Sistema de ponto eletrônico para pequenas empresas, vale a pena?

/, Todos os nossos artigos/Sistema de ponto eletrônico para pequenas empresas, vale a pena?

Sistema de ponto eletrônico para pequenas empresas, vale a pena?

By |2018-10-17T13:28:38+00:0013/12/2015|Controle de ponto, Todos os nossos artigos|0 Comments

O sistema de ponto eletrônico não é obrigatório para estabelecimentos com menos de 10 funcionários, mas sua utilização costuma ser vantajosa até nas menores empresas. Esse sistema oferece segurança em processos trabalhistas e facilita muito a rotina do setor de Recursos Humanos, além de ter o melhor custo benefício entre os relógios de ponto disponíveis no mercado.

Continue a leitura para conhecer as maiores vantagens de um sistema de ponto eletrônico dentro de pequenas empresas!

Traz segurança judicial

Um sistema de ponto eletrônico é a forma mais segura de proteger-se contra processos trabalhistas. Todas as entradas e saídas do funcionário são armazenadas, sem a possibilidade de exclusão ou alteração de dados. Dessa forma, os registros de ponto tornam-se provas em processos judiciais por horas extras.

O cartão de ponto manual, muito usado nas pequenas empresas, é facilmente contestado no tribunal, pois pode ser falsificado ou adulterado com facilidade. Já o relógio de ponto mecânico fornece provas melhores, mas está vulnerável à fraudes, como quando um colaborador registra o ponto no lugar do outro, por exemplo. Nesse caso, o prejuízo é da empresa.

Economiza tempo

O controle eletrônico de ponto, especialmente em sistemas digitais, automatiza processos dentro do setor de Recursos Humanos. Seja o banco de horas, o controle de adicionais noturnos ou a relação de faltas, tudo fica disponível no sistema, no formato de relatórios. Dessa forma, o RH consegue contabilizar com rapidez todas as informações necessárias para calcular a folha de pagamento online.

Além disso, o sistema de ponto eletrônico não está sujeito ao erro humano, seja de digitação, de cálculo ou por simples esquecimento. O erro toma tempo e recursos da empresa, e ainda pode gerar desconforto entre empresa e colaboradores.

Auxilia na gestão de pessoal

O RH não é o único setor a se beneficiar de um bom sistema de ponto eletrônico. Os gestores da organização, assim como gerentes e diretores, podem usá-lo para acompanhar suas equipes e fazer análise de desempenho. Isso ocorre por meio de relatórios, que permitem visualizar cumprimento de horários, saldo no banco de horas ou horas extras, faltas, entre outros dados.

O app de controle de ponto também conta com GPS integrado, muito útil para quem tem funcionários trabalhando externamente. A partir desse recurso fica mais fácil gerenciar rotas de entrega e manutenções externas, por exemplo.

O controle de ponto digital, aquele que funciona por meio de um aplicativo, permite ainda que o funcionário acompanhe seus próprios horários. Isso faz com que a relação entre empregado e empregador seja mais transparente, pois ambos sabem que os registros não foram alterados de nenhuma maneira.

Reduz custos a longo prazo

O custo benefício de um sistema de ponto eletrônico faz com que ele seja a melhor alternativa para as pequenas empresas. A longo prazo, ele ajuda a reduzir gastos com horas extras e processos judiciais. Ao economizar tempo para o RH e auxiliar na gestão de pessoal, o controle de ponto também contribui para os resultados da empresa, tornando-a mais produtiva.

No caso do ponto biométrico, é preciso investir em um equipamento, que pode precisar de manutenção eventualmente. Já no ponto digital, a empresa disponibiliza um tablet para que os colaboradores façam seus registros diários, ou o software pode ser instalado no smartphone de cada funcionário. Dessa forma, não há custos de implantação, é cobrada apenas uma mensalidade.

Adotar o sistema de ponto eletrônico torna a empresa mais moderna e traz segurança ao controle de horas trabalhadas de cada funcionário. Quer conhecer outras formas de otimizar o funcionamento da sua empresa? Assine a newsletter da Tangerino para receber mais conteúdos relacionados à gestão empresarial!

Leave A Comment