12 termos financeiros que todo empreendedor precisa saber

//12 termos financeiros que todo empreendedor precisa saber

12 termos financeiros que todo empreendedor precisa saber

By |2018-08-08T10:06:50+00:0001/09/2017|Todos os nossos artigos|0 Comments

Além de toda a empolgação e desafios que o empreendedor encontra ao chegar no mundo dos negócios, existem alguns termos sobre controle financeiro que ele precisa aprender.

Muita gente começa a pensar nas finanças da empresa só depois de abrir o negócio. Mas é fundamental entender estes termos antes de abrir seu negócio. Como você vai saber se suas metas estão sendo cumpridas se você nem tem metas definidas?”.

Conheça agora mesmo quais são as palavras mágicas o mundo das finanças.

  • Contas a pagar: são as despesas que a sua empresa tem para quitar, como pagar por fornecedores e funcionários, por exemplo.
  • Contas a receber: são os recebimentos ainda não pagos, aquilo que o cliente precisa pagar para você.
  • Capital de giro: são recursos que servem para manter a empresa em épocas difíceis, quando não há entrada de dinheiro suficiente para cobrir as despesas.
  • Capital social: é o montante de dinheiro necessário para abrir uma empresa, ou, quanto dinheiro foi investido para criar o negócio.
  • Controle de estoque: é o monitoramento da quantidade de produtos que estão guardados, esperando para serem comprados. Fazer a gestão de estoque é importante porque assim você sabe quanto tempo tem antes de reabastecer as prateleiras e pode tomar decisões importantes, como criar promoções, por exemplo.
  • Faturamento: é o valor que a empresa recebeu com todas as vendas somadas em um determinado período. Faturamento anual, por exemplo, é a soma das vendas durante um ano.

Leia também: Dicas para controlar o estoque e aumentar o faturamento

  • Fluxo de caixa: é um mecanismo de controle das entradas e saídas de dinheiro, ou seja, das despesas e receitas da empresa. Para manter a saúde financeira dos negócios, controlar o fluxo de caixa é fundamental.
  • Gerenciador Financeiro: é uma ferramenta que ajuda a controlar o dinheiro da empresa. Você insere os recebimentos e despesas e pode monitorar as finanças do seu negócio. Os gerenciadores financeiros podem ser ferramentas online, que costumam ser muito eficientes.
  • Margem de lucro: é a porcentagem calculada sobre o valor de um produto ou serviço, depois de descontadas as despesas para produzi-lo. Basicamente, a margem de lucro é quanto por cento a empresa lucra com as vendas.

Leia também: Aprenda como aumentar a margem de lucro do seu negócio

  • Pró-labore: é uma espécie de remuneração fixa paga ao dono da empresa, como se fosse um salário por suas horas de trabalho na administração do negócio. O empresário, portanto, pode ter o lucro do mês, mais uma remuneração mensal – o pró-labore.
  • Receita: é um valor que entra no caixa da empresa pela venda de um produto ou serviço.

Os termos na prática: como fazer o controle financeiro?

Além de conhecer o significado, saber como controlar cada um desses termos é fundamental para a saúde dos negócios. E nós temos uma dica bem legal para ajudá-lo nessa missão: as ferramentas do QuickBooks ZeroPaper!

Com ele você faz o fluxo de caixa da sua empresa e tem todas as informações de receitas, despesas e impostos na mão. Além disso, você pode contar com relatórios financeiros, que mostram quem são seus melhores clientes, quanto você está gastando e como está o seu lucro. E de graça!

eBook2 Tangerino

Leave A Comment