Saiba como montar uma estrutura de recursos humanos na sua empresa

Início » Blog » Departamento pessoal » Saiba como montar uma estrutura de recursos humanos na sua empresa

Saiba como montar uma estrutura de recursos humanos na sua empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

O setor de recursos humanos é considerado uma dos mais importantes de uma empresa.

Afinal, ele é responsável pelo controle de custos em gestão de pessoas, retenção de talentos, treinamento e desenvolvimento, administração de pessoal (como folha de pagamento, benefícios, controle de ponto), avaliação de desempenho e muitas outras atividades.

Por isso, se você está iniciando um negócio agora, saiba que ter uma estrutura de RH em sua empresa deve ser prioridade, independente do tamanho dela.

A princípio, pode parecer complicado, mas não é. Fique atento e descubra o que é necessário para montar uma estrutura de recursos humanos eficiente em sua empresa!

Tenha um planejamento estratégico de negócios

A primeira coisa que se deve levar em conta é o papel do RH estratégico. Você sabe quais objetivos a sua organização pretende alcançar? Em quanto tempo? Quantas pessoas será necessário contratar para isso? Quais são as outras áreas da empresa?

A principal função da estrutura de recursos humanos é suportar e orientar o crescimento da organização.

Contrate especialistas e defina processos

Se você é um empresário e participa como gestor de recursos humanos em seu empreendimento, isso vai ajudá-lo a dar os primeiros passos. Mas, para obter resultados práticos, você precisa de pessoas qualificadas que conheçam todos os processos de RH e possam definir, executar ou coordenar as atividades.

O tamanho da equipe vai depender das necessidades da empresa, de acordo com o planejamento estratégico, mas contratar uma gerente de RH é essencial nesse começo.

Adote as ferramentas certas

A área de recursos humanos conta com processos muitas vezes complexos, que necessitam de registros detalhados. Para executá-los da forma mais eficiente possível, você precisa de sistemas e ferramentas de rh que simplifiquem as tarefas por meio da automatização.

Atualmente, a maior parte das organizações conta com a ajuda das tecnologias para automatizar seus processos de recrutamento e seleção, por exemplo.

É o caso, também, do controle de ponto digital para registro da jornada de trabalho. Com ele, os profissionais do departamento pessoal  tem mais tranquilidade e segurança na hora de fazer o controle de ponto dos funcionários, sem risco de ter pagamento de horas indevidas por dados incorretos.

Elabore um regulamento interno

É necessário ter um documento específico que estabeleça todas as normas e procedimentos para a área que está sendo criada.

O mesmo deve conter informações detalhadas a respeito da dinâmica da área, ou seja, como é a estrutura de recursos humanos, como é realizado um processo de recrutamento e seleção, a política salarial da empresa, os benefícios oferecidos, procedimentos para aquisição de férias, negociar a jornada de trabalho flexível, como é feita a avaliação de desempenho entre outros tópicos importantes para a organização.

O regulamento deverá servir como material de consulta para os colaboradores ou para quem estiver iniciando a carreira na sua empresa.

Invista em programas de integração e treinamento

Parte do papel estratégico do RH está em cuidar do desenvolvimento profissional e proporcionar um ambiente agradável para seus funcionários. Sem isso, fica muito mais difícil fazer a retenção de talentos.

Portanto, cabe à área projetar atividades para integrar o novo membro à equipe e promover treinamentos para aperfeiçoar seus profissionais.

Para montar uma estrutura de recursos humanos em sua empresa, é necessário investir algum tempo e dinheiro, no entanto, seguindo essas recomendações, você terá o retorno desejado: o crescimento da sua empresa.

Siga a Tangerino nas redes sociais e fique por dentro do que acontece na área de gestão de pessoas!

Sobre o Autor:

Formado em Ciências da Computação e Pós Graduado na FGV, se destacou logo no início de sua carreira como Líder Técnico em projetos em fábricas de Software. Em 2007, mudou-se para Londres para atuar como Arquiteto Java na empresa Britânica Boltblue Corp. Na volta, fundou a Framework, empresa que vem se consolidando há 10 anos. Hoje ocupa a função de Diretor Executivo na Framework, e Tangerino (Startup criada com seus sócios).

Deixe um comentário

Nosso site faz o uso de cookies e outros serviços de terceiros.
Para mais informações veja nossa Política de Privacidade.
Ok