Cartão de ponto manual gera despesas para sua empresa?

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Cartão de ponto manual gera despesas para sua empresa?

By |2018-08-10T11:16:54+00:0005/04/2018|Gestão de Pessoas|0 Comments

Em uma realidade onde é possível enviar e-mails, fechar negócios e até mesmo assinar contratos por meio de dispositivos móveis, confiar em um controle de ponto manual significa perder tempo e dinheiro. Principalmente para empresas que possuem funcionários externos, a tecnologia é uma importante aliada.

Além de aumentar consideravelmente o tempo gasto em tarefas cotidianas, como o cálculo de banco de horas e o próprio preenchimento do cartão, o controle feito por relógio de ponto manual se mostra ineficiente e dispendioso para a sua empresa.

Quer entender melhor porque isso acontece e saber como economizar? Então continue lendo!

Dificuldade para consolidar os dados

Quando a empresa é pequena fica mais fácil consolidar todos os dados de ponto, como entradas, saídas, horas extras e banco de horas. Mas, quando o número de funcionários é maior o desafio aumenta, tomando muito tempo e exigindo bastante organização dos responsáveis por esse controle.

Além de ser mais complicado consolidar os dados de cada um dos cartões, o controle de ponto manual é considerado frágil perante a justiça, principalmente nos casos de folhas de frequência marcadas com horários exatos de entrada e saída. Essa fragilidade por expor a empresa a potenciais processos judiciais e prejuízos inesperados.

Falta de flexibilidade

Cada vez mais as empresas contratam profissionais que trabalham à distância, em regime de home office ou de maneira externa, como no caso de vendedores e representantes comerciais. Mas, o registro de ponto manual impossibilita um bom controle dessas jornadas.

Nesse contexto, a falta de flexibilidade é facilmente suprida pela tecnologia, uma vez que os softwares de controle online permitem a abertura e fechamento de pontos com precisão de qualquer lugar e a qualquer hora. Para empresas que possuem funcionários externos e em home office, esse é um importante diferencial.

Problemas técnicos

Os relógios de ponto manual dependem de uma atenção constante por parte do setor de RH ou de um colaborador específico. Qualquer problema técnico, que pode ser desde a falta de energia elétrica até erros na configuração do aparelho, representa atrasos, perda de tempo e até mesmo problemas na gestão de pessoal.

Para evitar que seus colaboradores fiquem parados, seja no início ou ao final do expediente, conte com a tecnologia como aliada. Toda a gestão dos pontos pode ser feita nos próprios dispositivos móveis, de forma confiável e simples, economizando o tempo de seus colaboradores e otimizando o processo de controle de jornada.

Possibilidade de adulteração dos dados

Ao contrário dos controles digitais, onde as informações ficam seguras em um banco de dados, o controle de ponto manual possui brechas nos processos de preenchimento, uma vez que os dados podem ser facilmente alterados ou manipulados por algum colaborador.

Um bom exemplo de fraude de ponto é quando um funcionário registra a entrada para outro, mesmo que esse não esteja na empresa ou tenha chegado atrasado ao local de trabalho. Em empresas com muitos trabalhadores fica complicado manter uma gestão confiável utilizando uma ferramenta manual.

Filas e falta de praticidade

Uma cena muito comum em empresas maiores é ver uma grande fila para bater ponto, tanto no início quanto ao final do dia. Se os seus colaboradores ficam parados por 30 minutos, em média, nessa fila, você tem um custo de no mínimo cinco horas por semana de horas não trabalhadas. E isso por cada colaborador.

Quanto seus funcionários ganham por hora? Com uma conta simples é possível calcular o benefício de adotar um ponto online. Além da questão financeira, essa praticidade elimina um problema na vida de seu pessoal, afinal, quem gosta de fila?

Excesso de papéis

Outro ponto negativo do controle por cartão de ponto manual é o volume excessivo de papéis e cartões que sua empresa precisa guardar. Além de ocupar muito espaço, esses documentos são difíceis de consultar e exigem muito tempo para mantê-los organizados.

A automação permite que o funcionário ou time responsável por essa tarefa foque em outros pontos importantes da gestão de pessoal. Além disso, menos pessoas são necessárias para chegar a um resultado muito superior por meio de ferramentas online de gestão de ponto, enxugando sua equipe de RH e ajudando a economizar.

Gestão de itinerários

Você sabe qual o caminho que seus vendedores e representantes externos realmente fazem quando estão em horário de serviço? Uma vantagem direta do controle de ponto online é que você pode otimizar a rota de suas equipes para que façam mais coisas em menos tempo e com menos gastos.

O monitoramento do deslocamento dos colaboradores externos também traz maior segurança tanto para a empresa quanto para os funcionários. No caso de paradas inesperadas, por exemplo, a empresa fica sabendo de imediato e pode entrar em contato com o profissional para saber se houve algum problema.

Esse tipo de solução evita assaltos e prejuízos com veículos furtados ou danificados na estrada, além de reduzir o valor do seguro de vida dos funcionários e também do seguro de veículos.

Essa gestão é possível graças ao rastreamento via GPS, que consolida em tempo real a posição dos funcionários, o momento de abertura e fechamento do ponto e todo o trajeto por onde passaram. Com informações precisas é possível tomar decisões mais assertivas e economizar tempo e dinheiro.

Problemas trabalhistas

Essa talvez seja a principal fonte de dor de cabeça para gestores de todas as empresas que utilizam o registro de ponto manual. A falta de precisão do controle, principalmente quando relativo a horas extras, faz com que muitos colaboradores recorram à justiça para reivindicar suas horas trabalhadas.

O principal problema é que devido à falta de dados concretos, o gestor possivelmente não sabe ao certo qual a carga real de horas trabalhadas. Isso pode acarretar em pagamentos equivocados para mais ou para menos e abrir brecha para discussões na justiça.

Por isso, além de otimizar processos e oferecer mais tempo para seus colaboradores executarem outras tarefas, o controle de ponto online possibilita uma gestão realmente eficiente das jornadas de trabalho, evitando surpresa e permitindo que os gestores planejem os próximos passos de seus negócios com segurança.

Você ainda tem alguma dúvida sobre como deixar o controle de ponto manual para trás e trazer a gestão de pessoal da sua empresa para o futuro? Então fale agora com nossa equipe e tire todas as suas dúvidas sobre a implementação do ponto online.

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