6 tipos de treinamento para alavancar resultados na empresa

Início » Blog » Gestão Empresarial » 6 tipos de treinamento para alavancar resultados na empresa

6 tipos de treinamento para alavancar resultados na empresa

Tempo de leitura: 6 minutos

Investir no capital intelectual é fundamental para que a empresa cresça e alcance resultados cada vez melhores. A melhor forma de valorizar seus funcionários e garantir que eles estejam engajados no trabalho é por meio de treinamentos, de tipos, métodos e objetivos diferentes.

Treinamentos são boas alternativas para trazer atualização profissional e mudar o comportamento dos colaboradores.

Que tal conhecer alguns tipos de treinamento mais usados nas empresas? Continue lendo este post!

Como planejar um treinamento eficaz?

Antes de considerar os diversos tipos de treinamento que podem ser aplicados na empresa, é preciso fazer os preparativos. É planejando com calma que se escolhe o treinamento mais adequado para seus objetivos e também que se garante o sucesso dele entre os colaboradores envolvidos.

A primeira questão é definir o que se espera como resultado do treinamento. Existem situações em que ele é necessário para solucionar problemas internos, em que é preciso capacitar funcionários, motivar, trazer espírito de equipe para a organização, melhorar a comunicação, entre outros objetivos. É a partir dessa questão que o tipo de treinamento deve ser escolhido.

Em seguida, defina qual é seu público-alvo: pode ser um setor, uma equipe, uma unidade ou toda a empresa. A logística do treinamento também requer atenção, é preciso definir o local, providenciar o material necessário, convidar os participantes e encontrar o profissional mais adequado para ministrar o treinamento, seja ele no formato de workshop, palestra ou dinâmica de grupo.

O people analytics pode orientar o seu planejamento de treinamento, pois faz uso de dados para identificar o perfil de cada colaborador.

Gamificação

Uma tendência é a gamificação nas empresas, treinamentos que utilizam métodos de jogos, como sistemas de pontuação e recompensas. Esse tipo de treinamento é eficaz porque motiva a interação entre os participantes e é uma atividade dinâmica, que desperta o interesse e a vontade de aprender.

A gamificação pode ser aplicada em treinamentos de todos os tipos e também ser usada como estratégia para ensinar algo novo aos colaboradores.

Ao tratar o treinamento como um jogo, a cada etapa o participante torna-se mais engajado e tem um rendimento melhor. Para que esse método seja eficaz, é interessante dar feedbacks rápidos, indicando erros e acertos para garantir melhorias.

Treinamento com troca de papéis (job rotation)

Entre os tipos de treinamento, esse é um dos que possui execução mais fácil dentro da empresa. Ele consiste em instalar uma rotatividade nas funções no quadro de pessoal, com o objetivo de que seus funcionários conheçam a empresa como uma organização completa, não ficando restritos aos seus setores.

Não se espera que todos os funcionários dominem todas as atividades, apenas que tenham uma visão geral e percebam de que maneira o trabalho de um interfere no do outro.

Com a devida orientação, esse tipo de treinamento também tem a vantagem de promover a boa convivência, pois incentiva a troca de ideias e de conhecimento na equipe.

Treinamento On The Job

O treinamento On The Job é um dos tipos de treinamento que acontecem durante a rotina de trabalho na empresa. Ou seja, é quando o funcionário aprende na prática, realizando suas atividades sob supervisão. É muito usado em serviços de atendimento, como caixas de lojas ou vendedores, e também em programas de trainee.

Além de orientar para o trabalho e corrigir falhas, o responsável pelo funcionário em treinamento deve também fazer com ele participe de reuniões, manifeste sua opinião e sinta-se motivado.

Muitas vezes, esse tipo de treinamento é utilizado para avaliar funcionários em período de experiência, pois é ótimo para identificar qualidades como a proatividade e a capacidade de assimilar tarefas.

Treinamento de liderança

Para formar líderes é necessário tanto o desenvolvimento de habilidades pessoais quanto o desenvolvimento de técnicas de trabalho. Por isso, entre os tipos de treinamento, o de liderança está entre os mais complexos.

Para começar, o líder precisa ser um colaborador motivado, capaz de lidar com pessoas e com grande conhecimento dentro do seu campo de atuação.

Leia também: Gestão de pessoas se constrói com liderança e motivação

Para criar um treinamento de liderança, é preciso descobrir quais são os pontos fortes do público-alvo e em quais competências é preciso investir.

Um bom treinamento de liderança, seja interno ou terceirizado, pode tornar a empresa mais produtiva, uma vez que líderes ajudam a solucionar conflitos, resolver problemas e motivar a equipe.

Treinamento comportamental

O treinamento comportamental é aquele que depende do perfil dos funcionários para ser desenvolvido. Após aplicar um teste na equipe, é possível dividir o grupo em 4 perfis diferentes, cada uma com suas qualidades e falhas.

Eles são: comunicador, executor, planejador e analista. Cada um deles responde melhor a um estilo de treinamento específico, independentemente dos objetivos da empresa.

Ainda que você já tenha o objetivo e o método de treinamento definidos, considere adaptar as atividades para o perfil predominante.

Enquanto algumas pessoas trabalham em equipe para alcançar resultados, outras são mais competitivas e preferem trabalhar sozinhas, enquanto outras preferem se aprofundar na teoria antes de agir.

Vale ressaltar, ainda, que o treinamento comportamental é fundamental na construção de equipes de alta performance.

Treinamento de comunicação

Como o próprio nome diz, o treinamento de comunicação tem o objetivo de tornar a comunicação dentro da empresa mais eficiente e fluída. Ele também permite um diálogo mais convincente com os clientes e um melhor relacionamento com fornecedores.

Dica: conheça o poder da comunicação interna no engajamento dos funcionários

São muitos os benefícios da empresa com um treinamento desse tipo.

Com uma comunicação melhor, sua marca é melhor representada, pois a partir dela os funcionários têm mais desenvoltura para falar em público e prestar atendimento.

Internamente, um treinamento de comunicação facilita a troca de informações entre os setores e faz com as reuniões sejam mais significativas, sem desvios do tema.

Treinamento motivacional

O objetivo do treinamento motivacional é tornar os colaboradores mais engajados e focados nos resultados da empresa. É necessário conhecer profundamente as pessoas para que seja possível identificar focos de desequilíbrio, saber em que setores ou tarefas há mais empenho e compreender o que motiva seus colaboradores profissionalmente.

Esse tipo de treinamento é indicado quando o rendimento cai ou quando os funcionários sentem-se estagnados na empresa.

É preciso mostrar que a organização valoriza o trabalho de cada um e dar chances de crescimento. Caso a queda nos resultados seja o resultado de problemas pessoais ou de conflitos internos, é preciso que o RH interfira antes do treinamento.

Quer saber como motivar sua equipe? Confira as dicas do RH do Tangerino!

Leave A Comment