ativa.
– Você também receberá um email com informações referente ao boleto.

Como realizar simulação de preço?2018-06-07T14:41:13+00:00

A simulação de preço permite que o empregador insira a quantidade de funcionários estimada para cadastro no Tangerino e identifique o valor da mensalidade correspondente.

– Para realizar a simulação de preço acesse o menu |Financeiro| e clique no botão |Simulação de Preços|.
– Insira o número de funcionários.
– Clique em simular.

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