Confira 7 benefícios indiscutíveis do controle de ponto digital!

//Confira 7 benefícios indiscutíveis do controle de ponto digital!

Confira 7 benefícios indiscutíveis do controle de ponto digital!

By |2018-08-10T15:15:34+00:0006/02/2018|Controle de ponto|0 Comments

É fato que a lei não especifica a maneira como o controle da jornada de trabalho dos colaboradores deve ser feito. No entanto, com o surgimento de novas tecnologias, o mercado oferece opções inteligentes para gerenciar essa atividade. Estamos falando do ponto digital.

Hoje as empresas possuem uma dinâmica diferente: existe uma flexibilidade maior de horários e o funcionário pode atuar de forma remota. Independentemente dele trabalhar na sede ou no campo, a marcação das horas dedicadas ao serviço é extremamente necessária para fazer valer os direitos e deveres.

Pensando nisso, vamos falar sobre os diversos benefícios de adotar o ponto digital como parte de uma estratégia para reduzir custos, otimizar a gestão da equipe, evitar causas trabalhistas e muito mais. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Entenda como funciona o controle de ponto digital

O controle de ponto digital facilita a identificação da presença do funcionário com o objetivo de registrar as horas trabalhadas. O reconhecimento é feito por biometria: impressão digital, imagem do rosto ou outra forma que a empresa adotar.

Todos os dados são armazenados na memória da máquina para consultas futuras. Alguns modelos emitem um ticket que serve como comprovante. Hoje já é possível monitorar a entrada e a saída do colaborador com ajuda de um aplicativo. Nesse caso, tanto a memória quanto o uso de comprovantes são desnecessários.

Pela praticidade de acesso por meio de tablets e celulares, o app de ponto digital dispensa a obrigação de um espaço físico, diferentemente do conhecido relógio de ponto. Isso acontece porque o recurso é capaz de gravar as informações em diferentes dispositivos de mão.

Assim você fica sabendo onde o colaborador está, pode acompanhar a produção em tempo real, aprovar ou reprovar situações, interagir e exercer uma boa liderança.

Saiba por que ele é diferente dos outros

No antigo livro de ponto manual, uma pessoa ou o próprio colaborador anota a frequência no papel diariamente. Infelizmente esse método está sujeito a rasuras, extravios e, principalmente, fraudes. Qualquer um pode editar ou reescrever conteúdos como números ou letras com a ajuda de uma borracha.

No relógio cartográfico, parte do serviço é feito de maneira eletrônica, já que a pessoa utiliza um cartão para marcar o ponto. Acontece que a máquina não tem capacidade de separar o expediente normal das horas extras, por exemplo.

Isso significa que a equipe de recursos humanos precisa entrar em ação para conferir os dados e calcular os números. Por outro lado, o ponto digital em aplicativo funciona como um autêntico computador que guarda tudo, emite relatórios precisos e nunca erra.

Conheça os 7 principais benefícios de adotar o ponto digital

Certamente você já deve ter visualizado muitas vantagens sobre o uso desse recurso. Para não restar dúvidas, confira estas:

1. Evita o acúmulo desnecessário de horas extras

O ponto digital aponta quem são as pessoas com o maior potencial de realizar horas extras. Além dessa informação, ele auxilia no gerenciamento de atividades e na distribuição justa de tarefas.

Isso faz com que o tempo excedente seja reduzido significativamente. Assim você tem uma visão abrangente das ações que exigem mais empenho e sabedoria para delegar os trabalhos para as pessoas mais apropriadas.

2. Reduz arredondamentos e erros de marcação

Quando a empresa depende de papéis e planilhas feitos pelos próprios funcionários, é comum acontecerem alterações, erros ou arredondamentos nos números que apontam o horário do serviço.

Até mesmo com o relógio de ponto a pessoa pode passar o cartão, sair para tomar um café, bater papo com os amigos e retornar só depois de um longo período. Um ponto digital versátil conta com recursos de geolocalização. Com ele, ninguém vai ficar “perdido” por aí. É o fim da procrastinação!

3. Dificulta fraudes e falsificações

Eventualmente, um colaborador pode pedir para o colega bater o ponto no seu lugar por conta de um atraso previsto ou mesmo por uma ocupação de interesse da empresa. Com isso, horários diferentes são marcados para evitar problemas com o RH.

Recursos como GPS, identificação por foto ou impressão digital acabam com essa situação de forma definitiva, já que todos permitem que a marcação seja realizada em tempo real, com total segurança. Dessa forma a sua empresa não contabiliza registros falsos e fica livre de despesas.

4. Facilita a vida de gestores e supervisores

Imagine passar algumas horas do dia analisando relatórios, verificando folhas de ponto e conferindo o salário dos funcionários quando há tantas coisas a fazer? Uma situação bem desagradável, não é mesmo?

A automação de processos é uma grande aliada para gestores e supervisores. Isso porque a tecnologia favorece a produtividade e faz com que as demandas sejam supridas em um prazo recorde. Dessa forma, sobra tempo para esses profissionais focarem nas tomadas de decisão do negócio.

5. Otimiza o controle da jornada de trabalho

O ponto digital oferece mais eficácia no controle da frequência dos funcionários, principalmente quando é usado como aplicativo de celular. Os colaboradores podem fazer check-in e check-out de atividades monitoradas interna ou externamente.

Adotar uma ferramenta móvel que faz a marcação no horário correto de qualquer lugar permite que o tempo de trabalho seja rastreado corretamente. Sendo assim, você paga um preço justo pelas horas de serviço.

6. Legaliza a empresa em relação às leis trabalhistas

Outro benefício de investir no ponto digital é a adequação da empresa no que diz respeito às leis da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas). Se você emprega 10 ou mais funcionários, deve respeitar o artigo 74, que estabelece o uso obrigatório do controle de ponto.

Nesse sentido, o registro automático é o mais recomendado por especialistas. Afinal, é mais simples, prático e rápido. No caso da empresa ter que enfrentar uma ação na justiça, cabe a você apresentar os registros que comprovem a trajetória do trabalhador. Por isso é tão importante manter tudo organizado por meio de recursos inteligentes.

7. Oferece melhor custo-benefício

O sistema por aplicativo é de fácil instalação, tem um custo baixo se comparado a outros produtos ou serviços de controle de ponto, não requer manutenção frequente, equipamentos ou infraestrutura.

Também não é necessário adquirir memórias ou realizar backups. O armazenamento é feito em nuvem. Por esse motivo, você pode acessar as informações de qualquer lugar, mesmo se estiver em uma viagem. Tudo isso representa uma economia enorme para o seu bolso!

Viu como o controle de ponto digital é uma ferramenta indispensável e que gera inúmeros benefícios para o seu negócio? Pense nisso como uma estratégia capaz de levar a sua empresa a um outro patamar de produtividade e desenvolvimento!

Que tal modernizar a sua empresa com a implantação de um aplicativo inteligente para otimizar os resultados de uma vez por todas? Temos a solução ideal para você! Entre em contato conosco e saiba mais!

Leave A Comment