Motivação também se conquista com marcação de ponto correta

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Motivação também se conquista com marcação de ponto correta

By |2018-08-10T18:42:49+00:0011/04/2018|Gestão de Pessoas|0 Comments

Motivação no ambiente de trabalho é resultado de uma série de medidas tomadas em conjunto pelas lideranças da empresa. Em outras palavras, não é apenas responsabilidade do RH, mas de todos os gestores.

Ter pessoas engajadas, prontas para assumir desafios e lutar pelos objetivos da organização também não é só promover eventos internos e ter um quadro de funcionário do mês na parede.

É promover um ambiente de trabalho saudável, justo e igualitário, o que começa com uma comunicação assertiva, de duas vias e transparente, o que engloba fazer uma boa gestão da marcação de ponto dos funcionários.

O que acha de entender melhor essa questão? Siga com a leitura!

Como motivar pessoas no ambiente de trabalho?

Muitos autores de livros afirmam que a motivação não é externa e que o trabalhador é quem deve se automotivar para construir uma carreira de sucesso. Um ponto de vista bastante atrativo para gestores de empresas, afinal, exime as organizações de qualquer participação no engajamento das equipes.

Todavia, um ambiente saudável, com clima organizacional positivo e uma comunicação eficiente fazem diferença na forma com que as pessoas se relacionam com suas atribuições profissionais.

Veja algumas formas de motivar a sua equipe com medidas simples que envolvem a problemática da marcação de ponto:

Explicar a legislação que envolve o registro de ponto

Um colaborador que sabe exatamente para que serve o ponto eletrônico para os funcionários e qual é a legislação envolvida, por exemplo, tem maior consciência da sua responsabilidade na gestão de seus horários e sabe que a empresa também está zelando pelo cumprimento das leis ao monitorar a jornada de trabalho.

Compartilhar esse conhecimento com toda a equipe não custa nada e pode melhorar a confiança interna, bem como a motivação dos trabalhadores. Para tanto, você pode fazer palestras internas, criar uma sequência de e-mails ou deixar a informação à disposição na intranet.

Apostar na confiança mútua

A implementação do relógio de ponto digital para pequenas empresas pode significar uma ruptura na confiança entre líderes e liderados, que antes tinham uma relação mais amistosa na gestão do tempo, sem muitas cobranças.

A sensação de ser fiscalizado mexe com a autoestima dos profissionais, gera desconfiança em relação à gestão da organização até uma certa insatisfação entre os colaboradores, o que compromete o clima organizacional e, se não tratado da forma correta, pode se tornar uma crise interna importante.

Nesse caso, é essencial mostrar à equipe que a empresa está crescendo. Novos profissionais vão se somar ao time, é preciso automatizar tarefas e melhorar o controle de jornada a fim de evitar falhas que possam impactar negativamente tanto a empresa quanto os colaboradores.

Fortalecer a comunicação interna

Fortalecer a comunicação interna, desenvolvendo canais que propiciem o diálogo entre líderes e liderados, também é uma excelente maneira de estimular a motivação no ambiente de trabalho e conquistar o tão sonhado engajamento.

Por meio de estratégias de comunicação voltadas aos colaboradores, é possível explicar os motivos da aquisição do ponto eletrônico para funcionários, esclarecer as dúvidas mais comuns e assim garantir a adesão de todos ao novo método de controle de jornada de trabalho.

É através dessa comunicação também que os gestores compartilham os valores da organização, envolvendo a todos com mensagens que, mais do que motivar, inspiram os colaboradores a fazerem sempre o melhor.

Promover eventos para o público interno

A realização de eventos focados em treinamento e desenvolvimento de equipes contribui significativamente para melhorar a motivação nas empresas e reter talentos.

Reunir toda a equipe em um único local, estimular o debate e a troca de ideias, incentivar projetos em conjunto e a colaboração mútua são alguns dos objetivos que os eventos corporativos costumam cumprir.

No caso de a sua empresa estar enfrentando resistências quanto à implementação de um relógio de ponto digital, por exemplo, um pequeno simulado de como realizar a marcação de ponto corretamente pode resolver muitos conflitos.

Planejar um job rotation

Outra ideia interessante para motivar a equipe no ambiente de trabalho é planejar um job rotation, uma tática de gestão de pessoas que consiste em fazer com que os funcionários troquem de função por um período de tempo.

Essa estratégia é essencial para que todos os colaboradores compreendam as dificuldades de outros setores e passem a ser mais colaborativos no fornecimento de informações ou cumprimento de processos.

Imagine que uma das gerências da empresa não conscientizou a equipe externa quanto à marcação de ponto online e tem enviado, insistentemente, folhas de ponto preenchidas à mão.

É o caso de convidar esse gestor para que ele auxilie o RH no fechamento de ponto dos funcionários, a fim de que ele saiba exatamente quais são as dificuldades geradas por seu comportamento, bem como as facilidades do controle de ponto mobile.

Depois de uma experiência como essa, sua empresa vai ganhar vários apoiadores!

Ser o exemplo, sempre

Se a sua empresa cobra pontualidade na entrada e na saída dos colaboradores, todos devem ser tratados da mesma maneira, inclusive os gestores. Isso significa que todos devem estar presentes em seu local de trabalho na hora determinada, salvo situações em que é necessário ter mobilidade.

Aqui, vale lembrar da comunicação transparente: se alguém não está cumprindo o horário por um motivo qualquer, esclarecer isso aos demais colaboradores pode poupar sua empresa de barreiras à motivação no ambiente de trabalho.

Como motivar pessoas nem sempre está ligado somente à elas mesmas, mas ao contexto em que elas se encontram, é fundamental que haja diálogo interno para esclarecer quaisquer dúvidas sobre privilégios de indivíduos e necessidades da empresa.

Como garantir uma marcação de ponto consistente?

Como você deve ter notado, uma simples ação como a marcação de ponto pode ser a diferença entre uma equipe feliz e motivada ou pessoas insatisfeitas com o ambiente de trabalho.

É por esse motivo que a escolha por um relógio de ponto digital para pequenas empresas é sempre recomendado. Se todos estão cientes de seus deveres, estando dentro ou fora da empresa, fica mais fácil exigir o cumprimento das normas e esclarecer qualquer inconsistência que possa surgir.

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