Controle de ponto online grátis vale a pena?

//Controle de ponto online grátis vale a pena?

Controle de ponto online grátis vale a pena?

By |2018-09-03T11:35:14+00:0002/07/2018|Todos os nossos artigos|0 Comments

Abra seu navegador de internet e digite “controle de ponto online grátis”. Rapidamente aparecerão dezenas de opções para quem não deseja investir dinheiro no controle de jornada dos funcionários. Entretanto, você já ouviu aquela frase “o barato sai caro”? Pois é, o uso de um ponto eletrônico online grátis pode representar um risco à sua empresa, e é por esse motivo que resolvemos escrever este post.

Será que o controle de ponto online grátis vale a pena?

A facilidade da marcação de ponto online

Todos querem aproveitar as facilidades que a internet e as tecnologias da informação trazem, inclusive na marcação de ponto online. Só o fato de poder controlar as entradas e saídas de funcionários externos sem que eles precisem se deslocar até a empresa já é um ganho imenso, de combustível e de produtividade.

O ponto móvel permite, ainda, que você implemente políticas de home office e fique por dentro de tudo o que os colaboradores que vivem viajando estão fazendo: hora que entram, hora que saem, se fizeram horas extras ou ficaram devendo alguns minutos para o banco de horas.

Finalmente, ter um relógio de ponto online facilita a consolidação dos registros, a geração de relatórios e a importação dos dados para a folha de pagamento, conferindo mais agilidade aos processos do departamento pessoal.

Tudo muito simples, ágil e fácil, certo? Mas você já pensou se esse sistema de controle de ponto online grátis é descontinuado? E se ele não é homologado pelo Ministério do Trabalho? E se ele apresenta falhas no armazenamento de dados?

Esses são apenas alguns dos riscos que um ponto eletrônico online grátis pode oferecer à sua empresa. Saiba mais sobre eles logo a seguir!

A descontinuidade do ponto eletrônico online grátis

Oferecer uma solução gratuita de marcação de ponto online é uma ótima maneira de atrair potenciais clientes, certo? Mas é um negócio que não se sustenta ao longo do tempo, afinal, toda empresa precisa gerar lucro para sobreviver.

Aos poucos, o controle de ponto online grátis pode ser deixado de lado pela empresa fornecedora e, sem as devidas atualizações, tornar-se obsoleto, prejudicando a performance da sua organização, a segurança da informação e também sua reputação junto ao Ministério do Trabalho, em decorrência de processos trabalhistas. E por falar em MTE…

A homologação do ponto móvel junto ao Ministério do Trabalho

Todo sistema de controle de ponto, seja grátis ou não, deve estar em conformidade com a Portaria 1510 do MTE ou então com a Portaria 373 do MTE. Caso seu ponto eletrônico online grátis não esteja alinhado com nenhuma dessas Portarias, em uma possível fiscalização do MTE, sua empresa pode ser multada.

As falhas no armazenamento de dados

A marcação de ponto online tem como objetivo facilitar a vida tanto dos colaboradores quanto do setor de RH, mas é imprescindível que os dados coletados e armazenados sejam 100% confiáveis, o que é garantido pelo processo de homologação do MTE.

Qualquer falha de registro, falta ou excesso de marcações de ponto, inconsistência nos dados da empresa ou dos colaboradores, pode gerar passivos trabalhistas. Em outras palavras, sua empresa pode ser questionada judicialmente pela negligência em contratar um sistema de controle de ponto realmente eficaz.

Tanto é, que a maioria dos processos que tramitam na justiça trabalhista está relacionada ao pagamento de horas extras.

Viu como o barato pode sair caro? Inicialmente, pode parecer que o controle de ponto online grátis vale a pena, no entanto, os riscos a que sua empresa fica submetida são muito maiores do que o investimento em uma solução com credibilidade no mercado.

Se você está em busca de um ponto móvel homologado pelo MTE e pensado diariamente para facilitar o seu dia a dia, experimente o Tangerino!

Leave A Comment