Planejamento de RH: saiba como organizar a rotina!

Início » Blog » Gestão de Pessoas » Planejamento de RH: saiba como organizar a rotina!

Planejamento de RH: saiba como organizar a rotina!

Tempo de leitura: 3 minutos

Grande parte dos esforços e do tempo dos profissionais de RH é gasto com questões operacionais, sobrando pouco para ser aplicado na gestão de pessoas. Porém, esta gestão é a mais crítica para a produtividade da empresa, otimização de tempo e para atingir bons resultados, e o papel do RH é estratégico.

Neste artigo trazemos dicas de como otimizar o planejamento de RH, organizar a rotina deste setor e obter mais tempo para ser aplicado em questões estratégicas, tornando, assim, a rotina mais produtiva. Confira!

Kanban

O Kanban é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, sendo uma das mais claras, simples e eficientes. Este sistema permite delegar e controlar tarefas, coordenar equipes de trabalho, acompanhar o andamento de demandas e definir prazos. Ou seja, otimiza e personaliza o planejamento de RH.

Algumas vantagens deste sistema podem ser citadas, como o funcionamento online, que possibilita feedback e sincronização imediata. Ainda, é um sistema visual e intuitivo e pode incluir notificações se necessário, tornando mais positivas as interações com os funcionários no caso de não cumprimento de prazos, por exemplo.

Desenhos de processos e fluxos de trabalho

Estas formas de fazer o planejamento de RH fornecem uma visão geral gráfica dos processos, mostrando o passo a passo do fluxo de trabalho.

Uma análise destes processos permite padronizar e identificar as áreas críticas das atividades dos colaboradores, podendo promover mudanças e aumentar a produtividade no trabalho.

O objetivo do desenho de processos e fluxos de trabalho é atender as expectativas de desempenho e necessidades estratégicas do negócio. Um bom desenho de processos impacta na produtividade, rentabilidade e no sucesso da empresa.

Scrum

O Scrum traz agilidade para o planejamento de RH na medida em que permite gerenciar projetos de forma mais ágil e eficaz.

Nesse método, os projetos são subdivididos em ciclos, chamados sprints, que representam o tempo em que as atividades devem ser executadas. No início de cada ciclo, organiza-se uma reunião de planejamento, na qual as atividades prioritárias para aquela sprint serão definidas.

Em geral, na manhã de cada dia que compõe a sprint outra reunião acontece, com a finalidade de repassar o que foi realizado no dia anterior, identificar problemas e organizar o trabalho daquele dia. Outra reunião é organizada no último dia da sprint, para realizar uma retrospectiva do que foi feito e planejar o próximo ciclo.

People Analytics

Por fim, o People Analytics é uma tendência mais atual que permite processos de admissão ágeis, objetivos e transparentes, melhorias na performance de equipes, melhores métricas de análise, e inúmeras outras vantagens para o RH, levando a gestão de pessoas a outro patamar.

Esta ferramenta realiza a coleta, organização e análise de dados sobre as equipes e repassa estas informações para o RH, que pode tomar decisões certeiras.

Isto é realizado por meio de um software que cruza dados de diversas fontes, incluindo redes sociais, ou seja, é uma forma de implantar o Big Data no seu planejamento de RH.

Neste artigo, apresentamos métodos de gestão de atividades que podem ser usados pelo RH, possibilitando aumentar o sucesso e a produtividade.

Não se esqueça que o Tangerino também é uma excelente solução para revolucionar o controle de ponto da empresa, gerando relatórios e proporcionando mais segurança, eficiência e redução de custos. Faça um teste grátis agora!

Leave A Comment