Como aumentar as vendas contratando uma equipe externa

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Como aumentar as vendas contratando uma equipe externa

2019-07-22T12:08:37+00:0005/07/2019|Todos os nossos artigos|
Tempo de leitura: 5 minutos

Você tem um excelente produto ou serviço, mas os clientes não chegam até você? Existem diversas maneiras de aumentar as vendas, e uma delas é contratando uma equipe de vendas externa.

Quer saber como essa equipe pode potencializar seus negócios? Siga com a leitura!

Expandindo sua região de atuação

Com facilidades como o teletrabalho, home office e aplicações de controle de ponto com GPS, as possibilidades de montar uma equipe de vendas externas e ainda assim manter a gestão próxima dos colaboradores são diversas.

Se a sua empresa trabalha com serviços que podem ser oferecidos via internet, as barreiras geográficas caem totalmente por terra e você pode abraçar um market share ainda maior, elegendo representantes em cada estado ou cidade.

Escalando seus contatos

Escalabilidade é palavra-chave quando se trata de encontrar maneiras de aumentar as vendas em uma empresa. Entretanto, quase sempre esse termo está ligado à tecnologia.

Acontece que você também pode escalar negócios montando uma equipe externa de trabalho que faça contatos estratégicos com empresas e consumidores do seu mercado.

O boca a boca segue como uma das formas mais eficazes de se fazer marketing e fechar vendas. Por isso, ter um time que gosta e sabe construir relacionamentos é fundamental para incrementar sua estratégia de como aumentar as vendas.

Personalizando o atendimento

O contato face a face com os clientes e a comodidade de eles não terem que se deslocar para fazer negócios com a sua empresa é outro fator que contribui para aumentar as vendas. E essa personalização só é possível com a contratação de uma equipe externa de vendedores.

A familiaridade do ambiente deixa o potencial cliente mais confortável para expressar suas dúvidas e necessidades e também economiza um recurso que anda escasso para todos: tempo.

Percebendo que a sua empresa se preocupa com esses detalhes, o prospect desenvolve mais confiança em relação à marca e você tem como aumentar as vendas realizando um excelente trabalho de atendimento ao cliente.

Diversificando preços

Sabemos que determinados produtos e serviços custam mais ou menos, dependendo da região em que são comercializados.

Se a sua empresa tem capacidade para atender em qualquer região do país, pode flexibilizar a política de preços de modo a aumentar as vendas e gerar maior lucratividade.

Nos locais em que o preço praticado tenha que ser menor para expandir as vendas, você deve desenvolver estratégias que contribuam para aumentar o volume de produtos ou serviços comercializados a fim de compensar a margem de lucro menor.

Após um período mínimo de três meses, é possível fazer comparações entre regiões e ir ajustando a estratégia de vendas externas para fomentar ainda mais negócios.

Melhorando a compreensão sobre quem são seus clientes

Empresas que comercializam produtos e serviços para todo o território nacional têm certa dificuldade de definir um perfil de cliente ideal. Afinal, existem muitas diferenças culturais, sociais e econômicas de estado para estado.

Todavia, se você tem uma equipe externa descentralizada, com vendedores alocados em diversas regiões do país, pode contar com a expertise desses profissionais para melhorar sua compreensão sobre quem são seus clientes e o que eles valorizam.

Ao repassar tais informações para o time de marketing, fica ainda mais fácil desenvolver estratégias de comunicação mercadológica segmentadas para cada perfil de cliente, aumentando as vendas com a ajuda da sua equipe externa.

Acompanhando a jornada de compra

Certamente você já está cansado de saber que existem consumidores que estão prontos para comprar e outros que ainda precisam de um tempo para conhecer suas soluções e desenvolver uma relação de confiança com a sua marca.

Ter uma equipe externa sempre próxima a esses leads que ainda estão caminhando pela jornada de compra é essencial para que a sua empresa não perca oportunidades de vendas.

A ideia não é fazer o trabalho do marketing com a nutrição de leads, mas sim estar disponível para esclarecer dúvidas e transmitir a segurança necessária para a celebração do contrato. Afinal, nada substitui o contato humano, não é?

Monitorando o pós-venda

Ainda que a sua empresa tenha um time dedicado ao pós-venda, é comum que os clientes queiram retomar o contato com quem lhes vendeu a solução.

Nesse sentido, a equipe externa pode atuar tanto na fidelização do cliente, prestando um serviço personalizado, quanto ao oferecer novas soluções que possam incrementar a experiência do cliente e deixá-lo ainda mais feliz e satisfeito com a sua marca.

Conhecendo o cliente, a necessidade inicial e como foi realizada a venda, fica mais fácil para que a equipe externa faça a ponte entre empresa e cliente para prolongar o lifetime value e, claro, aumentar as vendas.

Munindo a empresa de informações estratégicas

Tendências de mercado, ações de concorrentes, dados sobre os clientes. Essas informações são estratégicas e podem chegar pelas mãos da sua equipe externa de trabalho, desde que ela esteja atenta a esses sinais.

Reforçar essa necessidade em treinamentos de vendas e usar a comunicação interna para manter todos conectados e informados é uma boa maneira de estimular a retroalimentação de dados coletados nas visitas externas.

Inclusive, é possível elaborar relatórios de vendas em que tais informações sejam inseridas para munir a gestão de dados precisos sobre cada cliente para melhorar o relacionamento com eles.

Viu como aumentar as vendas contratando uma equipe externa é possível? Aproveite e organize sua gestão de vendas externas desde o início!

Sobre o Autor:

Leonardo é graduado e pós-graduado pela PUC Minas em Ciências da Computação. Formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford, nos USA. No Brasil, fundou diversas empresas de tecnologia e gestão, incluindo a Framework System, uma das maiores empresas de software de Minas Gerais e as startups Tangerino, Argos e Columbus. Possui ampla experiência na criação de soluções tecnológicas, gestão de pessoas e inteligência de mercado. Atualmente atua como CEO do Tangerino, revolucionando a maneira como empresas de todo o Brasil realizam o controle de ponto.
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