Como o ponto móvel contribui para a lucratividade da empresa

/, Gestão Financeira/Como o ponto móvel contribui para a lucratividade da empresa

Como o ponto móvel contribui para a lucratividade da empresa

By |2018-10-19T10:42:50+00:0011/04/2018|Controle de ponto, Gestão Financeira|0 Comments

O uso de ponto móvel ainda é uma incógnita para muitas empresas quando analisado do ponto de vista financeiro. Como é possível que tal tecnologia seja tenha um custo-benefício mais atrativo e ainda garanta a segurança dos dados?

A resposta está no uso de um aplicativo de ponto instalado em dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets, os quais dispensam a aquisição dos já conhecidos relógios de ponto.

Que tal conhecer outros fatores que fazem do controle de ponto mobile o melhor aliado da lucratividade da sua empresa? Continue a leitura!

Gestão de equipes externas

Por muito tempo a gestão de equipes externas era um verdadeiro desafio para as empresas, especialmente no que tange ao controle da jornada de trabalho. Mas a tecnologia veio para mudar este cenário, possibilitando a determinação de horários fixos e até do monitoramento do deslocamento de equipes externas.

Dessa forma, é possível orientar e cobrar dos funcionários o cumprimento da jornada laboral, bem como acompanhar a execução de horas extras, um dos grandes causadores de folhas de pagamento elevadas.

Também fica mais fácil identificar desvios de conduta, como a alteração de rotas em serviços de entregas, paradas não autorizadas ou repetição constante de marcações de ponto em determinados horários.

Essas facilidades se traduzem em maior controle por parte do RH da empresa e, consequentemente, menos impactos financeiros, tanto no pagamento de horas extras quanto na compensação de banco de horas ou processos trabalhistas questionando a real quantidade de horas trabalhadas.

Maior produtividade e eficiência

A gestão da jornada de trabalho em tempo real é outro fator que traz impactos positivos para a lucratividade da empresa. Quanto menos o setor de RH trabalha com atividades operacionais e burocráticas, mais tempo tem para atividades estratégicas.

Empresas em expansão podem sofrer perdas financeiras consideráveis se não tiverem um bom controle de ponto online. O crescimento da base de colaboradores exige ampliação da infraestrutura de marcação de ponto, maior detalhismo na hora de consolidar os dados e mais atenção ainda na hora de computar os devidos valores na folha de pagamento.

Qualquer erro em um desses processos pode acarretar prejuízos, portanto, investir na produtividade e eficiência do setor de gestão de pessoas é garantir maior lucratividade para o negócio.

Deslocamentos mais assertivos

Empresas que trabalham com logística e distribuição têm grandes dificuldades em monitorar o deslocamento de veículos e otimizar as rotas de modo que estas sejam as mais seguras e menos onerosas possíveis.

Além de manter os veículos com GPS e fazer o monitoramento das rotas por meio de sistemas de gestão logística, também é possível garantir a assertividade do que foi planejado por meio de aplicativos de ponto como o Tangerino.

Uma vez conectado ao GPS de um smartphone, o app envia os dados de localização do colaborador para um sistema de gestão que permite acompanhar em tempo real onde cada profissional da empresa se encontra.

Assim, é possível orientar rotas mais rápidas ou seguras, propor desvios e com isso economizar em combustíveis e na depreciação dos veículos em virtude de estradas mal conservadas.

Menor abertura a fraudes

Um aplicativo de ponto online transmite os dados inseridos pelo usuário imediatamente para o sistema de gestão de jornada de trabalho e mantém os registros sob segurança, impedindo a adulteração dos dados.

Nem o colaborador nem o RH podem modificar os dados sem a devida justificativa, o que garante a acuracidade das informações.

Esse cuidado é essencial para evitar ações trabalhistas e questionamentos sobre o correto pagamento de horas, a jornada laboral de cada trabalhador ou a compensação de horas.

Além dessas situações, empresas que não fazem o correto controle de ponto podem sofrer ainda com o retrabalho no setor de RH, que também gera impactos financeiros que podem ser evitados, contribuindo assim para a lucratividade da empresa.

Menor custo de implementação

Relógios de ponto, sejam eles mecânicos ou biométricos, geram despesas que nem sempre são interessantes para a organização. Se cada equipamento custa, em média, R$ 1000 reais e sua empresa possui 20 mil funcionários, o custo de aquisição dessa tecnologia acaba sendo bastante alto.

Por outro lado, o controle de ponto mobile pode ser implementado em qualquer dispositivo móvel, até mesmo os celulares dos seus colaboradores. Isso gera uma economia de recursos imensa para a empresa, além de facilitar o uso do aplicativo de ponto.

Mas atenção: ao oferecer essa possibilidade aos seus colaboradores, não esqueça de elaborar um termo de adesão onde sejam listadas as políticas de uso e solicitar a assinatura de todos. Desta forma sua empresa fica isenta de qualquer ação trabalhista futura.

Se cada pessoa tem o sistema de controle de ponto a um clique de distância, não há razão para atrasar na marcação da hora ou para não realizar a marcação. Até mesmo os trabalhadores em home office podem manter seus registros de jornada em dia, contribuindo para a gestão da empresa e também para a lucratividade dos negócios.

Redução de custos operacionais

Os tradicionais relógios de ponto biométricos imprimem comprovantes que devem ser armazenados pelos trabalhadores, a fim de manter a transparência no processo de gestão de jornada de trabalho.

As chamadas bobinas térmicas são um custo que não traz retorno algum para a empresa e impactam significativamente no seu fluxo de caixa à medida que a quantidade de trabalhadores aumenta na sua empresa. Se houver controle de ponto intrajornada (intervalo do almoço), o custo se torna ainda mais alto.

Esta é outra situação em que a marcação de ponto online leva vantagem. Não há impressões e o histórico de marcações de cada colaborador fica registrado no aplicativo de ponto e o comprovante é recebido pelo trabalhador por e-mail.

A manutenção dos relógios de ponto também é eliminada, uma vez que o aplicativo de controle de ponto online é ofertado como SaaS (Software as a Service). A empresa fornecedora da solução é responsável pela atualização da tecnologia, adequação às normas do Ministério do Trabalho e qualquer reparo que seja necessário para o correto funcionamento da solução.

Você já tinha pensado em como o ponto móvel pode contribuir para a lucratividade da sua empresa? Aqui na Tangerino nós pensamos nisso diariamente, por isso, ofertamos o melhor aplicativo de controle de ponto do mercado.

Se você deseja experimentá-lo, faça agora um teste grátis do Tangerino e conte-nos sua experiência!

Leave A Comment