Como o relógio de ponto móvel online pode reduzir atitudes inadequadas dos funcionário

/, Todos os nossos artigos/Como o relógio de ponto móvel online pode reduzir atitudes inadequadas dos funcionário

Como o relógio de ponto móvel online pode reduzir atitudes inadequadas dos funcionário

By |2018-08-07T17:14:25+00:0005/10/2015|Controle de ponto, Todos os nossos artigos|0 Comments

Para evitar descontos no pagamento ou reclamações, muitos funcionários acabam dando o seu “jeitinho” e burlando o controle de ponto. Era, e ainda é, comum um colega bater ponto para o outro ausente, ou o próprio funcionário demorar para encerrar o expediente e ficar “enrolando” dentro da empresa, para fazer jus ao pagamento de horas extras. Como provar a fraude do funcionário? Não havia como, era a palavra de um contra o outro. Felizmente, com os avanços tecnológicos, surgiu o relógio de ponto móvel online, uma eficaz ferramenta para proteger e inibir comportamentos inapropriados.

Mas como o controle de ponto móvel online pode ajudar empresários a coibir atitudes antiéticas de seus colaboradores?

Para começar, o ponto eletrônico mobile respeita as diretrizes de segurança determinadas pelo Ministério do Trabalho. O ponto não tem restrição de horários, não processa ponto automático (fazendo uma média com horários registrados no histórico) e nem exige autorização prévia para marcar hora extra, ou seja, viabiliza a gravação de dados reais e precisos. Tudo o que o funcionário faz fica registrado, sem chances de adulteração para tentar enganar o patrão ou prejudicar um colega.

O registro de ponto eletrônico  funciona da seguinte forma: cada funcionário possui uma senha de acesso única e intransferível. Ao chegar no local de trabalho, é só acessar o sistema, direto do próprio celular ou tablet e marcar o início da atividade. É registrado o horário exato e também o endereço de onde o ponto foi batido, graças à cerca eletrônica fornecida pelo aplicativo. Assim, não adianta o funcionário querer bater o ponto quando ainda estiver fora do local de trabalho, pois a informação verdadeira é gravada e pode ser monitorada pelo gestor em tempo real, além de sair nos detalhados relatórios fornecidos pelo sistema de ponto eletrônico.

O mesmo vale para validar horas extras. Se o trabalhador fizer muitas horas extras, mas o sistema não identificar o local como sendo o de trabalho, poderá ser comprovado que o funcionário não estava na empresa no período da jornada excedente.

Além do total controle da jornada de trabalho, locais e horários de início, fim e pausas, é possível fazer o gerenciamento de tarefas, que dá ao empregador a garantia de que ele não está sendo “enrolado”. Isto porque pode-se saber exatamente o que cada funcionário está fazendo, onde e o tempo gasto em cada atividade.

Outra vantagem é a opção pelo sistema de ponto biométrico, ainda mais seguro, já que as características físicas são únicas, o que invalida ainda mais qualquer tentativa de fraude.

Com tantas medidas seguras e formas de comprovar atitudes inadequadas, certamente os funcionários vão ser mais cautelosos e ter uma postura mais profissional, afim de evitar problemas e garantir seu emprego. Todo este controle oferecido pelo controle de ponto móvel online inibe que o funcionário falte sem necessidade, chegue atrasado com frequência e faça o chamado “corpo-mole”, afinal, o empregador agora poderá comprovar tais atitudes, que fazem jus ao desconto no salário e até advertências.

eBook Aumente a produtividade Tangerino

Leave A Comment