5 dicas para otimizar processos de uma empresa

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5 dicas para otimizar processos de uma empresa

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Simples medidas capazes de otimizar processos de uma empresa podem fazer uma diferença significativa nos resultados, não importa o seu segmento. Mesmo instituições públicas, consideradas mais burocráticas, estão prestando atenção em formas eficazes de mapear seus processos e torná-los mais ágeis.

Sua empresa está indo nessa direção?

Segundo relatório do SEBRAE, que reúne as principais causas de morte de empresas, negócios que aperfeiçoam serviços e inovam processos tendem a sobreviver mais no mercado.

Esse é mais um bom motivo para você seguir com a leitura deste artigo e entender 5 maneiras de tornar os processos de sua empresa otimizados! Confira!

1. Realizar o mapeamento de processos

O primeiro passo é mapear os processos existentes na organização. Nessa etapa, é feito um reconhecimento das atividades desenvolvidas e seu fluxo de realização, além do entendimento de como elas se relacionam entre si.

O mapeamento é imprescindível na busca por otimizar processos de uma empresa, já que mostra os pontos críticos, as atividades que precisam melhorar, as falhas e os resultados.

2. Utilizar softwares que dinamizam tarefas

Uma vez feito o mapeamento de processos, você saberá quais setores e tarefas não estão entregando os resultados desejados. Talvez isso aconteça pela alta demanda de atividades ou falta de recursos, por exemplo.

Os softwares são ótimas alternativas para otimizar processos de uma empresa, já que aumentam a capacidade produtiva dos recursos humanos, que fazem mais em menos tempo.

Um exemplo de softwares que otimizam processos são os aplicativos de controle de ponto, bons auxiliares dos setores de RH.

Eles tornam as tarefas dessas equipes mais estratégicas, possibilitam o controle de produtividade e o controle de frequência dos funcionários, entregam relatórios completos para a tomada de decisão assertiva e podem, até, possibilitar a gestão de equipes externas!

3. Digitalizar documentos e tarefas

Se a sua empresa vive em uma pilha eterna de documentos que não acaba, é o momento de rever a forma de organizar essas informações.

Em alguns casos ter o controle físico de dados é importante, mas cada vez mais a manipulação de dados digitais tem se mostrado necessária.

Otimizar processos de uma empresa, portanto, passa não só por digitalizar documentos, como por realizar algumas tarefas de forma digital, reforçando o papel do RH estratégico.

4. Integrar dados

Outra forma de otimizar processos de uma empresa é por meio da integração de dados. Especialmente em empresas com equipes diversas, é importante que determinadas informações estejam acessíveis a cada um dos times, evitando erros e repetições de tarefas.

Essa integração passa pelo rearranjo dos processos, por exemplo, ou pelo uso de soluções informatizadas de amplo acesso dos envolvidos.

5. Investir em uma comunicação assertiva

Por fim, o investimento em uma comunicação interna eficaz. Essa, talvez, é uma das soluções mais desafiadoras na gestão de processos, já que envolve a cultura da organização.

No entanto, medidas simples podem ser utilizadas, como a implementação de canais de comunicação interna (as redes sociais corporativas já não são soluções inalcançáveis, por exemplo) e a realização de reuniões entre equipes.

Viu como é possível otimizar processos de uma empresa com algumas medidas simples? Não abra mão de ferramentas tecnológicas que lhe ajudam nessa tarefa, elas são um ótimo investimento para qualquer organização.

Quer mais dicas de otimização? Saiba o que o controle eletrônico de ponto pode fazer por sua empresa!

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