Como calcular adicional noturno?

Início » Blog » Gestão Financeira » Como calcular adicional noturno?

Como calcular adicional noturno?

By |2018-12-18T09:26:53+00:0018/12/2018|Gestão Financeira, Todos os nossos artigos|0 Comments
Tempo de leitura: 3 minutos

Uma das primeiras coisas que se aprende ao ingressar no segmento de RH é como calcular o adicional noturno. Afinal, muitas empresas trabalham com horários diferenciados, como indústrias e hospitais, por exemplo.

Confira agora como calcular o adicional noturno na sua empresa e mais detalhes desse benefício devido aos colaboradores!

O que é horário de trabalho noturno?

Todo profissional que trabalha no período noturno está sujeito a um desgaste maior do que o funcionário que trabalha no período diurno. Por este motivo, os empregadores devem saber como calcular o adicional noturno, que é um dos principais direitos dos trabalhadores.

De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o trabalho urbano é considerado noturno quando é realizado entre as 22h e as 5h.

No pagamento destas horas é necessário fazer o cálculo do adicional noturno, que é uma forma de indenizar o empregado pelo esforço adicional feito ao trabalhar à noite, quando ele deveria estar descansando.

Como é feito o cálculo do adicional noturno?

Inicialmente, é importante saber que a hora noturna equivale a 52 minutos e 30 segundos, em contraste com a hora diurna, de 60 minutos. Ou seja, a cada 7 horas de trabalho noturna, são computadas 8 horas de serviço.

Ainda, as horas noturnas devem ser acrescidas de pelo menos 20% sobre o valor da hora diurna. Esta porcentagem também deve ser incorporada aos outros benefícios recebidos pelo colaborador, como férias e FGTS, por exemplo.

No caso de horas extras noturnas, o valor da hora extra é somado ao adicional noturno, resultando em uma remuneração maior ao funcionário.

Sendo assim, para saber como calcular o adicional noturno sobre a hora extra basta aplicar a seguinte fórmula:

Salário + [(20% da hora noturna) x horas noturnas trabalhadas]

Quais são os direitos do trabalhador?

Assim como o funcionário diurno, todo trabalhador noturno tem seus direitos garantidos. Estes direitos incluem intervalos para refeições, recebimento de horas extras, folgas semanais, adicional de insalubridade e periculosidade, entre outros.

Mas atenção! Algumas exceções devem ser consideradas ao entender como calcular o adicional noturno. Nem todos os trabalhadores que fazem plantão à noite têm direito a este adicional.

Algumas profissões abrangem atividades noturnas em regime especial, como pode ser o caso de policiais civis e médicos plantonistas. Nestes casos, o trabalhador pode ser compensado pelo maior desgaste de outra forma, como descansos de 72 horas, por exemplo. Por isso é importante saber como fazer escalas de trabalho de acordo com a CLT.

Como calcular o adicional noturno de forma simples?

Sabemos que o dia a dia de um RH estratégico é corrido e que sobra pouco tempo para se dedicar a questões operacionais. Por isso, sugerimos que você conheça o Tangerino, o aplicativo de ponto que te ajuda a calcular o adicional noturno de forma simples e rápida.

Com ele, é possível criar escalas de trabalho, calcular hora extra 100% e monitorar os colaboradores que têm direito a adicional noturno com apenas alguns cliques.

Além disso, você consolida todas as informações com mais segurança e integra o controle de ponto à folha de pagamento, acelerando ainda mais os processos do setor.

Ficou com vontade de experimentar essa inovação? Faça o teste gratuito por 14 dias e comprove as facilidades do Tangerino!

Leave A Comment