Sistema de ponto online: precisa saber ler e escrever para usar?

Início » Blog » Todos os nossos artigos » Sistema de ponto online: precisa saber ler e escrever para usar?

Sistema de ponto online: precisa saber ler e escrever para usar?

2019-06-19T15:10:16+00:0006/02/2019|Todos os nossos artigos|
Tempo de leitura: 3 minutos

O sistema de ponto online é uma ferramenta estratégica dentro do RH. Além de otimizar o processo de controle de ponto, confere maior segurança jurídica à empresa e evita fraudes.

Contudo, uma dúvida frequente entre os profissionais que buscam uma tecnologia adequada às suas necessidades no campo da gestão de pessoas é se o sistema de ponto online exige que os colaboradores saibam ler e escrever.

Essa dúvida também ronda a sua empresa? Fique atento a este post!

Como funciona o sistema de ponto online?

O ponto digital é uma tecnologia que permite fazer a marcação de ponto online, seja no desktop, notebook, tablet ou smartphone. Neste último caso, o registro de entrada e saída dos funcionários é feito por meio de um aplicativo de controle de ponto instalado no celular do funcionário.

Essa marcação pode ser feita de duas formas: apenas com a marcação de ponto online, sem biometria ou outra forma de segurança, e pelo reconhecimento facial do funcionário.

O reconhecimento facial é feito com base em fotos do colaborador armazenadas no software de controle de ponto. Dessa maneira, é impossível que outra pessoa realize o registro, inviabilizando as fraudes que costumam acontecer quando a empresa usa crachás com leitor RFID, por exemplo.

Com biometria, leitura e escrita não são necessárias

Como você deve ter percebido no tópico anterior, o uso de um sistema de ponto online dispensa a necessidade de alfabetização dos funcionários.

Cada pessoa possui atributos biométricos únicos, ou seja, impossíveis de serem falsificados ou duplicados. Além disso, a velha desculpa de ter esquecido o crachá em casa deixa de existir, tornando seu controle de presença ainda mais eficaz.

Mas as vantagens não param por aí. Confira a seguir outros benefícios do sistema de ponto online!

Escalabilidade

Ao adotar o sistema de ponto online como forma de fazer o controle de ponto dos seus colaboradores, é possível expandir rapidamente a sua equipe. Em apenas alguns minutos você faz o cadastro de novos funcionários e eles já ficam aptos a realizar o registro de ponto online.

Preço

Por ser um software ofertado como serviços (SaaS), o sistema de ponto online tem preços bem mais atrativos do que os REPs – Registradores Eletrônicos de Ponto. Para você ter uma ideia de valores, confira os planos e preços ofertados pelo Tangerino.

Segurança

O controle de ponto com GPS é uma das facilidades que tornam o sistema de ponto online uma boa escolha para quem possui equipes externas. Com o app de ponto, é possível monitorar o deslocamento dos seus funcionários em tempo real e certificar-se de que eles estão no local correto, na hora acordada.

Gestão estratégica

A adoção de uma ferramenta como o sistema de ponto digital favorece o RH estratégico, uma vez que sua equipe se livra de atividades burocráticas e passa a se concentrar em desenvolver estratégias de retenção de talentos e desenvolvimento de pessoas.

Totalmente dentro da lei

Soluções como o Tangerino vêm ganhando mais espaço no mercado por estarem totalmente em conformidade com a legislação do controle de ponto. Isso confere segurança jurídica às empresas e facilita a comprovação do total de horas trabalhadas pelos colaboradores de forma simples e eficaz.

Gostou do que viu por aqui? Faça um teste gratuito de 14 dias com o Tangerino e descubra outros benefícios da folha de ponto digital!

trial 14 dias

Sobre o Autor:

Leonardo é graduado e pós-graduado pela PUC Minas em Ciências da Computação. Formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford, nos USA. No Brasil, fundou diversas empresas de tecnologia e gestão, incluindo a Framework System, uma das maiores empresas de software de Minas Gerais e as startups Tangerino, Argos e Columbus. Possui ampla experiência na criação de soluções tecnológicas, gestão de pessoas e inteligência de mercado. Atualmente atua como CEO do Tangerino, revolucionando a maneira como empresas de todo o Brasil realizam o controle de ponto.
Nosso site faz o uso de cookies e outros serviços de terceiros.
Para mais informações veja nossa Política de Privacidade.
Ok