Marcação de ponto online é realmente seguro?

Início » Blog » Controle de ponto » Marcação de ponto online é realmente seguro?

Marcação de ponto online é realmente seguro?

Tempo de leitura: 3 minutos

Sua empresa ainda não conta com uma solução de marcação de ponto online? Resistir à mudanças é natural, porque essas tendem a gerar desconfortos em razão da necessidade de lidar com o novo e suas consequências.

No caso de um sistema de ponto via web, um desses desconfortos está associado à dúvida quanto à segurança da solução: seria possível burlar o controle de ponto digital?

A resposta é não. E, neste post, explicaremos a você quais os mecanismos que essa tecnologia utiliza para impedir fraudes e, consequentemente, garantir um controle de ponto sempre correto e preciso. Confira!

A possibilidade de acesso restrito ao sistema

Um sistema de marcação de ponto online como o Tangerino conta com diferentes níveis de acesso. Isso significa que a empresa que utiliza a solução tem a opção de limitar as ações que os colaboradores podem realizar, bem como as informações que cada um pode visualizar.

Dessa forma, é possível fazer com que o acesso ao histórico de registro de ponto, as informações do banco de horas e outros dados sensíveis seja restrito ao gestor de Recursos Humanos e outras lideranças definidas pela empresa.

Assim, os demais colaboradores têm acesso somente às funcionalidades que precisam para fazer suas marcações e conferi-las, tornando a solução mais segura.

A marcação de ponto online usa criptografia

Se apenas o controle de acesso lhe parece pouco, há outro importante mecanismo de proteção que merece destaque. Talvez você já tenha ouvido ou lido algo a respeito da criptografia, um termo que ganhou destaque ao longo dos últimos anos por ser utilizado por diversas soluções digitais, do WhatsApp ao internet banking e também pelo sistema de marcação de ponto online.

A criptografia é uma forma de codificar mensagens por meio de uma série de técnicas baseadas em algoritmos matemáticos que “embaralham” determinadas informações ou mensagens e as tornam indecifráveis.

No ponto online, esse mecanismo é utilizado para proteger os registros de cada marcação realizada, impedindo que as informações possam ser alteradas.

Os mecanismos de biometria e reconhecimento facial

Como se não fosse o bastante, é interessante destacar que uma solução de marcação de ponto online como o Tangerino também conta com sistemas de reconhecimento biométrico e facial.

O reconhecimento biométrico é um mecanismo cujo uso já é conhecido em nossa sociedade. Trata-se do reconhecimento de características únicas do ser humano, como a digital ou a íris do olho, por exemplo. Isso significa que, utilizando essas características para acessar o Tangerino, que inclusive funciona como ponto mobile, não é possível que um colaborador tente bater o ponto para outro.

O reconhecimento facial funciona de forma similar. A combinação de pontos do rosto de cada ser humano gera informações únicas e é com base nelas que o sistema de marcação de ponto online identifica quem está marcando ponto a cada momento, fazendo os registros de forma correta e segura. A comparação é feita com base em fotos do funcionário registradas no sistema.

Ficou com alguma dúvida quanto à segurança da marcação de ponto online? Deixe o seu comentário para que nossos especialistas possam solucioná-las!

Sobre o Autor:

Formado em Ciências da Computação e Pós Graduado na FGV, se destacou logo no início de sua carreira como Líder Técnico em projetos em fábricas de Software. Em 2007, mudou-se para Londres para atuar como Arquiteto Java na empresa Britânica Boltblue Corp. Na volta, fundou a Framework, empresa que vem se consolidando há 10 anos. Hoje ocupa a função de Diretor Executivo na Framework, e Tangerino (Startup criada com seus sócios).

Deixe um comentário

Nosso site faz o uso de cookies e outros serviços de terceiros.
Para mais informações veja nossa Política de Privacidade.
Ok