Folha de ponto digital reduz atitudes inadequadas no trabalho

Início » Blog » Controle de ponto » Folha de ponto digital reduz atitudes inadequadas no trabalho

Folha de ponto digital reduz atitudes inadequadas no trabalho

Por |2019-01-09T16:02:04+00:0009/01/2019|Controle de ponto, Todos os nossos artigos|0 Comentários
Tempo de leitura: 3 minutos

Os gestores que trabalham ou já trabalharam com um controle de ponto manual sabem as dores de cabeça que isso ocasiona. Por um lado, por conta do modelo analógico; por outro, por causa de colaboradores que se aproveitavam de algumas falhas para tirar alguma vantagem.

Para evitar essas atitudes inadequadas no ambiente de trabalho, a migração para o ponto digital é vantajosa por diversos fatores. Além do baixo custo para a empresa, esse modelo ajuda a contornar e evitar diversas situações que prejudicam tanto os líderes quantos os funcionários. Conheça alguns exemplos!

Facilidade para ambas as partes

Uma das primeiras vantagens da folha de ponto digital é a transparência. Com isso, a planilha de horas trabalhadas são geradas automaticamente e podem ser acessadas facilmente pelos gestores e os próprios colaboradores por meio de um sistema interno.

Desta maneira, os funcionários podem acompanhar se sua jornada de trabalho está sendo registrada de maneira correta. Enquanto os líderes podem exigir dos empregados, caso identifiquem comportamentos atípicos nos horários,  como permanentes atrasos e faltas não justificadas, por exemplo.

Evita adulteração do controle de ponto

Com o antigo sistema de ponto, era comum que os colaboradores fossem para casa mais cedo ou saíssem da empresa para resolver questões pessoais durante o horário de comercial. Depois, essa pessoa pedia para um colega bater o ponto no horário correto, recebendo no fim do mês por uma jornada completa naquele dia.

Com a implantação de um sistema de ponto biométrico, por exemplo, é quase impossível que os funcionários tenham essa má conduta. Afinal, só é possível registrar a jornada de trabalho com a impressão digital do colaborador, e automaticamente as entradas e saídas ficam registrados na folha de ponto digital.

Controle mesmo a distância

Nos último anos, diversas empresas passaram a adotar o trabalho remoto como uma alternativa. Contudo, mesmo longe do local de trabalho, eles precisam de um meio para registrar a registrar a jornada de trabalho e isso ser registrado na folha de ponto digital.

Como um aplicativo para celular ou smartphone, o funcionário pode dar início e encerrar o dia de trabalho em qualquer lugar que esteja. E, por exemplo, esse app pode ser combinado com um programa de gerenciamento de tarefas para acompanhar a rotina de trabalho.

Esse mesmo conceito pode ser aplicado para profissionais que trabalham com transporte, pois a geolocalização dos aparelhos vão indicar se realmente estão realizando suas atividades e seguindo a rota de viagem estabelecida. Evitando que o motorista realize horas extras sem necessidade, ou por má fé.

Uma solução com diversos benefícios

A implantação da folha de ponto digital traz diversas vantagens para empresa, como por exemplo, facilita a rotina de controle de frequência dos funcionários. Com todas as informações registradas em uma plataforma digital e torna-se mais simples calcular as folhas de pagamento no fim do período.

E como dito anteriormente, esse sistema traz transparência e estabelece uma relação de confiança entre gestores e colaboradores. E, principalmente, inibe muitos comportamentos inadequados em relação a horários e jornada de trabalho.

Quer conhecer quais outras funcionalidades esse modelo de controle de ponto pode trazer para a sua empresa? Entre em contato com os especialistas da Tangerino e entenda como elas podem ser implantadas em seu negócio!

Deixe um comentário