Como motivar uma equipe? Dicas do RH do Tangerino!

Início » Blog » Gestão de Pessoas » Como motivar uma equipe? Dicas do RH do Tangerino!

Como motivar uma equipe? Dicas do RH do Tangerino!

Por |2019-01-02T10:54:25+00:0002/01/2019|Gestão de Pessoas, Todos os nossos artigos|0 Comentários
Tempo de leitura: 3 minutos

Contar com uma equipe motivada significa ter mais produtividade, qualidade, menos atrasos e faltas, além de um turnover menor. Não é à toa que muitos gestores desejam saber como motivar colaboradores.

Pensando nisso, o RH do Tangerino separou algumas dicas imperdíveis de liderança e motivação. Continue lendo este post e descubra como motivar uma equipe para conquistar os vários benefícios de contar com colaboradores engajados!

Alinhe expectativas

Se você quer saber como motivar uma equipe, deve ter mente que uma ação fundamental para isso é o alinhamento de expectativas. Os colaboradores precisam conhecer quais são os objetivos da empresa e qual seu papel no cumprimento das metas.

Ao mesmo tempo em que os colaboradores precisam saber onde se encontram na estrutura organizacional e como seu trabalho ajuda a alcançar resultados, a empresa também deve conhecer bem seus funcionários.

Saber o que é importante para cada pessoa permite criar ações de motivação com mais chance de sucesso. O feedback também é uma importante ferramenta de alinhamento de expectativas.

Proponha desafios

Conhecer dinâmicas de motivação também é necessário para quem deseja saber como motivar uma equipe. Uma delas é a realização de desafios com os colaboradores. Para isso, é necessário estabelecer objetivos claros e específicos para eles cumprirem em determinado prazo.

Essas metas tanto podem ser individuais quanto grupais. Número de projetos concluídos e margem de lucros são alguns exemplos. É importante oferecer meios para que os funcionários verifiquem como está o desempenho ao longo do período. A gamificação nas empresas, que utiliza elementos de jogos como fases e prêmios, é um bom exemplo do que pode ser feito.

Ofereça remuneração ou benefícios variáveis por resultados

Falando em prêmios por resultado, essa também é uma ação que pode ser utilizada por quem deseja saber como motivar os funcionários. De forma semelhante ao que acontece em equipes de vendas, a empresa pode oferecer remuneração extra baseada em metas de desempenho.

Outra opção é estabelecer parcerias com outras empresas e oferecer benefícios para os funcionários em locais como livrarias e academias. Para isso, é importante estabelecer e deixar claro quais serão as métricas para que os colaboradores possam acompanhar sua performance.

Forneça recursos

Fornecer os recursos necessários para que os funcionários possam desempenhar suas atividades também é fundamental para motivar uma equipe. O feedback e o incentivo ao diálogo são importantes para que os colaboradores possam demonstrar esse tipo de necessidade.

Os funcionários precisam de ferramentas e conhecimento para executar suas atividades com confiança. Sem confiança, a motivação reduz significativamente. Fornecer equipamentos e treinamentos, portanto, é imprescindível para ter uma equipe motivada.

Comemore os resultados

Outra forma de motivar uma equipe é comemorando os resultados positivos. Dessa forma, os colaboradores podem ter certeza de que suas ações causam impacto em aspectos maiores, que vão além de sua rotina.

As formas de fazer isso são diversas. É possível promover elogios em público, reconhecer os esforços de toda a equipe e realizar uma confraternização da empresa, entre outros. A comemoração pode ser proporcional ao tamanho do desafio enfrentado pela equipe para alcançar o resultado.

Neste post, você conferiu algumas dicas de como motivar uma equipe. Alinhar expectativas, propor desafios, oferecer benefícios, fornecer recursos e comemorar os resultados alcançados são ações fundamentais para ter uma equipe produtiva e eficiente.

Agora que você sabe como motivar os colaboradores, saiba porque o BYOD também é responsabilidade do RH!

Saiba agora como o Tangerino pode ajudar você!

eBook Aumente a produtividade Tangerino

Deixe um comentário