Mindfulness: bem-estar no trabalho e foco em resultados

/, Todos os nossos artigos/Mindfulness: bem-estar no trabalho e foco em resultados

Mindfulness: bem-estar no trabalho e foco em resultados

A qualidade de vida no trabalho tem sido, cada vez mais, alvo de programas corporativos que visam à valorização profissional e o bem-estar no ambiente empresarial. Entre as ações adotadas para melhorar a produtividade e o foco em resultados, está o mindfulness, conceito que nasceu no budismo e vem se espalhando por todo o mundo.

Afinal, o que é mindfulness?

Mindfulness é a capacidade que todos nós temos de vivenciar experiências sem pré-julgamentos, o que possibilita uma análise mais imparcial de cada situação. Quando nos despimos daquilo que acreditamos, conseguimos desenvolver mais empatia por nossos colegas de trabalho, entrar em sinergia com nossa equipe e elevar a produtividade no trabalho sem o estresse do dia a dia.

Uma das práticas mais benéficas, e que é adotada por grandes corporações, é a meditação mindfulness, que consiste em parar todas as suas atividades por dois ou três minutos e se concentrar somente naquele momento, deixando de lado a pressão por prazos, os telefonemas e o trabalho acumulado.

A meditação mindfulness também é excelente para lidar com momentos de tensão, como um debate acalorado entre a equipe ou a perda de um cliente importante, por exemplo.

Mindfulness traz bem-estar ao ambiente de trabalho

Estresse, ansiedade, depressão. Essas doenças são as maiores causadoras de afastamentos no trabalho e já atingem mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Entre os agentes causadores, estão o mau relacionamento com colegas de trabalho, excesso de horas de trabalho, pressão por resultados e clima organizacional ruim.

Uma das formas de combater todos esses malefícios é implementar a prática de mindfulness no trabalho, estimulando a meditação, o equilíbrio emocional e a relação interpessoal na empresa.

Convém ressaltar, porém, que é preciso tomar medidas para que os agentes causadores dessas doenças sejam eliminados, caso contrário, os efeitos do mindfulness no ambiente de trabalho não serão tão satisfatórios.

Mindfulness e o foco em resultados

Um dos efeitos positivos do mindfulness no ambiente corporativo é justamente o aumento da concentração, que resulta em maior produtividade e eficiência da sua equipe de alta performance.

A redução da ansiedade diminui a dispersão e a preocupação, consequentemente, há um maior equilíbrio físico e emocional. Mais tranquilo, o trabalhador tem maior disposição para executar suas tarefas, melhora o relacionamento interpessoal e gera mais resultados para a organização, tanto individual quanto coletivamente.

Você já conhecia o conceito de mindfulness e os benefícios que essa prática pode trazer para sua empresa? Continue aprendendo mais sobre como gerar mais resultados para a sua empresa. Continue acompanhando o blog da Tangerino!

Leave A Comment