Controle de Ponto Eletronico para Trabalho Noturno

/, Todos os nossos artigos/Controle de Ponto Eletronico para Trabalho Noturno

Controle de Ponto Eletronico para Trabalho Noturno

By |2018-08-07T17:48:05+00:0013/09/2016|Controle de ponto, Todos os nossos artigos|0 Comments

No artigo de hoje, temos uma dúvida a ser esclarecida sobre o controle de ponto eletronico e, mais ainda, quando ela é relativa ao trabalho noturno. Você conta com colaboradores que trabalham à noite e quer saber como gerir melhor a carga horária deles? Basta conferir esse artigo e descobrir já!

Uma pergunta muito comum sobre a jornada de trabalho noturno é a seguinte:

“Trabalho noturno dá direito a adicional insalubridade?”

Nós te respondemos! Vamos entender melhor o que é trabalho noturno. De acordo com o Artigo 73 da CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – no âmbito urbano, o trabalho noturno é carga horária cumprida entre às 22 horas e 5 horas.

Quer saber o que é insalubridade? Nós te contamos: “Trata-se da exposição humana a agentes físicos, químicos ou biológicos que prejudiquem a saúde.”

Ufa! Com esses conceitos em mente, podemos responder a sua dúvida: não, o trabalho noturno não dá direito a adicional insalubridade.

Vamos agora a outra pergunta muito comum:

Será que o controle de ponto também serve para o trabalho noturno 12×36?

Na verdade, é bom considerar que o trabalho noturno nessa escala somente é válido em caráter excepcional, sendo a jornada de 12 horas trabalhadas por 36 de descanso – mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Ainda assim, o controle de ponto deve ser utilizado, a fim de assegurar todos os direitos e deveres existentes entre empresa e funcionários.

Neste quesito, feriados são concedidos em dobro e a hora noturna, segundo a lei, registrada como sendo 52 minutos e 30 segundos – ou ainda, 12,5% sobre o valor referente à hora diurna.

E então, será que você já possui os melhores e mais modernos processos em controle de ponto para o seu negócio?

Quer mesmo reduzir as dores de cabeça do seu departamento pessoal e ter todos os direitos da sua empresa em dia?

Sim? É isso mesmo!

eBook Escolha Ponto Eletrônico

Leave A Comment