Como funciona o controle de horas extras no cartão de ponto?

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Como funciona o controle de horas extras no cartão de ponto?

Um controle de horas extras mal feito pode resultar em prejuízos para a empresa e em incoerências que levem a ações trabalhistas. Por isso, muitos empregadores tentam se amparar nos registros do cartão de ponto para evitar erros.

Você já sabe como fazer isso? Neste post, explicaremos como o cartão de ponto pode auxiliar nesse controle. Além disso, apontaremos dificuldades e alternativas para tornar todo o processo mais simples e assertivo. Acompanhe!

Desafios do controle de horas extras

Sem um bom sistema de cartão de ponto, a tarefa de monitorar e controlar horas extras de cada colaborador pode ser bem complicada.

Uma empresa que não dispõe de uma tecnologia que facilite essa marcação tem mais chances de sofrer ações trabalhistas por pagamento equivocado de horas extraordinárias.

A depender do sistema utilizado, o processo de marcação de ponto fica sujeito a fraudes, enquanto o trabalho do RH se torna mais penoso e passível de erros que prejudicam o fechamento correto da folha de ponto. É o que acontece com o ponto manual ou o mecânico.

Nesse cenário, torna-se difícil para a empresa ter certeza de que as horas extras que estão sendo realizadas são realmente necessárias e se é preciso, por exemplo, ampliar a equipe para equilibrar a jornada dos colaboradores.

Como veremos a seguir, quando o empregador opta por um cartão de ponto eletrônico, o desafio é bem menor. Torna-se necessário apenas assegurar que cada colaborador faça o registro de ponto corretamente. Algo que uma boa tecnologia pode garantir por meio do envio de lembretes programados.

O cartão de ponto eletrônico e o controle de horas extras

Em 2009, o Ministério do Trabalho publicou a Portaria 1510, conhecida como Lei do Ponto Eletrônico. Seu objetivo era legalizar o uso de outros sistemas de ponto, como os baseados no uso do cartão de ponto eletrônico, para evitar fraudes e otimizar o controle das horas de trabalho.

Esse tipo de tecnologia impede que os dados das marcações sejam alterados. Além disso, um sistema de ponto eletrônico pode ser integrado com outras tecnologias utilizadas na empresa, como um software de folha de pagamento. Isso torna ainda mais fácil o cálculo das horas extras de cada colaborador.

O cartão de ponto eletrônico contribui para otimizar o trabalho do RH e aumentar a confiança entre empresa e colaboradores. Ninguém pode fraudar o sistema e, por isso, ele favorece a redução do número de ações judiciais por pagamento indevido de horas.

Tudo isso ainda torna mais fácil o cumprimento de dias de descanso semanal remunerado, férias e diversas outras definições atreladas à gestão de pessoas da empresa.

Como tornar o controle de horas extras ainda mais eficiente

Para melhorar ainda mais a situação, é interessante saber que é possível ampliar as vantagens do cartão de ponto com o uso de uma ferramenta digital, como um app de controle de ponto.

Para complementar a Portaria 1510, houve a publicação da Portaria 373 do MTE. Seu propósito é incluir sistemas alternativos, como o Tangerino, dentre os que podem ser utilizados para marcação e controle de horas.

O que muda em relação ao cartão de ponto eletrônico é que a solução digital é instalada nos dispositivos móveis dos colaboradores, o que permite a programação de lembretes para que todos se lembrem de fazer suas marcações.

As informações coletadas pelo Tangerino são atualizadas a cada 20 segundos e, com isso, o gestor consegue acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores em tempo real.

Isso significa que a empresa sabe quem está fazendo horas extras, inclusive em equipes externas, o que nem sempre é viável com o cartão de ponto. O app faz uso do GPS dos dispositivos e, portanto, identifica a localização e favorece o controle da jornada.

Agora que você já sabe como é o controle de horas extras com o cartão de ponto, deseja ir além e conhecer o app que apresenta ainda mais vantagens? Entre em contato e teste grátis o Tangerino!

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