Como automatizar a gestão de ponto eletrônico dos seus funcionários?

/, Gestão de Pessoas/Como automatizar a gestão de ponto eletrônico dos seus funcionários?

Como automatizar a gestão de ponto eletrônico dos seus funcionários?

By |2018-10-17T15:35:53+00:0002/01/2018|Controle de ponto, Gestão de Pessoas|0 Comments

A gestão de ponto eletrônico é composta por uma série de tarefas que, quando são realizadas manualmente, levam muito tempo e estão sujeitas à erros e fraudes. Para solucionar esse problema e tornar a gestão de pessoal mais estratégica, o ideal é adotar o ponto digital.

Usando um aplicativo de controle de ponto como o Tangerino, as fraudes são reduzidas à zero, pois o sistema usa reconhecimento facial e GPS para marcar o ponto. Além disso, a plataforma online do app tem várias funcionalidades que facilitam a rotina do RH. Saiba mais sobre elas neste post!

Banco de horas

O cálculo do banco de horas está entre as atividades que mais consomem tempo no departamento de pessoal. Muitas empresas ainda fazem esse controle usando planilhas de banco de horas, nas quais devem ser registrados os horários de entrada e de saída da empresa, processo que está sujeito a erros de digitação e altamente suscetível à fraudes.

Assim, o cálculo de banco de horas automatizado é mais seguro e economiza muito tempo. Ele faz a compensação automática de horas e fornece saldos atualizados em tempo real, tanto para os gestores quanto para os funcionários. Ou seja, cada colaborador pode acompanhar seus próprio banco de horas e assim buscar o equilíbrio por conta própria.

Escalas de trabalho

Arquitetar as escalas de trabalho é outra atividade que gasta muito tempo a cada mês, principalmente para empresas que funcionam aos domingos e feriados. É preciso garantir a cobertura de todos os turnos, revezando funcionários e respeitando a legislação trabalhista.

É possível automatizar essa tarefa usando o sistema de gestão de ponto eletrônico da Tangerino, que segue os padrões do artigo 67 da CLT. É possível criar escalas padrão, preenchendo o quadro de horários e então associando a cada escala a um funcionário ou um grupo. O sistema vai gerar a programação completa, que o gestor só vai precisar alterar no caso de faltas ao longo do mês.

Cálculo da folha de pagamento

Fechar a folha de pagamento do mês só é possível depois de calcular a folha de ponto devem constar o pagamento de horas extras ou os descontos por atrasos e faltas sem justificativa.

Por isso, ao escolher um sistema de gestão de ponto eletrônico é preciso descobrir se é possível integrá-lo ao software de folha de pagamento. A partir da integração, os dados dos registros de ponto são enviados automaticamente, de forma prática e segura, sem a possibilidade de erros.

Integração com o relógio de ponto eletrônico

Para empresas que não dispensam o relógio de ponto fixo é possível realizar uma integração entre os softwares, enviando todos os dados do sistema fixo para o aplicativo. Basta importar o arquivo AFD para começar a gestão do ponto eletrônico na plataforma Tangerino. Dessa forma, é possível usufruir de todas as funcionalidades do ponto digital sem abandonar o ponto eletrônico fixo.

Usar o ponto eletrônico digital é uma forma de economizar tempo e promover uma gestão de pessoal mais produtiva. Após adotar esse sistema, os funcionários do RH e do departamento de pessoal passam menos tempo fazendo conferências e lançamentos de horários e mais tempo em atividades estratégicas.

Automatizar a gestão de ponto eletrônico significa poupar tempo e fornece indicadores para a direção da empresa. Fica fácil monitorar os horários de cada setor, prever os custos com horas extras e agilizar o balanço mensal.

Assine a newsletter da Tangerino para conhecer melhor o aplicativo de ponto!

Leave A Comment