Software de controle de ponto eletrônico: 5 razões para implementar

/, Todos os nossos artigos/Software de controle de ponto eletrônico: 5 razões para implementar

Software de controle de ponto eletrônico: 5 razões para implementar

By |2018-10-17T11:53:57+00:0007/12/2015|Controle de ponto, Todos os nossos artigos|0 Comments

O uso de um software de controle de ponto é feito para substituir sistemas como o controle de ponto manual e mecânico que, além de já ultrapassados, apresentam desvantagens relevantes em relação às novas tecnologias.

Para evitar fraudes e intensificar a segurança do controle de ponto de funcionários, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) publicou as portarias 1510/09 e 373/11 para regulamentar o uso de sistemas eletrônicos e digitais.

O software de controle de ponto pode ser instalado em computadores, tablets, notebooks ou existirem em forma de aplicativo para dispositivos móveis, como é o caso do Tangerino. Abaixo, você confere 5 razões para implementar uma solução como essa. Veja só:

#1. Conta com mecanismos de segurança da informação

Desde o início do controle de horas trabalhadas, não demorou para que empregadores e colaboradores percebessem que sistemas de marcação manuais e mecânicos podem ser fraudados.

O risco de adulterações não garante que as informações contidas nos registros são verdadeiras e empresas ficam sujeitas a enfrentar ações trabalhistas por pagamento indevido de horas.

Um software de controle de ponto eletrônico conta avançadas tecnologias, como a biometria e o reconhecimento facial, que impedem qualquer fraude. Além disso, são seguros a ponto de impedir adulterações nos registros, mantendo-os fiéis às marcações feitas por cada colaborador.

#2. Leva à redução de custos

A redução de gastos começa com substituição do cartão de ponto manual pelo software, que não demanda materiais extras como o papel e tampouco manutenções frequentes que custam ao caixa da empresa.

O controle mais assertivo das horas trabalhadas garante que a empresa tenha certeza do quanto deve pagar a cada colaborador, sem falhas de cálculo. Algo que se torna ainda mais fácil uma vez que o software de controle de ponto pode ser integrado a outras tecnologias, como um software para calcular a folha de pagamento online.

#3. Favorece o trabalho do RH

O software automatiza os processos envolvidos no controle de ponto. Isso significa que o setor de relações humanas da empresa despende menos tempo com a coleta e conferência de dados sobre as marcações de cada colaborador, além do cálculo horas para o fechamento da folha de ponto.

 

A tecnologia contribui para dar mais transparência ao trabalho do RH e, ainda, para permitir que esse setor tenha tempo disponível para atuar de forma mais estratégica na empresa.

#4. Aumenta a produtividade e a motivação

A falta de segurança nos sistemas de marcação manual e mecânico, além de desconfiança, contribuíam para o desgaste da relação entre empregador e colaboradores. Nesse cenário, o envolvimento de cada colaborador com suas tarefas e com os resultados da empresa pode ser afetado.

Com um software de controle de ponto, os mecanismos que protegem os registros conferem mais transparência favorecem o clima organizacional. Assim, contribuem também para manter a equipe mais motivada, favorecendo sua produtividade e evitando o absenteísmo nas empresas.

#5. É de simples implementação

Quando foram regulamentados pelo MTE, os sistemas de ponto eletrônico sofreram críticas porque sua adoção poderia custar caro às empresas. Diferente disso, um software de ponto eletrônico para empresas como o Tangerino pode ser contratado de acordo com o número de funcionários cadastrados, sendo financeiramente acessível.

Um software de controle de ponto em app fica instalado nos dispositivos móveis dos colaboradores. Segundo estudo da FGV, o Brasil já tem mais de um smartphone por habitante, algo que mostra o quão habituada nossa sociedade está ao uso dos aparelhos. Uma situação que, por sua vez, torna a implementação do controle de ponto eletrônico via celular bastante simples e prática.

Gostou do post e quer saber mais sobre essa tecnologia? Leia também Controle eletrônico de ponto: mais eficiência e qualidade para você!

eBook Aumente a produtividade Tangerino

Leave A Comment