Ponto eletrônico para funcionários: por que investir?

//Ponto eletrônico para funcionários: por que investir?

Ponto eletrônico para funcionários: por que investir?

By |2018-10-15T12:02:10+00:0020/06/2018|Todos os nossos artigos|0 Comments

A adoção do ponto eletrônico para funcionários é um investimento a ser pensado sob diversas óticas: financeira, de gestão, de produtividade e eficiência do setor de RH, entre outras.

É por esse motivo que muitas empresas ainda são relutantes em aderir ao ponto eletrônico digital, uma evolução tecnológica que oferece uma série de vantagens. Que tal saber quais são elas?

Ponto eletrônico online: bem-vindo à Era Digital

A concorrência acirrada e a necessidade de tornar a empresa mais ágil e dinâmica para responder às demandas do mercado proporciona uma série de mudanças no modelo de negócio adotado pelas organizações.

Se algumas décadas atrás o objetivo era construir patrimônios enormes, com edifícios em plena Avenida Paulista, o ideal de empresa atual é reduzir estruturas físicas e dar maior flexibilidade ao trabalho, com equipes externas e dispersas pelo mundo todo.

Escalar os negócios nunca foi tão fácil quanto agora, mas ainda assim é preciso fazer o controle de ponto dos colaboradores. É aqui que soluções como o controle de ponto online entram em ação.

Com apenas alguns cliques, todos os colaboradores da sua empresa podem registrar o horário de entrada e saída do trabalho, estejam eles na China ou no Brasil.

Ponto eletrônico biométrico: fraudes no controle de ponto, nunca mais

O ponto eletrônico biométrico foi uma verdadeira evolução no que tange à segurança da informação e acuracidade dos dados do controle de ponto. Marcações manuais, mecânicas ou por etiquetas RFID em crachás abrem espaço para que um funcionário faça a marcação do ponto para o outro, fraudando o sistema e trazendo implicações legais para a empresa.

Mas, com a leitura da digital ou até mesmo da face, fica impossível que uma pessoa se passe pela outra para burlar o ponto eletrônico para funcionários. Tanto é que essa é a tecnologia usada por instituições bancárias para garantir a segurança dos clientes em caixas automáticos.

Ponto eletrônico digital: mais eficiência e produtividade com redução de custos

O investimento inicial no controle de ponto digital pode assustar um pouco. Entretanto, como dissemos no início deste artigo, é preciso avaliá-lo sob diversas óticas.

Primeiramente, pense na eficiência que o setor de RH ganha ao automatizar o controle de ponto e se livrar de tarefas manuais. Um departamento enxuto e mais produtivo exige menos encargos trabalhistas e gera mais resultados.

>> Saiba mais sobre a automatização do controle de ponto

A impossibilidade de adulteração no registro de ponto, tanto por parte do empregado quanto do empregador, reduz os riscos de ações trabalhistas decorrentes de questionamentos sobre a jornada de trabalho. Mais um ponto de economia para a empresa.

Como a consolidação dos dados do ponto eletrônico para funcionários é feita em tempo real e o sistema de controle de ponto pode ser integrado à sua folha de pagamento, o tempo despendido neste processo, que é o cerne do departamento pessoal, também é muito menor, assim como a abertura para erros.

>> Saiba tudo sobre cálculo de folha de pagamento e não erre nunca mais!

No final das contas, se você avaliar o investimento feito no ponto eletrônico para funcionários no período de um ano, confrontando-o com os ganhos em eficiência, produtividade, segurança e redução de custos, certamente você chegará à mesma conclusão que milhares de empresários: investir em um sistema de ponto eletrônico digital não é capricho, mas sim estratégia para quem deseja vencer.

Ainda assim não está convencido? Saiba como analisar investimentos na sua empresa e tomar melhores decisões!

Leave A Comment