Controle de entrada e saída de funcionários: livre-se do problema

Início » Blog » Gestão de Pessoas » Controle de entrada e saída de funcionários: livre-se do problema

Controle de entrada e saída de funcionários: livre-se do problema

2019-04-22T14:03:05+00:0007/01/2019|Gestão de Pessoas, Todos os nossos artigos|
Tempo de leitura: 4 minutos

O registro de ponto, isto é o controle de entrada e saída dos funcionários, é uma das rotinas mais importantes de uma empresa. Obrigatório para estabelecimentos com 10 ou mais colaboradores, o “ponto” serve como fonte de informações para a elaboração da folha de pagamento, contabilizando, entre outras coisas, as horas-extras.

Vale lembrar que não observar a legislação, como as portarias 1510 e 373 MTE (Ministério do Trabalho) que prevêem o registro da jornada do trabalhador, acarreta em penalidades, gerando gastos e manchando a reputação do empregador.  

Gestores e trabalhadores devem empenhar-se para manter o controle de ponto atualizado, com informações precisas, para não se correr o risco de pagamentos indevidos e problemas com a lei.

Mas o que parece ser uma tarefa simples, na verdade, pode se transformar em um contratempo para todos. Entenda como evitar problemas sem gastar muito:

O controle de ponto: ontem e hoje

Dentre as diversas maneiras de fazer o controle de entrada e saída de funcionários, os sistemas manuais e mais tradicionais, como o livro de ponto e o relógio de ponto, vêm se mostrando ineficientes. Principalmente diante das novas dinâmicas das empresas modernas.

Sistemas tradicionais o deslocamento do trabalhador de seu posto, de duas a quatro vezes por dia, pelo menos, simplesmente para assinar o ponto ou “picar o cartão”.

Em um dia agitado, e com tantas demandas a cuidar, essa ação pode representar um transtorno e perda de tempo para o trabalhador. Além do fato de que o cartão de ponto manual pode ser mais vulnerável a fraudes e falhas humanas.

Por isso, cada vez mais as empresas vêm recorrendo à tecnologia e aderindo a sistemas informatizados para cumprir determinadas tarefas.

Uma opção tecnológica do ponto para funcionários, já bastante popular, é o relógio de ponto biométrico. Ele permite a identificação do trabalhador por características físicas e intransferíveis, como a leitura facial. Dispensa o uso de senhas ou de qualquer outro meio físico, como uma cartão de ponto.

O ponto digital é totalmente seguro contra fraudes, não permitindo que uma pessoa marque ponto por outra ou que alguém não autorizado tenha acesso à organização.

O ponto biométrico para o controle de entrada e saída de funcionários também oferece uma excelente relação custo-benefício. A empresa reduz custos com manutenção de maquinário e emissão de cartões magnéticos.

A facilidade de manuseio e a possibilidade da geração automática dos dados precisos para a folha pagamento implica também na redução da quantidade de funcionários responsáveis pelos processos envolvidos nos processos.

Uma Solução Digital

Além do sistema de ponto biométrico, o mercado hoje conta com uma nova aposta para o controle de entrada e saída de funcionários. É o sistema de ponto web, ou digital, que além de agregar todas as vantagens da marcação biométrica, proporciona benefícios extras.

Imagine se o trabalhador pudesse marcar seu ponto, de onde estiver,  com simples toques na tela de seu smartphone? Se colaboradores externos, em viagem pela empresa e em regime de home office pudessem marcar seu ponto tal qual o trabalhador que está no recinto da empresa?

Maior praticidade, impossível! E sem custos adicionais! Tudo isso o aplicativo de ponto digital da Tangerino proporciona para você!

Mais facilidades para a equipe do RH e supervisores! O aplicativo de controle de ponto digital da Tangerino permite monitorar a localização de cada colaborador. Vai otimizar as rotinas de RH relacionadas à folha de pagamento,  horas-extras e banco de horas. O departamento poderá canalizar tempo e esforços para outras atividades.

O colaborador vai precisar somente baixar um aplicativo e cadastrar uma senha de acesso. O software de controle de ponto envia as notificações sobre a marcação de ponto, evitando que o funcionário esqueça do registro.

Nunca antes o controle de entrada e saída de funcionários foi tão fácil e rápido! Conheça o Tangerino e teste a plataforma grátis por 14 dias!

Sobre o Autor:

Formado em Ciências da Computação e Pós Graduado na FGV, se destacou logo no início de sua carreira como Líder Técnico em projetos em fábricas de Software. Em 2007, mudou-se para Londres para atuar como Arquiteto Java na empresa Britânica Boltblue Corp. Na volta, fundou a Framework, empresa que vem se consolidando há 10 anos. Hoje ocupa a função de Diretor Executivo na Framework, e Tangerino (Startup criada com seus sócios).
Nosso site faz o uso de cookies e outros serviços de terceiros.
Para mais informações veja nossa Política de Privacidade.
Ok