Relógio de ponto digital: como funciona?

//Relógio de ponto digital: como funciona?

Relógio de ponto digital: como funciona?

By |2018-07-23T15:00:01+00:0020/07/2018|Todos os nossos artigos|0 Comments

O sistema de ponto digital é uma inovação que visa facilitar a vida de gerentes de RH e empreendedores, principalmente nas empresas que possuem colaboradores externos ou em regime de home office. O relógio de ponto digital, como funciona, permite mais flexibilidade e segurança tanto para funcionários quanto para a empresa.

Isso porque o sistema é integrado a um software de gestão, que facilita o cadastro de novos colaboradores, bem como consolida diversas informações em um só local. Quer entender melhor como funciona o relógio de ponto digital? Então continue lendo esse artigo!

Relógio de ponto digital, como funciona?

O sistema de ponto digital funciona da mesma maneira que os sistemas tradicionais de controle de jornada. A única diferença é que o sistema é mais flexível, podendo ser utilizado por meio de um aplicativo móvel ou integrado ao relógio de ponto da empresa.

Na prática, os colaboradores devem inserir uma senha numérica — pessoal e intransferível — tanto na abertura quanto na hora de fechar o ponto. Ao contrário do controle manual, as informações são consolidadas automaticamente, simplificando o fechamento da folha de ponto.

No caso de aplicativos móveis, muito utilizado para vendedores externos e colaboradores em regime home office, esse controle é feito por meio de um aplicativo específico integrado com o GPS do aparelho, que indica a hora e o local da abertura e fechamento do ponto de um colaborador específico.

Relógio de ponto digital é legal?

Dentre as dúvidas mais comuns sobre o relógio de ponto digital, preço, legalidade e dificuldade de implementação estão entre as mais comuns. Vamos começar pela legislação trabalhista, que permite por meio de suas portarias 373 e 1510 o controle de ponto por meio de sistemas alternativos.

Já o preço do relógio de ponto digital varia muito de acordo com o número de colaboradores que a sua empresa possui. No caso do Tangerino, é possível fazer uma simulação do custo de implementação por funcionário em nosso site para ter uma ideia da média de investimento necessário.

A implementação é muito simples e certamente trará inúmeros benefícios para o seu RH. Basta cadastrar os funcionários do sistema uma única vez para que todos os dados de início e fim de jornada diária de trabalho, banco de horas e férias sejam consolidados em um só software de gestão.

Controle biométrico

Outra dúvida comum é se o sistema de controle de ponto digital pode ser integrado ao relógio biométrico que já é utilizado na empresa. Nesse caso, a resposta é sim! O relógio de ponto digital biométrico também permite e consolidação dos dados e a utilização do software de gestão.

Todavia é importante lembrar que tanto o relógio de controle de ponto biométrico quanto o digital devem estar totalmente de acordo com as portarias 373 e 1510 do Ministério do Trabalho para que a sua empresa não tenha prejuízos trabalhistas.

Se você quer saber mais sobre o relógio de ponto digital, como funciona, qual o preço e como implementá-lo em sua empresa, entre em contato agora com nosso time de suporte e tire todas as suas dúvidas! Estamos à disposição para ajudá-lo!

Leave A Comment