5 ferramentas de RH para otimizar a sua gestão

Início » Blog » Gestão de Pessoas » 5 ferramentas de RH para otimizar a sua gestão

5 ferramentas de RH para otimizar a sua gestão

2019-05-30T11:35:27+00:0019/12/2018|Gestão de Pessoas, Todos os nossos artigos|
Tempo de leitura: 3 minutos

Empresas de pequeno, médio e grande porte têm algo em comum: a necessidade de manter um gerenciamento de pessoas eficiente e, com isso, melhorar a produtividade e incentivar o relacionamento interpessoal. Por esse motivo, as ferramentas tecnológicas voltadas à gestão de pessoas estão cada vez mais presentes nos setores de RH.

E o motivo é simples: além de diminuir consideravelmente possíveis erros no banco de dados funcional, as ferramentas de RH otimizam o tempo dos profissionais que lidam com essas informações diariamente.

Assim, o setor de Recursos Humanos passa menos tempo em meio a papéis e ganha mais prazo para desenvolver ações de valorização dos trabalhadores.

As ferramentas de RH são importantes para as organizações e devem ser implantadas na cultura organizacional. Listamos algumas delas aqui. Confira!

Contratação

O primeiro passo para ter uma equipe qualificada é contratar funcionários que atendam ao perfil da empresa. Algumas características são constantemente repetidas pelos candidatos durante as entrevistas. Entretanto, para determinadas funções, o profissional deve reunir habilidades específicas.

Uma boa ferramenta de RH para identificar a aptidão de cada profissional é o teste de mapeamento comportamental. Com ele, a empresa define o perfil adequado para cada função, facilitando o processo seletivo e permitindo a criação de equipes integradas e qualificadas.

Folha de Pagamento

É comum os funcionários ganharem por horas extras trabalhadas ou mesmo receberem algum benefício, o que faz com que cada profissional tenha um valor variável a receber.

Por esse motivo, apostar em uma ferramenta de RH que calcule automaticamente os bônus e descontos discriminados no contracheque – como valor da hora trabalhada, descontos sobre impostos e tickets – permite não só o cumprimento de prazos como, também, clareza na descrição dos valores.

Gerenciamento de tarefa e equipe

Para uma empresa evoluir como um todo, é necessário que seus setores tenham tarefas bem definidas e, ao mesmo tempo, integração entre as diversas equipes. O setor financeiro, por exemplo, precisa estar em contato com os profissionais de RH. Já o de vendas deve conversar com as equipes de marketing e financeiro.

E para controlar toda essa demanda, nada melhor do que apostar em uma plataforma que ofereça divisão de equipes e controle de tarefas. Inclusive, muitas ferramentas de RH possibilitam gerenciar o tempo gasto em cada trabalho e a opção de feedbacks.

Pesquisa de satisfação e avaliação de desempenho

Esperar que as críticas feitas pelos funcionários cheguem até o responsável pela empresa não é uma boa estratégia. Ao invés disso, os profissionais de Recursos Humanos têm a opção de realizar, periodicamente, pesquisas de satisfação e percepções sobre o trabalho.

Com elas, é possível antecipar problemas de comunicação e relação interpessoal, além de contribuir para o desenvolvimento profissional de cada funcionário.

Existem ferramentas online, algumas gratuitas, que permitem elaborar pesquisas completas, inclusive com opção de resposta de modo anônimo, o que estimula a participação dos trabalhadores.

 

Controle de Ponto

De acordo com o Ministério do Trabalho, somente empresas com mais de 10 funcionários são obrigadas a usar um sistema de ponto, seja de forma manual, eletrônica ou mecânica. Para as demais, a marcação é facultativa.

Monitorar horário de entrada e saída, pausas e faltas de cada funcionário ocupa grande parte do tempo dos profissionais de RH. Por isso, adotar um sistema automatizado de controle de ponto é forma mais eficiente e transparente de manter as informações organizadas.

Um bom exemplo é o Tangerino, que computa as marcações em tempo real e registra os horários de entrada e saída de funcionários nos modos on e offline. Experimente o Tangerino gratuitamente por 14 dias e conheça essa tecnologia!

Sobre o Autor:

Formado em Ciências da Computação e Pós Graduado na FGV, se destacou logo no início de sua carreira como Líder Técnico em projetos em fábricas de Software. Em 2007, mudou-se para Londres para atuar como Arquiteto Java na empresa Britânica Boltblue Corp. Na volta, fundou a Framework, empresa que vem se consolidando há 10 anos. Hoje ocupa a função de Diretor Executivo na Framework, e Tangerino (Startup criada com seus sócios).
Nosso site faz o uso de cookies e outros serviços de terceiros.
Para mais informações veja nossa Política de Privacidade.
Ok