Qual a relação entre controle de ponto online e segurança do colaborador?

//Qual a relação entre controle de ponto online e segurança do colaborador?

Qual a relação entre controle de ponto online e segurança do colaborador?

By |2018-10-17T15:22:34+00:0005/03/2018|Controle de ponto|0 Comments

Quando o assunto é controle de ponto online, é muito comum que as atenções se concentrem nas necessidades da empresa. Muitas das vezes, a conversa gira em torno do cumprimento de obrigações por parte do empregador e dos benefícios que a realização correta da marcação de ponto lhe oferece.

Neste post, vamos ampliar essa abordagem e explicar como o uso de uma boa de controle de ponto também é importante para o colaborador. Em especial, vamos abordar a relação entre o controle de ponto digital e a segurança daqueles que trabalham em sua empresa.

A origem da preocupação com a segurança

Por muitos anos, os sistemas de marcação autorizados pela legislação de controle de ponto ― a Lei 7.855, criada em 1989 ― eram apenas o manual e o mecânico.

As ferramentas utilizadas para o controle de ponto de funcionários eram o papel, o Excel e equipamentos cartográficos. Todos passíveis de fraudes. Uma fragilidade que, muitas vezes, é vista como danosa apenas para o empregador que corre o risco de ter funcionários que adulterem suas marcações do controle de horas extras para receber pagamentos adicionais, por exemplo.

A questão é que a possibilidade de fraude gera, na verdade, um cenário de desconfiança mútua porque também pode ocorrer de modo a prejudicar o controle do banco de horas dos funcionários.

Se, ao final do mês, os registros da empresa e de um colaborador apresentam incoerências, esse pode ser levado a crer que seu empregador burlou o sistema para não lhe pagar a quantia devida.

Por isso, o avanço da tecnologia foi capaz de evoluir o sistema de ponto, deixandos-o mais transparente e impossível de ser adulterado, como é o caso do controle de ponto online.

Como o controle de ponto online favorece a segurança do colaborador

O sistema de ponto eletrônico online é uma evolução dos sistemas eletrônicos que foram regulamentados pela portaria 1510 do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) com o objetivo de eliminar brechas de segurança na marcação.

Um controle de ponto online é uma solução alternativa que funciona por meio da internet. É o caso do Tangerino, um aplicativo de controle de ponto que pode ser usado até por equipes externas, além de conferir mais praticidade na rotina do registro de ponto da empresa.

Esse tipo de tecnologia, que é regulamentada pela portaria 373 do MTE, faz registro automático das marcações de ponto e não permite qualquer adulteração. Assim, os colaboradores não têm motivos para desconfiar da empresa quanto aos valores e eventuais informações referentes à sua jornada de trabalho.

Vale ressaltar, se as tecnologias mais antigas criavam um cenário de descrédito mútuo, o controle de ponto online reverte essa situação para ambas as partes. A segurança do sistema também garante ao empregador que nenhum colaborador seja capaz de burlar o registro do banco de horas em benefício próprio.

Porque é importante se preocupar com a segurança do colaborador

O uso de um sistema de controle de ponto online como o Tangerino torna a relação entre o empregador e seus colaboradores mais transparente. Sem a possibilidade de qualquer alteração nas marcações, os colaboradores se sentem confiantes de que não serão lesados de alguma forma.

Como consequência, seu envolvimento com a empresa se intensifica e a motivação para fazer o seu trabalho também. Nesse cenário, não só os resultados do negócio, como o retorno sobre o investimento no ponto eletrônico, tendem a melhorar, como a ocorrência de ações decorrentes processos trabalhistas diminui.

Em suma, a relação entre o controle de ponto online e a segurança do colaborador resulta em vantagens significativas para a empresa, sendo um diferencial a favor do sucesso.

Quer conhecer na prática os benefícios dessa tecnologia? Entre em contato conosco e solicite um teste gratuito do Tangerino!

Leave A Comment