Controle eletrônico de ponto: mais eficiência e qualidade para você!

Início » Blog » Controle de ponto » Controle eletrônico de ponto: mais eficiência e qualidade para você!

Controle eletrônico de ponto: mais eficiência e qualidade para você!

Tempo de leitura: 3 minutos

O controle eletrônico de ponto oferece muito mais segurança, qualidade e eficiência para o RH. Seja por meio de controle biométrico ou cartão de ponto eletrônico, o sistema consolida as informações da jornada de cada funcionário e permite que você faça desse setor uma área realmente estratégica na empresa.

Conhecer o ponto eletrônico, como funciona, quanto custa e como é feita a implementação são ações fundamentais para que você faça a escolha certa na hora de definir o seu fornecedor.

Quer entender melhor o assunto? Então continue lendo e lembre-se de assinar nossa newsletter para receber novidades exclusivas direto em seu e-mail!

Controle de ponto eletrônico x controle de ponto manual

Por muitos anos o controle da jornada de trabalho foi feito por meio de livros de ponto ou relógios manuais, com cartões de papel ou cartolina. Além de ineficientes no preenchimento, consolidar os dados de cada trabalhador era uma verdadeira missão que tomava muito tempo e paralisava o RH uma vez ao mês.

E há mais! O controle manual ainda é passível de fraude, tanto pelos colaboradores quanto por empresas mal intencionadas. Isso gera uma relação conflituosa com os trabalhadores que pode parar, inclusive, na justiça, e gerar grandes prejuízos.

O papel da tecnologia nessa relação

Com a evolução tecnológica a relação das empresas com seus colaboradores mudou muito. Demandas como o regime de trabalho em home office e o controle de jornada de vendedores externos exigiram do mercado (e da legislação) novas respostas.

Nesse contexto surgiu o controle eletrônico de ponto, amparado pelas portarias 1510 e 373 do Ministério do Trabalho, que facilita essa gestão e consolida todas as informações referentes à jornada dos trabalhadores em um painel de controle simples e intuitivo.

Os benefícios do controle eletrônico de ponto

As vantagens de adotar o controle de ponto, mais do que financeiras, são estratégicas. Com a automação de tarefas como o fechamento da folha de ponto, controle de banco de horas e criação automática de relatórios você poderá:

  • reduzir os gastos com a folha de pagamento do setor de RH;
  • gerar relatórios gerenciais com poucos cliques;
  • evitar acúmulo de horas extras ou banco de horas;
  • reduzir a possibilidade de fraudes e modificações nos dados;
  • otimizar o controle de jornada;
  • criar uma relação mais clara com seus funcionários;
  • evitar problemas com a justiça trabalhista.

Esses são apenas alguns dos benefícios de contar com o suporte da tecnologia no RH de sua empresa. Um Recursos Humanos estratégico tem voz ativa nas decisões da diretoria, auxilia em pontos como o clima organizacional, gestão de carreiras e muitos outros pontos fundamentais.

Com um ambiente melhor e planos claros, os colaboradores produzem mais e geram melhores resultados para a empresa. No fim, o que era para ser apenas um controle eletrônico de ponto torna-se um importante aliado na melhoria dos resultados da empresa.

Quer testar o melhor sistema de controle de ponto do mercado totalmente grátis por 14 dias? Então faça agora o seu cadastro e converse com nossos consultores para tirar todas as suas dúvidas!

Leave A Comment