Controle de funcionário externo com app de controle de ponto

Início » Blog » Controle de ponto » Controle de funcionário externo com app de controle de ponto

Controle de funcionário externo com app de controle de ponto

2019-05-16T11:52:26+00:0008/05/2015|Controle de ponto, Todos os nossos artigos|
Tempo de leitura: 3 minutos

Até poucos anos atrás não era possível acompanhar a jornada e trabalho de funcionários externos. Porém, com o desenvolvimento do app de controle de ponto, isso se tornou não apenas possível com também muito fácil. Ele pode ser instalado no celular do próprio funcionário, é seguro e funciona online.

Leia este post para saber tudo sobre o relógio de ponto ideal para quem trabalha fora da empresa!

Como funciona o controle de ponto móvel

O app de controle de ponto é um software que pode ser instalado em aparelhos com sistema Android e iOS e também pode ser usado em computadores. Ele funciona por meio de biometria, com reconhecimento facial, de forma que não permite que outra pessoa faça a marcação de ponto do funcionário.

O controle de ponto com GPS utiliza o sinal de GPS do smartphone para mostrar o local exato onde está o colaborador, garantindo maior segurança para o colaborador e também para a empresa. Essa tecnologia é ideal para fazer o controle de ponto de motoristas e funcionários que trabalham fora das instalações da empresa, pois o gestor tem a certeza de que o ponto só foi registrado quando o profissional realmente estava no local de trabalho.

E se não houver conexão de internet no local?

O empregador não pode ser refém da conexão de internet, especialmente quando isso é mais difícil, como é o caso de quem tem muitos empregados realizando serviços fora da empresa. Por isso, o app de controle de ponto funciona também offline.

O sistema de controle de ponto armazena a marcação de ponto do funcionário em seu banco de dados, ao qual o funcionário não tem acesso. Quando é estabelecida uma conexão de internet, o registro é enviado para a nuvem e pode ser visualizado pelo empregador com local e horário originais. O GPS não requer internet para funcionar.

Acompanhe rotas e entregas

Além de registrar o início e o final da jornada de trabalho, o app de controle de ponto também auxilia no monitoramento de funcionários externos, como representantes comerciais, técnicos de manutenção e produtores de eventos, por exemplo.

Acompanhar rotas e horários desses colaboradores é uma oportunidade de melhorar o serviço oferecido, por meio de dados confiáveis sobre o caminho feito pelo empregado e o tempo gasto em cada local, entre outras questões.

O app de controle de ponto é aceito judicialmente?

Sim! Aplicativos de controle de ponto como o Tangerino foram autorizados pela Portaria 373 do MTE de 2011, que regulariza o uso de sistemas alternativos de controle de jornada. Essa lei determina os requisitos obrigatórios para o app de controle de ponto, como a impossibilidade de marcação automática e a emissão de comprovantes de registro para o empregado, entre muitos outros.

Dessa forma, o aplicativo de ponto é aceito como prova em processos judiciais e cumpre com todas as normas observadas em uma eventual fiscalização do Ministério do Trabalho. Ele é mais seguro que outros tipos de softwares de controle de ponto, tanto em relação à fraudes quanto à erros de funcionários ou do RH.

O app de controle de ponto permite controlar a jornada de trabalho de pessoas que trabalham fora da empresa, mesmo que estejam cada dia em um lugar diferente. Dessa forma, ele traz mais segurança para o empresário, que consegue acompanhar seu funcionário e também para o trabalhador, que terá como comprovar a carga horária cumprida.

Entre em contato com a Tangerino para saber como implantar o app de controle de ponto na sua empresa ou faça um teste grátis de 14 dias para conhecer a solução na prática!

 

Sobre o Autor:

Formado em Ciências da Computação e Pós Graduado na FGV, se destacou logo no início de sua carreira como Líder Técnico em projetos em fábricas de Software. Em 2007, mudou-se para Londres para atuar como Arquiteto Java na empresa Britânica Boltblue Corp. Na volta, fundou a Framework, empresa que vem se consolidando há 10 anos. Hoje ocupa a função de Diretor Executivo na Framework, e Tangerino (Startup criada com seus sócios).
Nosso site faz o uso de cookies e outros serviços de terceiros.
Para mais informações veja nossa Política de Privacidade.
Ok