Como ser um líder: um miniguia para não errar

Início » Blog » Gestão Empresarial » Como ser um líder: um miniguia para não errar

Como ser um líder: um miniguia para não errar

Tempo de leitura: 3 minutos

Já há algum tempo, as diferenças entre chefe e líder são comentadas para indicar que a liderança tem mais a ver com ser capaz de motivar e incentivar os colaboradores a fazer um bom trabalho e menos com simplesmente dar ordens. A ideia é interessante, mas você sabe como ser um líder na prática?

Neste post, fizemos um miniguia reunindo informações cruciais e boas dicas para que você saiba como liderar, evitando erros e alcançando os resultados desejados. Acompanhe!

Conheça o conceito de líder

Antes de qualquer coisa, para entender como liderar uma é preciso conhecer o conceito de líder. Para tanto, escolhemos uma definição cuja essência é a mesma de outras explicações que você encontrará caso decida pesquisar a respeito:

“O líder é aquela pessoa que é capaz de inspirar outras pessoas, a fim de que estas possam fazer por si mesmas muito mais do que fariam se estivessem sozinhas. O líder tem de conduzir um grupo de pessoas em direção a um objetivo comum, de forma que todos consigam evoluir como pessoas e como profissionais”.

Assim, o líder é aquele que delega de uma forma não impositiva. Aquele que busca conhecer as potencialidades de cada colaborador para orientá-los em como utilizar todo o seu potencial a cada dia.

A importância da liderança nas organizações

O desempenho de uma equipe está diretamente relacionado à atuação de seu líder. Um líder faz o possível para motivar a sua equipe a dar sempre o seu melhor, aproveitando ao máximo o potencial de cada um. Nesse cenário, talentos têm mais espaço para se destacar individual e coletivamente, favorecendo a dinâmica de trabalho, a realização de tarefas e os resultados.

Entender como ser um líder é algo que pode desencadear um círculo virtuoso em uma organização. Assim, cria-se uma situação em que uma equipe motivada trabalha melhor e conquista bons resultados que a deixam ainda mais inspiradas para seguir atuando em alto nível.

Como ser um líder, afinal

Agora que você já conhece o que é liderança e entende a importância de um bom líder, podemos partir para as dicas de como exercer a liderança nas organizações. Veja só:

  • Lembre-se de que ações são tão ou mais importantes do que as palavras ― para entender como ser um líder, é preciso considerar os efeitos de inspirar por meio de ações. Participe com sua equipe, busque soluções para eventuais problemas, mostre-se presente e responsabilize-se pela criação de um ambiente ideal de trabalho na organização;
  • Articule ideias e interesses ― fazendo valer sua visão global da equipe, o líder deve mostrar aos colaboradores como cada um deles pode contribuir para alcançar uma meta, evitando conflito de ideias ou de egos;
  • Dê abertura para o diálogo com a equipe ― profissionais que já sabem bem como ser um líder entendem que é preciso dar abertura ao diálogo. Dessa forma, estabelece-se uma relação de confiança que contribui para uma sintonia que é muito bem-vinda no ambiente de trabalho. Dar e receber feedback se tornam um hábito;
  • Encontre valor também nos “fracassos” ― Nem só de comemorar bons desempenhos vive uma equipe ou sua liderança. Entenda que há uma oportunidade de tirar lições de situações de fracasso. Descobrir como levantar o moral de um colaborador ou da equipe após um mau resultado é mais uma importante dica de como ser um líder.

Gostou do post? Conheça os tipos de liderança e identifique qual é o seu!

Deixe um comentário