Qual o melhor relógio de ponto biométrico?

//Qual o melhor relógio de ponto biométrico?

Qual o melhor relógio de ponto biométrico?

By |2018-09-03T11:14:00+00:0018/07/2018|Todos os nossos artigos|0 Comments

Certamente você já conferiu as vantagens do controle de ponto biométrico aqui no blog da Tangerino. Mas, qual é o melhor relógio de ponto biométrico do mercado?

Sem uma análise detalhada, fica difícil afirmar, certo? Por isso elaboramos este pequeno checklist para que você consiga identificar o melhor relógio de ponto biométrico para a sua empresa. Confira!

#1 Homologação ou autorização do MTE

Todo relógio de ponto biométrico, para ser considerado válido, deve ser autorizado pelo Ministério do Trabalho, sendo que existem dois meios para que isso seja feito: a homologação do Registrador Eletrônico de Ponto (REP) e a autorização por meio da Portaria 373 do MTE.

O processo de homologação consiste na avaliação do cumprimento de diversos requisitos técnicos que o relógio de ponto eletrônico deve seguir para estar em conformidade com a Portaria 1510 do MTE.

A autorização, por sua vez, está condicionada ao cumprimento dos requisitos da Portaria 373, que versa sobre os meios de controle de ponto alternativos ao ponto eletrônico. Neste caso, a empresa deve celebrar uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com o sindicato da categoria, que mencione a possibilidade de uso de um sistema de controle de ponto alternativo.

#2 Funcionalidades que atendem à sua empresa

O segundo ponto a ser considerado para identificar o melhor relógio de ponto biométrico do mercado são as funcionalidades que ele traz. Alguns permitem apenas a marcação de entradas e saídas, gerando um relatório simplificado ao final do mês.

Outros trazem a possibilidade de gerenciar outras questões importantes para a sua empresa, como escalas de trabalho e trabalhadores externos, por exemplo. Este é o caso do aplicativo de controle de ponto Tangerino.

Conhecer as possibilidades que cada tecnologia oferece à sua empresa é fundamental para fazer uma escolha mais acertada, que se traduzirá em maior produtividade para o setor de RH.

#3 Suporte

Quando você contrata uma solução de controle de ponto biométrico, precisa de dois itens indispensáveis: o relógio de ponto biométrico, que é o equipamento no qual as marcações são realizadas, e o sistema de controle de ponto, que é o software ou aplicação que recebe, organiza e armazena os dados coletados.

Ter um fornecedor que dê todo o suporte para ambas tecnologias pode poupar sua empresa de muitas dores de cabeça, como a falta de um método de controle de ponto legalmente válido em virtude da falta de energia elétrica ou de um problema sistêmico.

Diante disso, antes da contratação uma ferramenta de cartão de ponto biométrico, certifique-se de que o fornecedor possui um SLA – Service Level Agreement (Acordo de Nível de Serviço) e quais as condições para a prestação do suporte adequado.

#4 Custo

Enquanto algumas soluções de controle de ponto biométrico custam R$ 300 por mês, outras custam R$ 3000, por isso, uma avaliação mais apurada é imprescindível.

É inegável que o custo interfere significativamente na escolha do melhor relógio de ponto biométrico, afinal, sua empresa precisa investir com consciência para obter o retorno esperado, mas pautar-se apenas pelo custo também pode ser um equívoco.

Nossa dica aqui é usar o custo como fator de desempate entre outras questões importantes, como homologação x funcionalidades x suporte. Deixar de usar um controle de ponto online grátis para pagar por um sistema que supre todas as necessidades da sua empresa e ainda está de acordo com a legislação do controle de ponto certamente trará mais tranquilidade para a sua empresa.

Pois bem, para responder à pergunta inicial do nosso post, qual o melhor relógio de ponto biométrico, é preciso avaliar todos esses requisitos e então tomar a sua decisão final. Cabe ressaltar que existem dezenas de fornecedores no mercado e todo cuidado é pouco na hora de contratar a solução que vai acompanhar a jornada de trabalho dos seus colaboradores.

Que tal receber mais dicas como essas diretamente no seu e-mail? Assine nossa newsletter e fique a par de tudo sobre controle de ponto!

Leave A Comment