Controle de horas extras: Plano de ação para a redução

//Controle de horas extras: Plano de ação para a redução

Controle de horas extras: Plano de ação para a redução

By |2018-08-07T17:24:03+00:0019/10/2016|Todos os nossos artigos|1 Comment

O controle de horas extras é fundamental para o sucesso de um negócio. Sem isso, a empresa corre riscos de assumir mais gastos do que deveria, atrasar entregas e demandas,  demitir funcionários sem necessidade e estar sujeita a possíveis processos judiciais por não pagar ao seu funcionários o valor correto.

Gerenciamento de Horas Extras

controle de horas extras

Leia o nosso artigo: Como funciona o controle de horas extras?

O primeiro passo para ter um bom controle de horas extras é implementar uma boa gerência. Muitas empresas têm o hábito de promover uma funcionário que trabalha há um bom tempo na empresa e conquistou confiança. Entretanto, esse tipo de ação pode ser prejudicial por dois motivos:

  1. O fato de tornar um funcionário gerente exige o respeito a legislação, o que muitas vezes não acontece.
  2. Um funcionário de confiança não necessariamente têm as habilidades necessárias para gerenciar. O gerente, além de liderar a equipe e conhecer o seu time, deve ter a capacidade de incentivar a produtividade e saber utilizar os recursos disponíveis. Calcular melhor as horas que serão usadas em um projeto para evitar horas extras e delegar as tarefas de maneira correta são um fator essencial para uma boa gerência.

 

Plano de Ação para Reduzir Horas Extras

Definir um plano de ação é definir uma estratégia para controlar as horas extras e reduzir custos.  Uma boa opção é o banco de horas. Em empresas com projetos sazonais, por exemplo, que uma parte do ano têm bastantes demandas e em outro nem tanto assim, podem ter grandes vantagens a aderir o sistema, tanto para o empregador, quanto para o funcionário. As horas extras não são revertidas em bônus salarial, e sim em folgas. Além disso, o horário se torna mais flexível, evita demissões e burocracia de empregos temporários.

Entretanto, é sempre bom conversar com sua equipe antes de tomar qualquer decisão e entrar em um consenso, a fim de encontrar uma solução que agrade a todos. Treine bem seus funcionários e tenha conhecimento da forma que todos trabalham, para planejar bem os projetos e estabelecer prazos com os quais todos possam trabalhar.

controle de horas extras

Precisando de uma ajuda para controlar as horas extras dos funcionários de sua empresa? Conheça o aplicativo Tangerino.  É um sistema que controla as horas trabalhadas, gerencia o ponto do funcionário em relação a sua localização e gera ao final do mês a folha de ponto completa.

Interessou? Faça um teste gratuito!

Clique aqui 

 

eBook Aumente a produtividade Tangerino

One Comment

  1. JaneOliver 23/04/2017 at 16:20 - Reply

    Tenho esse problema na empresa que Trabalho, pois, nela surgem necessidades de colheita e embasamento de férias para atender clientes e às vezes além de passapassar semanas excedendo a carga horaria normal,precisamos contratar mão de obra,onde acaba gerando a necessidade de fazer horas extras em vários setores.

Leave A Comment