Controle de ponto em home office: confira tudo o que você precisa saber!

/, Gestão de Pessoas, Todos os nossos artigos/Controle de ponto em home office: confira tudo o que você precisa saber!

Controle de ponto em home office: confira tudo o que você precisa saber!

A transformação digital é processo que leva empresas a intensificar o uso de tecnologias que contribuem para a conquista de melhores resultados. Mudanças decorrentes desse movimento favorecem o crescimento do trabalho remoto e lança dúvidas sobre como realizar o  controle de ponto home office.

O Portal TD realizou uma pesquisa sobre o futuro do trabalho. 34,3% dos profissionais entrevistados disseram que suas empresas pretendem incentivar mais o trabalho remoto. A modalidade é cada vez mais busca porque traz melhorias, dentre elas, o aumento de produtividade.

Como veremos mais adiante, o controle de horas trabalhadas pelo colaborador home office permite ao empregador constatar o quanto essa modalidade é, de fato, positiva para a sua empresa. Continue a leitura do post e saiba mais!

Controle de ponto home office e a lei

A lei trabalhista nº 13.467 que entrou em vigor em novembro de 2017 promoveu alterações no artigo 62 da CLT. Com isso, estabeleceu que o limite de 8 horas diárias ou 44 horas semanais não se aplica ao trabalho remoto.

A legislação entende que, em razão da natureza do trabalho, os colaboradores que trabalham no regime remoto podem ser dispensados do controle de ponto. O que não impede, porém, que essa empresa e colaboradores façam um acordo para determinar como deve ser feito o controle, seja por tarefa ou jornada.

Para tanto, o recomendável é que o acordo sobre o controle de ponto de funcionários seja formalizado por meio de um contrato entre as partes. E ainda, que a empresa recorra a tecnologias especialmente desenvolvidas para viabilizar o controle de ponto home office.

Assim, mesmo a distância, a empresa consegue acompanhar o registro de ponto de início e de fim da jornada, além de intervalos e outras variações de tempo.

A importância de controle de ponto home office

Uma vez que o trabalho remoto não exige o controle da jornada de trabalho flexível, não torna imperativo o pagamento de horas extras. Então, para que serve o controle de ponto home office?

A empresa e seus colaboradores podem acordar um trabalho 100% remoto ou híbrido, que divide a jornada semanal entre presencial e a distância. Ou, ainda, adotar a prática sempre que o colaborador necessitar.

Em todo caso, os resultados tendem a ser positivos. A já mencionada pesquisa do Portal TD aponta 56,2% dos profissionais avaliam que a modalidade home office impacta positivamente a produtividade.

E para que uma empresa possa verificar se essa vantagem se aplica ao seu segmento, o controle de ponto home office é a solução ideal . Isso porque permite acompanhar o tempo de trabalho em relação ao cumprimento de tarefas e avaliar o desempenho dos funcionários mesmo quando aplica-se o controle de ponto externo.

Como realizar o controle de ponto home office

Existem softwares para acompanhamento remoto que registram quando o usuário faz login e quando faz logoff nesse sistema, permitindo que o empregador tenha acesso a esses dados. Porém, a solução pode falhar, caso o colaborador se esqueça de sair do programa durante seu intervalo para o almoço, por exemplo.

Assim, o ideal seria contar com uma ferramenta que envie lembretes ao funcionário e torne a marcação de ponto mais simples. E isso é possível com um aplicativo de controle de ponto digital, como o Tangerino.

Com um software de controle de horas trabalhadas instalado em seu dispositivo móvel, o colaborador pode marcar a entrada, saída e pausas com apenas alguns cliques. Ou até mesmo usando nosso sistema de reconhecimento facial.

A praticidade torna mais simples o controle de ponto home office e ainda permite que a empresa, mesmo a distância, acompanhe em tempo real cada atualização. Assim, facilita a gestão do banco de horas e a avaliação da produtividade.

Gostou do post e quer saber mais sobre nossa tecnologia para o controle de ponto home office? Experimente gratuitamente o app Tangerino!

Leave A Comment