Controle de ponto móvel: tudo o que a sua empresa precisa saber!

/, Todos os nossos artigos/Controle de ponto móvel: tudo o que a sua empresa precisa saber!

Controle de ponto móvel: tudo o que a sua empresa precisa saber!

By |2018-08-13T10:14:33+00:0013/08/2018|Controle de ponto, Todos os nossos artigos|3 Comments

O controle de ponto móvel, ou mobile, é aquele que pode ser feito por meio de dispositivos facilmente levados com o usuário, como smartphones, tablets e notebooks.

Você pode disponibilizar o controle de ponto mobile por meio de sistemas de controle de ponto online, hospedados na web (SaaS), ou então fazendo uso de aplicativos de controle de ponto, como o Tangerino.

Interessado em saber mais sobre essa solução? Siga com a leitura!

Controle de ponto online e a legislação brasileira

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) prevê que empresas com mais de 10 funcionários são obrigadas a implementar e manter o registro de ponto dos funcionários, a fim de comprovar a carga horária realizada durante a jornada de trabalho.

Esse controle pode ser feito de três maneiras: manual, mecânica e eletrônica. Tendo em vista as facilidades que o ponto eletrônico oferece, este é o modelo mais adotado atualmente.

Uma evolução do ponto eletrônico é o ponto móvel, que permite a marcação de ponto onde quer que o colaborador esteja. Mas, será que ele é legal?

Sistemas de controle de ponto mobile, assim como aplicativos de controle de ponto estão respaldados pelas Portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho. Portanto, são totalmente legalizados.

Por que fazer uso do controle de ponto móvel?

Empresas que possuem equipes externas são as mais beneficiadas com o controle de ponto mobile, afinal, podem monitorar a jornada de seus colaboradores a distância. O registro de entrada e saída é feito pelo colaborador onde quer que ele esteja, evitando atrasos ou esquecimentos na marcação de ponto.

O ponto móvel também é ideal para aquelas organizações que já aderiram ao teletrabalho, ou home office. Os colaboradores alocados em casa podem acessar o sistema de controle de ponto a partir do computador, tablet ou smartphone, mantendo-se totalmente dentro das políticas de controle de jornada da empresa.

Outra vantagem de investir em soluções de controle de ponto online é a redução de custos. Enquanto um relógio de ponto tradicional tem alto custo inicial e exige manutenções mensais, que devem ser assumidas pela empresa, o ponto móvel é contratado conforme o número de funcionários e oferece atualizações constantes, por conta do fornecedor.

E aplicativo de controle de ponto, quais as vantagens?

Os aplicativos de controle de ponto são ideais para empresas que buscam mais transparência nas relações trabalhistas e se preocupam com a qualidade de vida dos colaboradores.

O excesso de horas extras, por exemplo, gera doenças ocupacionais e onera a folha de pagamento, trazendo duplo prejuízo para a organização. Já os atrasos e faltas impactam na produtividade e nos resultados do negócio.

Com um aplicativo de controle de ponto como o Tangerino, sua empresa monitora em tempo real a jornada de trabalho dos funcionários, sabendo quem está realizando horas extras e quem chega atrasado com frequência.

Isso permite agir proativamente no tratamento desses problemas e evitar as consequências citadas acima. Também contribui para que sua empresa desenvolva políticas de gestão de pessoas alinhadas às necessidades do público interno e ainda reduza os custos decorrentes do absenteísmo e turnover.

Já pensou em ter um ponto móvel na sua empresa? Teste o Tangerino gratuitamente por 14 dias e comprove os benefícios de um aplicativo de controle de ponto!

3 Comments

  1. Valnei 09/02/2017 at 23:03 - Reply

    A Portaria / MTE 1510/2009 cita o ponto eletrônico REP e não o Ponto Móvel.

    A Portaria 373/2011 autoriza os empregadores a usarem outros sistemas eletrônicos de controle de ponto que não previstos na portaria 1510/2009, desde que isto conste na Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho. Considerando que se utilize do “ponto por exceção” .

    E, em função do uso deste sistema alternativo, o empregador deve deixar disponível ao empregado, até a data do pagamento, qualquer informação que lhe altere a folha de pagamento.

    Este sistema “alternativo”, seria o Ponto Móvel ???

    • Tangerino 28/03/2017 at 16:59 - Reply

      Boa tarde, Valnei. Tudo bem?

      O controle alternativo de jornada é autorizado pela portaria 373 do MTE em seu primeiro artigo e possibilita que empresas acompanhem o cumprimento do trabalho de seus colaboradores externos por meio de um smartphone ou tablet, por exemplo. Por isso essa metodologia de ponto alternativo ficou conhecida também como Controle de Ponto Móvel, pois dispensa marcações nos tradicionais e estáticos relógios de ponto, desde que aprovada em convenção coletiva (como você mesmo mencionou).

      Espero ter ajudado!
      Obrigado por deixar seu comentário 🙂

  2. Luiz Eduardo Cezar 17/01/2018 at 15:00 - Reply

    Olá, fiquei com uma dúvida, na Portaria MTE nº 373/11 diz que para usar sistema de ponto “alternativo” devo ter uma autorização em Acordo Coletivo de Trabalho. Se eu nao tiver isso, nao poderei usar o Ponto Online?

Leave A Comment