Como gerenciar uma equipe a distância com ponto online?

//Como gerenciar uma equipe a distância com ponto online?

Como gerenciar uma equipe a distância com ponto online?

By |2018-10-19T10:49:08+00:0005/12/2017|Gestão de Pessoas|0 Comments

Uma empresa que conta com trabalhadores remotos ou uma equipe externa enfrenta dificuldades para acompanhar suas rotinas e jornadas de trabalho. Um problema que pode ser resolvido com o uso de uma solução de ponto online.

A marcação de ponto é uma ótima maneira para que empregadores tenham conhecimento e controle das horas trabalhadas por seus colaboradores. Porém, antes que uma solução online existisse, essa marcação dificilmente era adequada o suficiente para superar a distância.

Como você vai entender ao longo da leitura, mais do que viabilizar a marcação de ponto, essa tecnologia fornece ao gestor boas condições para acompanhar e orientar sua equipe. Confira!

A importância de gerenciar uma equipe a distância

De acordo com a CLT, toda empresa com 10 ou mais funcionários deve realizar o controle de ponto. Para aquelas cujos colaboradores estão sempre in loco, não é difícil cumprir com essa obrigação, sendo possível recorrer a diferentes sistemas de ponto.

Para as empresas que têm uma equipe a distância, a tarefa pode parecer inviável sem uma solução de ponto online. Assim, ficam sujeitas ao descumprimento das normas que exigem a marcação, o que pode resultar em autuações do MTE ou em processos trabalhistas.

Além de evitar perdas financeiras, o uso do controle de ponto digital traz outras vantagens. Uma vez que permite acompanhar de perto essa equipe, a empresa passa a ter mais controle da jornada de trabalho, das faltas, ausências e horas extras. Uma situação que favorece a gestão do banco de horas e o fechamento da folha de ponto, sem qualquer inconsistência.

Porque o ponto online é a solução

Como você pode imaginar, um ponto online é conectado à internet e, por isso, pode ser usado mesmo a distância.

A solução funciona por meio do uso de um aplicativo, como o Tangerino, instalado nos dispositivos móveis dos colaboradores da empresa, incluindo os integrantes da equipe em questão.

Uma vez que todos estejam devidamente cadastrados, o app de ponto passa a ser usado para a marcação de ponto realizada apenas com alguns cliques ou até mesmo por meio do reconhecimento facial.

O uso do ponto online permite que as informações sejam atualizadas frequentemente no sistema acessado pelo gestor. Assim, mesmo longe, a empresa consegue acompanhar de perto cada registro de ponto feito.

A gestão da equipe com o ponto online

Uma solução como o Tangerino vai além da gestão de ponto eletrônico para o controle da jornada de trabalho da equipe que está distante. Sua tecnologia também aposta na geolocalização por meio do GPS dos dispositivos. Por isso, possibilita que o gestor confira onde cada colaborador está e se certifique de que o trabalho está sendo cumprido.

Essa possibilidade de acompanhar a situação de cada colaborador em tempo real permite que o gestor:

  • saiba quem está realizando horas extras, podendo acompanhar essa jornada ou optar por acionar o colaborador para que ele deixe de trabalhar;
  • monitore o saldo atualizado do banco de horas para planejar folgas e escalas sem prejudicar a produtividade dos colaboradores;
  • faça uma comparação entre o tempo trabalhado e o volume de tarefas cumpridas para analisar a produtividade de cada colaborador e da equipe.

Ou seja, o uso de uma solução de ponto online permite que a distância não seja um problema. Graças ao acesso fácil a dados atualizados, o gestor pode orientar mudanças e tomar decisões que favoreçam os resultados da empresa.

Quer entender melhor como o ponto online funciona na prática? Faça um teste gratuito com o Tangerino e conheça melhor nossa solução!

Leave A Comment