Como motivar uma equipe? Dicas do RH do Tangerino!

Início » Blog » Gestão de Pessoas » Como motivar uma equipe? Dicas do RH do Tangerino!

Como motivar uma equipe? Dicas do RH do Tangerino!

Tempo de leitura: 6 minutos

Contar com uma equipe motivada significa ter mais produtividade, qualidade, menos atrasos e faltas, além de um turnover menor. Não é à toa que muitos gestores desejam saber como promover a motivação no ambiente de trabalho.

Pensando nisso, o RH do Tangerino separou algumas dicas imperdíveis de liderança e motivação. Continue lendo este post e descubra como motivar uma equipe para conquistar os benefícios de contar com colaboradores engajados!

Alinhe expectativas

Se você quer saber como motivar uma equipe, deve ter mente que uma ação fundamental para isso é o alinhamento de expectativas. Os colaboradores precisam conhecer quais são os objetivos da empresa e qual seu papel no cumprimento das metas.

Ao mesmo tepo em que os colaboradores precisam saber onde se encontram na estrutura organizacional e como seu trabalho ajuda a alcançar resultados, a empresa e principalmente o departamento de RH também devem conhecer bem seus funcionários.

Saber o que é importante para cada pessoa permite criar ações de motivação com mais chances de sucesso. O feedback também é uma importante ferramenta de alinhamento de expectativas.

Proponha desafios

Conhecer dinâmicas de motivação também é necessário para quem deseja saber como motivar uma equipe. Uma delas é a realização de desafios com os colaboradores. Para isso, é necessário estabelecer objetivos claros e específicos a serem cumpridos em determinado prazo.

Essas metas tanto podem ser individuais quanto em grupos. Número de projetos concluídos e margem de lucros são alguns exemplos. É importante que um RH estratégico ofereça meios para que os funcionários conheçam seu desempenho ao longo do período.

Ofereça remuneração ou benefícios variáveis por resultados

Falando em prêmios por resultado, essa também é uma ação que pode ser utilizada por quem deseja saber como motivar uma equipe. De forma semelhante ao que acontece em equipes de vendas, a empresa pode oferecer remuneração extra baseada em metas de desempenho.

Outra opção é estabelecer parcerias com outras empresas e oferecer benefícios para os funcionários em locais como livrarias e academias. Para isso, é importante estabelecer e deixar claro quais serão as métricas para que os colaboradores possam acompanhar sua performance.

Forneça recursos

Fornecer os recursos necessários para que os funcionários desempenhem suas atividades também é fundamental para motivar uma equipe. O feedback e o incentivo ao diálogo são importantes para que os colaboradores possam demonstrar esse tipo de necessidade.

Os funcionários precisam de ferramentas e conhecimento para executar suas atividades com confiança. Sem confiança, a motivação reduz significativamente. Fornecer equipamentos e treinamentos, portanto, é imprescindível para ter uma equipe de alta performance.

Comemore os resultados

Outra forma de motivar uma equipe é comemorando os resultados positivos. Dessa forma, os colaboradores podem ter certeza de que suas ações causam impacto em aspectos maiores, que vão além de sua rotina.

As formas de fazer isso são diversas. É possível promover elogios em público, reconhecer os esforços de toda a equipe e realizar uma confraternização da empresa, entre outros. A comemoração pode ser proporcional ao tamanho do desafio enfrentado pela equipe para alcançar o resultado.

Conheça técnicas motivacionais

Existem muitas técnicas que podem ser utilizadas para promover a motivação no trabalho. A gamificação nas empresas, método que utiliza elementos de jogos como fases e prêmios, é uma das opções.

Outra possibilidade que deve ser conhecida por quem deseja saber como motivar uma equipe é o storytelling. Por meio da contação de histórias, que pode ser inclusive a história da própria empresa, um bom líder pode inspirar sua audiência.

Desenvolva liderança motivacional

Quem deseja saber como motivar uma equipe precisa desenvolver determinadas competências, como saber trabalhar em equipe, ouvir feedbacks e ter pensamento analítico.

