Como aumentar a produtividade da equipe: 5 dicas arrasadoras!

Início » Blog » Gestão de Pessoas » Como aumentar a produtividade da equipe: 5 dicas arrasadoras!

Como aumentar a produtividade da equipe: 5 dicas arrasadoras!

2019-05-23T17:56:31+00:0007/01/2019|Gestão de Pessoas, Todos os nossos artigos|
Tempo de leitura: 3 minutos

É fato que toda empresa precisa de pessoas mais produtivas para obter melhores resultados. Mas você sabe como aumentar a produtividade dos funcionários? Manter equipes com de alta performance é um dos maiores desafios dos gestores atualmente.

Isso acontece por diversos fatores: insatisfação no trabalho, problemas pessoais, distrações momentâneas, entre outras razões. Mas nós vamos ajudá-lo a otimizar seu controle de qualidade!

Continue a leitura e veja como aumentar a produtividade com 5 atitudes simples.

1. Defina metas e seja próximo da sua equipe

Como aumentar a produtividade no trabalho se as pessoas não souberem o que fazer e aonde chegar? O gestor tem o papel de definir as metas e objetivos e, além disso, orientar como fazer para chegar lá. O planejamento e o alinhamento de expectativas torna tudo bem mais simples e melhora a liderança e motivação à equipe.

Nesse sentido, ter uma comunicação clara e objetiva evita erros e retrabalhos que podem gerar gargalos, por isso, é fundamental investir em ferramentas de RH ou sistemas de comunicação interna. Mas tome cuidado para não exagerar, pois uma sobrecarga de informações pode ter o mesmo efeito negativo.

Mais do que isso: aproxime-se da sua equipe e trate-os com igualdade; saiba o que as pessoas pensam sobre a empresa e sobre o trabalho que ela desempenha, conheça suas expectativas de carreira e faça com que elas participem da solução de problemas e de um RH estratégico.

Assim você conquista o respeito de todos e cria um bom clima interno!

2. Use a tecnologia a seu favor

Outra forma de aumentar a eficiência é adotando mais ferramentas de produtividade, isto é, utilizando sistemas eletrônicos e máquinas para execução de atividades operacionais que levariam mais tempo se realizadas manualmente. Um exemplo disso é o controle de ponto dos funcionários.

Fazer o controle da jornada de trabalho manualmente pode ocasionar imprecisões e erros que trazem muitos prejuízos para a empresa. Com um sistema de controle de ponto digital da Tangerino, você obtém dados mais precisos e evita problemas com os empregados.

3. Crie um programa de recompensas

O reconhecimento é a chave para manter a motivação no ambiente de trabalho, e é por isso que oferecer recompensas gera aumento de produtividade.

Você pode promover campanhas de incentivo com a proposta de bater uma determinada meta, oferecendo uma gratificação ao funcionário que mais se destacar — não necessariamente financeira —, mas que demonstre ao profissional o quanto ele é importante para a equipe e para a empresa.

Ao sentir-se reconhecido, com certeza, ele será mais produtivo.

4. Forneça feedbacks

Pratique o feedback e incentive os outros colaboradores a fazerem o mesmo. Seja franco com seu colega e diga quando ele cometer um erro, da mesma forma, dê os parabéns quando ele acertar.

Informe o que ele fez de errado e dê sugestões do que fazer para melhorar. Ao fazer isso, você contribui para o crescimento profissional dele.

5. Faça da pausa para o cafezinho uma regra

Ninguém consegue trabalhar oito horas seguidas sem parar. Por isso, é importante que a empresa incentive aquelas pausas “estratégicas” para tomar aquele cafezinho e interagir com as pessoas. Você vai ver como elas voltarão mais produtivas e alegres!

Viu como aumentar a produtividade é simples? O segredo está em fazer os seus colaboradores se sentirem bem dentro da empresa! Siga a Tangerino nas redes sociais e obtenha mais dicas de produtividade como essas!

Sobre o Autor:

Formado em Ciências da Computação e Pós Graduado na FGV, se destacou logo no início de sua carreira como Líder Técnico em projetos em fábricas de Software. Em 2007, mudou-se para Londres para atuar como Arquiteto Java na empresa Britânica Boltblue Corp. Na volta, fundou a Framework, empresa que vem se consolidando há 10 anos. Hoje ocupa a função de Diretor Executivo na Framework, e Tangerino (Startup criada com seus sócios).
Nosso site faz o uso de cookies e outros serviços de terceiros.
Para mais informações veja nossa Política de Privacidade.
Ok