Quais são as funções do departamento pessoal?

Início » Blog » Todos os nossos artigos » Quais são as funções do departamento pessoal?

Quais são as funções do departamento pessoal?

2019-06-10T17:03:43+00:0008/04/2019|Todos os nossos artigos|
Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabe o que é departamento pessoal e quais são suas principais atividades? O DP é um setor que faz parte da estrutura organizacional, mas seu nome não deixa claro do que se trata e quais suas obrigações.

Nosso objetivo com este post é apresentar algumas das funções do departamento pessoal e como funciona a estrutura de recursos humanos para que você entenda melhor sua finalidade e importância para uma empresa. Acompanhe!

As funções do DP

De forma simples, podemos dizer que as funções do departamento pessoal estão sempre relacionadas aos colaboradores de uma empresa. Este setor cuida de questões que vão da admissão à demissão de funcionários, mantendo em dia toda a sua documentação e demais procedimentos relacionados. 

Assim, uma das rotinas de departamento pessoal é o registro de cada colaborador segundo a CLT, com o objetivo de assegurar que as relações de trabalho estabelecidas seguem as leis trabalhistas. Outras são a organização de horários, o acompanhamento de ausências, o agendamento de férias e a gestão da folha de pagamentos.

Nem sempre empresas de pequeno porte contam com o departamento de RH, tendo o seu contador como profissional a exercer esta parte. Por sua vez, empresas maiores costumam ter o DP, inclusive com a divisão de sub-setores, como o que se encarrega do processo de admissão de pessoal.

A diferença entre DP e RH

Se você ficou com a impressão de que o DP parece com o setor de recursos humanos, saiba que essa confusão é bastante comum. Por isso, precisamos esclarecê-la aqui para que você entenda melhor o que é cada um e saiba diferenciar o papel do RH estratégico das funções do departamento pessoal.

Ainda que ambos os setores se ocupem de atividades relacionadas aos colaboradores, o RH é mais voltado para a realização de processos de recrutamento e seleção, bem como da gestão do relacionamento entre esses colaboradores e a empresa de um modo geral.

Por sua vez, as funções do departamento pessoal estão relacionadas às atividades mais burocráticas ligadas à legislação trabalhista e previdenciária. Assim, é o DP o responsável pela elaboração da folha de pagamentos, pelo cálculo para o pagamento do INSS e do FGTS e pela emissão e gestão de outros documentos.

Qual o objetivo do trabalho do DP

Qualquer empresa precisa manter registros da situação de cada colaborador para o cumprimento de obrigações financeiras e fiscais. São essas informações que permitem que os cálculos para o recolhimento de, por exemplo, impostos sobre a folha de pagamento e a concessão de benefícios, sejam feitos de forma correta.

Em suma, o objetivo do trabalho do DP é assegurar que as leis trabalhistas estão sendo devidamente seguidas pela empresa. Algo que, como você deve imaginar, é fundamental para evitar o pagamento de multas e até mesmo a necessidade de lidar com ações movidas por ex-colaboradores por questões financeiras.

O volume de informações com as quais o DP lida é alto, o que requer muita organização. Assim, mais do que contar com esse setor, pode ser determinante para a empresa apostar em um departamento pessoal online ou em um sistema que facilite o registro de dados sobre a situação de cada colaborador, como o controle de ponto.

Sobre o Autor:

Formado em Ciências da Computação e Pós Graduado na FGV, se destacou logo no início de sua carreira como Líder Técnico em projetos em fábricas de Software. Em 2007, mudou-se para Londres para atuar como Arquiteto Java na empresa Britânica Boltblue Corp. Na volta, fundou a Framework, empresa que vem se consolidando há 10 anos. Hoje ocupa a função de Diretor Executivo na Framework, e Tangerino (Startup criada com seus sócios).
Nosso site faz o uso de cookies e outros serviços de terceiros.
Para mais informações veja nossa Política de Privacidade.
Ok