Por que usar o ponto eletrônico para empresas?

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Por que usar o ponto eletrônico para empresas?

By |2018-10-23T15:54:02+00:0022/07/2015|Controle de ponto, Todos os nossos artigos|0 Comments

O controle de ponto é obrigatório para empresas com dez ou mais funcionários, segundo determinação da CLT. Para ajudar no cumprimento da lei, soluções de ponto eletrônico para empresas foram criadas como alternativa aos sistemas manual e mecânico.

O crescente interesse de empresas em seguir essa mudança levou à sua regulamentação, em 2009, pela Portaria 1510 do MTE. Desde então, mais gestores avaliam a possibilidade de também contar com essa solução tecnológica.

Se esse é o seu caso, siga em frente com a leitura. Neste post, apresentamos bons motivos pelos quais apostar no ponto eletrônico para empresas!

Segurança para a empresa e os colaboradores

A marcação de ponto manual está sujeita a erros e até a situações que geram desconfiança entre a empresa e seus colaboradores. Um sistema de ponto eletrônico para empresas faz os registros de forma automática, gerando relatórios livres de dúvidas e incoerências.

Dessa forma, as partes envolvidas contam com a precisão da tecnologia para assegurar o cumprimento ou não das horas de trabalho. O que acontece porque o sistema de ponto eletrônico permite checar horários de chegada e saída, horas extras e ausências.

Controle e facilidade de acompanhamento

O uso de um ponto eletrônico para empresas simplifica a rotina de marcação, bem como a sua supervisão. Em ambas as situações, a necessidade de intervenção humana é reduzida, minimizando também a ocorrência de falhas que são comuns ao controle de ponto manual.

Além disso, caso a empresa opte por uma solução eletrônica e digital, o gestor passa a ter acesso à informações quanto à movimentação dos colaboradores em tempo real.

Menos tempo desperdiçado para o RH

Um sistema manual demanda um processo trabalhoso de transformar horas em minutos para somá-los e, depois, novamente transformá-los em horas para contabilizar a jornada de cada colaborador.

Enquanto um sistema mecânico demanda que os dados dos cartões de ponto sejam transferidos para uma planilha ou sistema de ponto. Um processo que pode ser igualmente moroso e sujeito a falhas.

Uma solução de ponto eletrônico para empresas resolve essa situação com a geração de relatórios de registros executados, facilitando essa etapa do trabalho do RH.

Apoio para decisões estratégicas

Os já mencionados relatórios que são gerados pelo sistema de controle de ponto permitem que o gestor tenha uma visão mais clara da produtividade de seus colaboradores.

Assim, pode usar os dados disponibilizados para a aplicação de indicadores de desempenho que orientem decisões estratégicas em prol de melhores resultados para a empresa.

Melhor custo-benefício

O registro de ponto eletrônico tradicional demanda o uso de bobinas de papel térmico, o que pode aumentar as despesas, sobretudo para empresas maiores. Em contrapartida, para evitar processos trabalhistas, é preciso manter os registros de marcação de ponto por cinco anos e a solução eletrônica torna essa tarefa mais simples e segura.

Assim, é preciso considerar o que pesa mais para a empresa com base nas características da tecnologia escolhida. Caso você opte por um controle de ponto digital, vai pagar somente pelo que usar, de acordo com o número de funcionários registrados, o que torna a tecnologia do ponto eletrônico para empresas ainda mais atraente.

Este post ajudou você a entender porque vale a pena apostar no ponto eletrônico para empresas? Conheça o Tangerino e aproveite todas as facilidades do controle de ponto 4.0!

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