Empresas são organizações formadas por e para pessoas. Elas servem a um propósito na sociedade e só o atingem quando têm um bom time de profissionais como base.
É por esse motivo que o capital intelectual é a nova vantagem competitiva das empresas.
Confira agora a importância do capital intelectual para a sua organização e como investir nas pessoas que fazem do seu negócio um sucesso!
O que é capital intelectual?
O capital intelectual de uma empresa é formado pelas pessoas que a compõem e pelo conhecimento especializado gerado por elas.
Também engloba a cultura organizacional, o aprendizado ganho ao longo do tempo, os sucessos e insucessos que, de alguma forma, contribuíram para que a companhia chegasse até aqui.
Nesse sentido, podemos dizer que o capital intelectual é um ativo intangível, porém essencial para a perpetuidade do negócio, pois ajuda a construí-lo e melhorá-lo com o passar dos anos.
Podemos dividir o capital intelectual de uma organização em três grandes grupos: recursos humanos (funcionários); estrutural (conhecimento gerado internamente); e clientes.
Por que fazer a gestão do capital intelectual
A dinâmica mercadológica exige empresas ágeis, que respondam rapidamente às inovações e às mudanças no comportamento do consumidor.
E essas respostas começam com profissionais qualificados, cientes dos objetivos organizacionais e engajados em conquistá-los.
Nesse sentido, é preciso ir além do habitual, como calcular a jornada de trabalho corretamente, e desenvolver estratégias de atração e retenção de talentos, de qualificação profissional e promoção de um clima organizacional favorável para que a equipe produza mais, melhor e com maior satisfação.
No que tange à parte estrutural, que podemos chamar de gestão do conhecimento corporativo, é necessário fazer o conhecimento circular e registrá-lo de modo que ele não se perca mesmo havendo rotatividade de funcionários.
Para tanto, o investimento em tecnologia se faz essencial. À medida que processos são automatizados e melhorados, é preciso mantê-los vivos na organização.
Isso pode ser feito por meio da criação de um portal na intranet da empresa onde constem todas as informações e também por meio de treinamentos periódicos, visando a socialização do conhecimento.
É importante que a gestão do capital intelectual da empresa seja feita para que a evolução e o aprendizado da mesma não se percam com o tempo.
Desta forma, é possível avaliar o passado, aplicar melhorias no presente e projetar um futuro de sucesso para a organização.
Zelar pela satisfação dos clientes também é importante para qualquer companhia, afinal, deles depende a geração de riqueza.
E mais uma vez, podemos perceber que o capital intelectual é a verdadeira vantagem competitiva das empresas.
Clientes felizes, que participam de experiências inesquecíveis junto a uma marca, geram maior valor para a empresa, tanto no aumento do ticket médio quanto na atração de novos clientes por meio de recomendações.
Eles também prolongam seu lifetime value (tempo de vida) através da fidelização, o que contribui significativamente para a reputação da sua marca e, claro, seu financeiro.
Perfil das empresas que veem o capital intelectual como uma vantagem competitiva
As organizações que consideram o capital intelectual seu maior ativo reúnem algumas características em comum. Confira:
Valorizam seus ativos
A valorização das pessoas e do conhecimento gerado internamente faz parte do perfil das empresas que investem em seu capital intelectual.
Elas não estão preocupadas se cargo de confiança tem direito a horas extras somente pelo financeiro, mas também porque querem estar em conformidade com a lei e oferecer as melhores condições de trabalho para seus funcionários.
Elas também criam maneiras de recompensar as pessoas que fazem a diferença em suas trajetórias, seja com remunerações variáveis, premiações ou planos de cargos e salários.
A ideia não é apenas recompensar um esforço adicional, mas mostrar que tanto empresa quanto profissional podem crescer juntos.
Investem em inovação
A inovação faz parte das empresas que consideram o capital intelectual como um diferencial competitivo porque elas sabem que inovar é estar um passo à frente no mercado.
O investimento em tecnologias que facilitem os processos e deixem as pessoas mais livres para pensar estrategicamente, como softwares para cálculo de horas online, faz parte da cultura organizacional e é bem visto por todos, afinal, os benefícios são colhidos por toda a equipe.
A integração entre tecnologias, como o sistema de ponto online e a folha de pagamento, por exemplo, dá maior velocidade aos processos e garante maior confiabilidade às informações, contribuindo para a manutenção da vertente estrutural da gestão do capital intelectual corporativo.
Sabem a importância da qualificação
Empresas cientes da importância do seu capital intelectual também sabem a importância de manter seus recursos humanos qualificados, seja por meio de treinamentos internos ou externos.
Quanto mais conhecimento for gerado e aprendido, maior será o diferencial da organização frente aos seus concorrentes.
Sendo assim, essas companhias investem em universidades corporativas e parcerias estratégicas para o aumento do know-how dos profissionais que dela fazem parte, pensando não apenas no quão benéfico será para o negócio, mas também no quanto é importante para um profissional sentir-se valorizado e ter incentivo educacional.
Apostam em uma comunicação clara e transparente
A comunicação é a base de qualquer relacionamento, seja pessoal, profissional ou comercial. Diante disso, para fazer do capital intelectual sua verdadeira vantagem competitiva, também é necessário promover uma comunicação clara e assertiva com todos os stakeholders (públicos-alvo).
Isso significa abrir e manter canais de comunicação que favoreçam o feedback em tempo real, como e-mail, redes sociais, chats, entre outros.
Também requer tato na hora de lidar com questões delicadas, como críticas e reclamações de clientes.
O compartilhamento de resultados, sejam estes positivos ou negativos, também faz parte da rotina de uma comunicação eficaz e de uma gestão do capital intelectual verdadeiramente preocupada com o crescimento de todas as bases da organização.
E você, também considera o capital intelectual a verdadeira vantagem competitiva das organizações? Compartilhe essa ideia com mais pessoas!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.