Desenvolver liderança motivacional significa aperfeiçoar essas competências e saber empregá-las em prol da equipe e dos objetivos que precisam ser alcançados. Dessa forma, promove-se a autoestima e a autoconfiança para criar as condições necessárias para a liderança nas organizações.

Incentive a participação dos funcionários

Além de valorizar as ideias e iniciativas dos colaboradores, é fundamental incentivar a participação deles para manter a equipe motivada. Saber que sua opinião e sugestões são de interesse da empresa é muito importante para que o funcionário se sinta parte de um trabalho maior.

Além de ganhar uma equipe motivada, empresas que investem nesse tipo de ação também podem ouvir sugestões que resultem em redução de custos e aumento de qualidade em suas atividades. Principalmente porque são os colaboradores que têm mais conhecimento sobre as ações que desempenham.

Existem muitas formas de fazer isso. Uma opção é criar uma espécie de concurso anual para premiar as melhores ideias, ou seja, aquelas que trazem resultados efetivos para a empresa.

Peça e dê feedbacks

Saber como motivar uma equipe é impossível sem o feedback. Seja qual for o tipo de liderança, é fundamental reconhecer a importância do diálogo para manter os colaboradores engajados com os objetivos.

Isso significa que o feedback precisa acontecer em duas vias. As lideranças tanto precisam indicar para o funcionário como anda seu desempenho quanto ouvir dele seus elogios e queixas.

Dessa forma, é possível traçar novas rotas quando aquelas que foram previamente definidas se mostram ineficientes.

Reveja o planejamento continuamente

Ter um planejamento é imprescindível para quem deseja saber como motivar uma equipe. Mas, além disso, de tempos em tempos é fundamental rever os objetivos e etapas traçados inicialmente.

Afinal, o dia a dia prático de uma empresa sempre traz muitas surpresas e novidades que precisam ser incluídas na programação. É possível, por exemplo, que prazos, cronogramas e até mesmo os objetivos mudem com o passar do tempo e os colaboradores precisam estar seguros quanto a isso.

Considere o job rotation

O job rotation, rotação de trabalho em tradução livre, é uma prática que promove a realocação de funcionários para setores diferentes daqueles nos quais eles atuam normalmente.

Essa prática pode trazer muitos benefícios para a empresa, como a capacitação dos colaboradores em diversas habilidades e a preparação dos mesmos para propor soluções que integram diferentes atividades.

No quesito motivação de funcionários, o job rotation, ao permitir que os trabalhadores possam conhecer melhor os processos da empresa, possibilita que eles reconheçam a importância do seu trabalho diante do todo.

Neste post, você viu algumas dicas de como motivar uma equipe. Alinhar expectativas, apostar no treinamento e desenvolvimento, oferecer benefícios, fornecer recursos, promover o feedback, incentivar a participação dos colaboradores e comemorar os resultados alcançados são algumas das ações fundamentais para ter uma equipe produtiva e eficiente.

Agora que você sabe como motivar os colaboradores, saiba porque o BYOD também é responsabilidade do RH!

Sobre o Autor:

Formado em Ciências da Computação e Pós Graduado na FGV, se destacou logo no início de sua carreira como Líder Técnico em projetos em fábricas de Software. Em 2007, mudou-se para Londres para atuar como Arquiteto Java na empresa Britânica Boltblue Corp. Na volta, fundou a Framework, empresa que vem se consolidando há 10 anos. Hoje ocupa a função de Diretor Executivo na Framework, e Tangerino (Startup criada com seus sócios).

Um comentário

  1. jair 27/04/2019 em 17:45 - Responder

    Material bastante proveitoso para várias situações, em principal momento Recurso Humano e DP, mas, para outras áreas em que há empreendedores. Toda organização pequena, média, grande porte precisa saber sobre pessoas.

Deixe um comentário

Nosso site faz o uso de cookies e outros serviços de terceiros.
Para mais informações veja nossa Política de Privacidade.
Ok