Controle de ponto digital biométrico em um toque de tela

/, Todos os nossos artigos/Controle de ponto digital biométrico em um toque de tela

Controle de ponto digital biométrico em um toque de tela

By |2018-10-16T14:11:42+00:0012/02/2016|Controle de ponto, Todos os nossos artigos|0 Comments

O ponto digital biométrico é uma possibilidade apresentada pelos sistemas alternativos de marcação de ponto. Regulamentadas pela portaria 373 do MTE, essas tecnologias conferem praticidade e mais segurança aos registros.

A biometria permite que as marcações sejam feitas em um toque na tela do equipamento utilizado. Assim, é a opção ideal para garantir que os colaboradores não percam muito tempo com o processo, favorecendo suas rotinas e todo o serviço de gestão de ponto eletrônico.

O que é um sistema de ponto digital

Antes de avançarmos para a biometria em si, é interessante esclarecer o que é o sistema digital que conta com essa tecnologia.

Em 2009, o MTE publicou a portaria 1510 que regulamentava o uso de sistemas eletrônicos, como relógios de ponto, para o controle de horas trabalhadas no ambiente de trabalho. Seu principal objetivo era evitar as fraudes que se tornaram recorrentes por meio dos sistemas manuais e mecânicos, resultando em problemas internos e até em processos trabalhistas.

Apesar de representar um marco positivo, a implementação dos equipamentos que foram regulamentados poderia ser custosa para as empresas e, por isso, o debate em torno do uso de soluções alternativas se intensificou.

Como soluções alternativas, temos o relógio de ponto digital ou o ponto online, como os aplicativos de controle de ponto. Sistemas que, em 2011, foram regularizados pela portaria 373 do MTE.

Esses apps de ponto eletrônico podem ser instalados em computadores desktop, notebooks, tablets ou smartphones e permitem que a marcação seja feita de diferentes formas, incluindo a biometria. E é daí que vem o ponto digital biométrico.

Como funciona o ponto digital biométrico

Como agora você já sabe, o ponto digital biométrico funciona por meio de aplicativos de controle de ponto, como o Tangerino. A empresa que contrata a solução precisa tê-la instalada nos dispositivos a serem utilizados na empresa e pelos colaboradores.

De acordo com a legislação do controle de ponto, é preciso disponibilizar um equipamento para a marcação no local de trabalho. Porém, o app permite que os colaboradores façam seus registros por meio de seus próprios smartphones.

Em todo o caso, é preciso realizar o cadastro de todos da empresa fornecendo seus dados, além de cumprir um processo para o reconhecimento das impressões digitais. Essas informações ficam gravadas no sistema do Tangerino, permitindo a pronta identificação dos colaboradores.

Ao chegar na empresa, fazer a pausa e retornar do intervalo e, por fim, ao encerrar a jornada de trabalho, basta que o colaborador posicione seu dedo na tela do dispositivo com o app ativo para que a marcação seja feita.

 

Fácil assim, em um toque de tela, o sistema de ponto digital biométrico registra quem marcou ponto e em quais horários ao longo do dia.

Porque apostar em um ponto digital com biometria

Mesmo sem a biometria, um sistema de ponto digital tem diversos benefícios para o empregador e seus colaboradores. Uma tecnologia assim pode ser facilmente integrada a outros softwares em uso na empresa, como o de folha de pagamento.

Além do mais, uma vez que automatiza o registro da marcação de ponto, confere mais transparência ao processo. Isso aumenta a confiança e simplifica o trabalho do RH na gestão das horas e no fechamento da folha de pagamento.

Em meio à correria da rotina de trabalho no mundo atual, a praticidade do ponto digital biométrico faz com que não haja desculpas para marcações não realizadas, tampouco dúvidas quanto ao total de horas trabalhadas por cada colaborador. Uma tecnologia que favorece a empresa como um todo.

Ficou interessado em um sistema de marcação de ponto com biometria? Aproveite e conheça outras funcionalidades do Tangerino!

Leave A Comment