Registro de ponto eletrônico em perguntas e respostas

Início » Blog » Todos os nossos artigos » Registro de ponto eletrônico em perguntas e respostas

Registro de ponto eletrônico em perguntas e respostas

Tempo de leitura: 3 minutos

O registro de ponto eletrônico sempre gera dúvidas em quem tem, quem ainda não tem e quem está pensando em instituí-lo na empresa. Pensando nisso, trouxemos perguntas e respostas mais frequentes que podem ajudá-lo a sanar seus questionamentos e, quem sabe, até compartilhar esse conhecimento com o restante da sua empresa. Fique ligado!

O que é ponto eletrônico?

O ponto eletrônico é uma tecnologia que permite o registro de ponto de funcionários de forma eletrônica, por meio do REP – Registrador Eletrônico de Ponto e do SREP – Sistema de Registro Eletrônico de Ponto.

O que é REP?

O Registrador Eletrônico de Ponto (REP) também é conhecido como relógio de ponto, onde os trabalhadores fazem o registro do ponto eletrônico, seja por meio da biometria ou uso de crachá com etiqueta RFID.

O que é SREP?

O Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) é o software que recebe todas as informações do registro de ponto eletrônico, consolida-as em relatórios segmentados por funcionários e permite o controle de ponto por parte da empresa.

Qual é a legislação do registro de ponto eletrônico?

A legislação do ponto eletrônico é regulamentada pela Portaria 1510 do MTE.

É possível adulterar o registro de ponto eletrônico?

Se o sistema de registro de ponto eletrônico, bem como o relógio de ponto eletrônico estiverem em conformidade com a Portaria 1510 do MTE, é impossível fraudar o registro de ponto eletrônico, pois qualquer alteração realizada precisa ser justificada no sistema.

O registro de ponto eletrônico exige a presença física do colaborador na empresa?

Existem equipamentos de registro de ponto eletrônico portáteis, que podem ser transportados de um lugar a outro. No entanto, para empresas que possuem muitos funcionários externos, o registro de ponto online se mostra mais vantajoso.

O que fazer quando o colaborador faz o registro de ponto eletrônico de forma errada?

Ao importar os dados do relógio de ponto eletrônico para o sistema de controle de ponto, o responsável pelo RH pode eliminar a marcação incorreta, desde que faça a justificativa para tal ação.

O registro de ponto eletrônico é exigido pelo Ministério do Trabalho?

O Ministério do Trabalho instituiu regras para o uso do ponto eletrônico por meio da Portaria 1510, no entanto, o registro de ponto eletrônico não é obrigatório. As empresas que desejem usar sistemas de controle de ponto alternativos podem negociar diretamente com os sindicatos da categoria e implementar o registro de ponto online, por exemplo.

O que são sistemas de controle de ponto alternativos?

As empresas que não quiserem aderir ao registro de ponto eletrônico do Ministério do Trabalho podem fazer uso de métodos alternativos, como os aplicativos de controle de ponto.

Os apps de controle de ponto permitem monitorar a jornada de trabalho dos colaboradores com a mesma eficiência, desde que estejam em conformidade com a Portaria 373 do MTE, que regulamenta os sistemas de controle de ponto alternativos.

Caso não tenha encontrado as respostas às suas perguntas sobre registro de ponto eletrônico, deixe um comentário. Nossa equipe responderá o mais breve possível!

Leave A Comment