O que é liderança?

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O que é liderança?

Tempo de leitura: 3 minutos

Fala-se muito em ser líder, não chefe. Em inspirar pessoas, conduzi-las rumo aos objetivos da organização. Mas, afinal, o que é liderança?

Liderança é a capacidade de influenciar pessoas para que estas façam aquilo que se deseja. No ambiente organizacional, trata-se de inspirar os colaboradores diariamente para que eles realizem suas tarefas sabendo qual é o seu propósito dentro da empresa.

Quer saber mais sobre a definição de liderança? Continue a leitura!

Liderança e motivação

Quando nos perguntamos o que é liderança, a associação com equipes motivadas é quase certa. Isso porque o líder incentiva as pessoas, gera a sinergia necessária para que elas trabalhem bem e de forma integrada.

Não há como ser um líder sem pensar na relação entre liderança e motivação. A base de uma empresa de sucesso é ter funcionários satisfeitos, conscientes de seu papel fundamental para o atingimento dos objetivos estratégicos da organização.

Somente profissionais motivados são capazes de compreender as necessidades da empresa e trabalhar em prol do crescimento dos negócios. Assim como apenas um líder dedicado a facilitar o dia a dia das pessoas pode gerar esse tipo de sentimento de pertencimento.

Liderança e chefia

Nem sempre a liderança está associada a cargos de chefia. Muitos líderes estão inseridos entre os colaboradores e são pessoas respeitadas pelos demais colegas pela postura que adotam na empresa. Portanto, liderança está atrelada à forma com que você se posiciona perante as demais pessoas. Não ao cargo que você ocupa.

O líder não manda, inspira. Ele não exerce coação, incentiva a colaboração. Quem ocupa um cargo de liderança tampouco se exime do trabalho duro. É a primeira pessoa a assumir a responsabilidade e direcionar a equipe.

Conceitos de liderança

Ao pesquisar o que é liderança na internet, você certamente vai chegar a várias definições de liderança. Liderança autocrática, democrática e transformadora são alguns dos exemplos. Isso porque existem várias formas de exercer a liderança.

Você adota um estilo de liderança ou outro dependendo da situação em que se encontra. Em um momento de conflito entre colaboradores, por exemplo, pode ser que você tenha que exercer a liderança autoritária.

Já quando você trabalha com equipes de alta performance, a liderança democrática acaba se sobressaindo no dia a dia de trabalho. Afinal, seu time consegue se organizar sozinho e lidar com as diferenças de forma madura e profissional.

Liderança e gestão de pessoas

Não é apenas o gerente de recursos humanos que deve se preocupar com o conceito do que é liderança. Essa é uma preocupação comum a todos os profissionais que atuam ou desejam atuar à frente de equipes.

Quando você assume a responsabilidade pelos resultados de um time, deve atuar como um coach, ou treinador. Isto é, mais do que mandar que as pessoas façam isto ou aquilo, você deve saber orientá-las para realizar suas atividades.

Também deve estar preparado para mediar conflitos, identificar as competências e habilidades de cada pessoa e inseri-las nas atividades certas. É preciso, ainda, que você saiba como receber feedback dos seus liderados, mesmo que ele seja negativo.

Como você pode ver, a pergunta “o que é liderança” não é muito fácil de ser respondida. O conceito é bastante amplo e envolve uma série de outros conhecimentos, tais como comunicação, negociação e gestão de pessoas.

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Até a próxima!

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