Recrutamento e seleção por competências: como implementar?

Início » Blog » Departamento pessoal » Recrutamento e seleção por competências: como implementar?

Recrutamento e seleção por competências: como implementar?

Tempo de leitura: 4 minutos

Competência é um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que permitem que uma pessoa possa ter um bom desempenho na realização de uma atividade. Ou seja, trata-se de toda sorte de recursos que podem tornar uma pessoa apta para determinadas tarefas.

O  recrutamento e seleção por competências permite que os profissionais de recursos humanos possam se basear em elementos concretos e comportamentais, o que permite o desenvolvimento de um rh estratégico.

A seguir, você confere quais as vantagens desse tipo de processo seletivo e como implementá-lo na sua empresa! Acompanhe!

O que é recrutamento e seleção por competências?

O recrutamento e seleção por competências é uma metodologia que tem como objetivo encontrar candidatos que atendam a um conjunto de competências necessárias para ocupar um cargo específico.

Dessa forma, as rotinas de departamento pessoal não se baseiam em critérios subjetivos, mas sim em aspectos que podem ser mensurados, tornando o processo mais eficiente. Nesse caso, além do conhecimento, o comportamento do candidato também é um fator importante a se considerar.

Para isso, entrevistas individuais e em grupo, questionários, dinâmicas e testes psicológicos são realizados, permitindo que habilidades e atitudes sejam identificadas.

Esse tipo de seleção é capaz de apontar, inclusive, características que nem o próprio candidato reconhece em si mesmo.

Quais as vantagens desse modelo?

Recrutamento e seleção são ações que têm como objetivo atrair e escolher um profissional com capacidade para atender às necessidades da empresa em determinada função. Por isso, o recrutamento e seleção por competências pode ser muito vantajoso para os negócios.

Esse tipo de seleção é mais objetivo, focado e seguro, já que os profissionais de RH têm clara consciência sobre o que estão buscando. Além disso, também facilita a identificação do perfil mais compatível com a função, melhora o gerenciamento de pessoas e a avaliação do desempenho do profissional futuramente.

O recrutamento e seleção por competências também ajuda a combater o segundo maior motivo de demissão nas empresas: o mau comportamento dos funcionários. Isso porque esse tipo de seleção permite que se conheça melhor o comportamento do candidato ainda durante o processo seletivo. Dessa forma, pode-se reduzir o turnover e aumentar a produtividade.

Como implementar esse modelo na empresa?

Agora que você sabe o que é e quais os benefícios do recrutamento e seleção por competências para as empresas, confira os passos para implementá-lo.

1. Elabore o mapeamento de competências

O primeiro passo nesse tipo de seleção de pessoas é mapear as competências necessárias para um profissional que vai ocupar o cargo. Esse mapeamento também é chamado de Perfil de Competências (PC).

Para fazê-lo, os profissionais de RH precisam atuar em parceria com a área requisitante e listar os requisitos técnicos e comportamentais que a função exige, conhecendo quais atividades serão desempenhadas e quais os desafios.

2. Identifique as competências nos candidatos

Depois de saber quais são as competências necessárias, é hora de identificar quais candidatos as possuem. Nessa etapa, é possível utilizar testes de perfil comportamental e fazer entrevista por competência.

O recrutador pode questionar o candidato sobre experiências anteriores e sua reação diante de situações específicas. Além disso, pode analisar se o mesmo possui valores condizentes com a cultura da empresa e competências alinhadas ao perfil do cargo.

O recrutamento e seleção por competências é fundamental para o papel do rh estratégico que as empresas devem utilizar na hora de buscar por profissionais para atender suas necessidades.

Elaborar os mapas de competências e realizar testes e entrevistas focados não apenas nos conhecimentos técnicos, mas também nas habilidades comportamentais são essenciais para isso.

Agora que você sabe mais esse processo, conheça o poder da gestão estratégica de pessoas para as empresas!

Leave A Comment