Em busca de descobrir como implantar um CRM na empresa? Quer entender melhor sobre como a ferramenta pode ajudar a potencializar resultados? Não sabe por onde começar o processo de incorporação do CRM à rotina de atendimento ao cliente?
Calma! Chegou a hora de sanar essas e outras dúvidas sobre a ferramenta CRM — Customer Relationship Management, que se populariza a cada dia como uma solução efetiva para integrar processos e tornar ainda mais efetiva a experiência de compra do cliente.
Prova disso são as pesquisas feitas sobre o assunto. Esta, do portal Tech Times, aponta um crescimento de 25% a 85% no lucro de empresas que utilizam a ferramenta de CRM na rotina.
Quer entender como implantar o CRM na empresa e abrir as portas para resultados fantásticos? Então continue a leitura deste artigo.
O que é CRM?
Se você já tem familiaridade com o assunto, sabe que CRM é a abreviação de Customer Relationship Management, ou Gestão do Relacionamento com o Cliente.
A ferramenta de CRM tem exatamente esta função: fornecer uma plataforma interativa e de fácil uso, capaz de simplificar e automatizar etapas do relacionamento com o cliente, tornando-o mais fluido, personalizado e, sobretudo, efetivo.
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Por que sua empresa precisa de um CRM?
Antes de entender, de forma prática, como implementar o CRM na empresa, que tal recapitularmos algumas das razões pelas quais a solução pode ser o que você precisa para alcançar melhores resultados? Confira a seguir!
Aumento da produtividade
O aumento da produtividade é um dos principais impactos percebidos por quem entende como implantar o CRM na empresa.
Isso porque o sistema tem como característica principal condensar e oferecer informações-chave de maneira simples e clara aos funcionários.
Esses são dados que, em outros momentos, estariam dispersos em inúmeras planilhas, documentos e formulários passam a constar todos em um só lugar.
Além disso, a ferramenta de CRM permite a automatização de processos repetitivos e burocráticos, como o preenchimento de tabelas, atualização de formulários e o envio de mensagens padronizadas.
Dessa forma, a equipe tem mais tempo para se dedicar a tarefas estratégicas, ao mesmo tempo em que as atividades rotineiras seguem em andamento.
Processos mais fluidos
Ter a ajuda do software de CRM contribui para a criação de processos internos muito mais fluidos e eficazes.
Isso porque é comum que a própria estrutura da ferramenta estimule a criação de um funil de vendas organizado, que categorize prospects, leads e clientes de acordo com seu nível de maturidade.
Além disso, a solução projeta suas próximas ações e permite a criação de alertas para o acompanhamento das jornadas.
Assim, a equipe comercial tem uma visão sistêmica de todos os clientes da empresa e pode conduzir, de maneira organizada, o percurso de cada um deles.
Dados valiosos organizados e acessíveis
Você já ouviu falar na expressão “dados são o novo petróleo”? Pois saiba que, no mundo do atendimento ao cliente, essa máxima é muito verdadeira!
Isso porque, com base no histórico de comportamento de clientes com perfis semelhantes, é possível desenhar estratégias efetivas de abordagem, negociação, fechamento e pós-venda.
Além disso, ter em mãos informações sobre o percurso do cliente em sua jornada de compra torna a ação dos times de suporte mais assertiva e segura.
Exemplo prático do valor dos dados e do papel do CRM
Suponhamos que sua empresa venda matéria-prima para uma fábrica de luvas cirúrgicas. O time de vendas tem acesso a uma ferramenta de CRM que armazena e fornece dados sobre o percurso de cada cliente.
O cliente X está em fase de negociação e entrou em contato com o suporte há uma semana, via e-mail, para saber mais sobre um dos produtos vendidos.
Não satisfeito com o retorno recebido, ele volta a entrar em contato, desta vez por telefone, para obter informações mais específicas.
Se o agente de vendas que atende a chamada não tem acesso ao histórico de contatos do cliente, ele não sabe que uma conversa já foi iniciada por outro canal.
Portanto, ele faz com que o cliente repita todas as informações já fornecidas à empresa via e-mail, o que deixa o cliente descontente.
Além de impactar na experiência do consumidor, esse padrão de comportamento pode levar ao aumento de churn rate, ou taxa de desistência da empresa.
Por outro lado, com o auxílio do CRM, o agente acessa os dados do cliente no sistema e resgata todo o histórico de conversa iniciado no outro canal.
Dessa forma, ele fornece uma abordagem muito mais segura, atualizada e focada na resposta que o cliente precisa para dar continuidade ao seu processo de compra.
Integração entre a força de vendas
Outra vantagem perceptível para quem entende como implantar o CRM na empresa é a integração entre a força de vendas, em especial, os setores de marketing e vendas.
Toda empresa passa ou já passou por algum dos clássicos problemas de ruídos de comunicação e falta de alinhamento entre os setores de marketing e vendas, desde os ritmos diferentes de prospecção e conversão até a diferença de perfil buscado por ambas as áreas.
Com o CRM, o acesso às informações dos setores é democratizado. Portanto, o time de marketing consegue acompanhar o progresso da equipe de vendas e vice-versa.
Dessa maneira, todos enxergam com clareza o papel desempenhado por cada setor e, principalmente, a importância de trabalharem de forma coordenada para alcançar os melhores resultados.
Como implantar o CRM na empresa em 7 passos?
Pronto! Agora você já recapitulou a função do CRM e seus benefícios para a gestão de clientes.
É hora de darmos um passo à frente e falarmos sobre como implantar o CRM na empresa. Para isso, preparamos um guia completo com 7 passos para você seguir!
1. Comece a trabalhar a cultura CRM na empresa
A cultura CRM é, sobretudo, uma cultura colaborativa. Segundo esse princípio, todas as áreas operam simultaneamente e de forma complementar para oferecer ao cliente a melhor experiência possível.
Antes de entender, na prática, como implantar o CRM na empresa, é importante que as organizações preparem o terreno para a cultura customer-centric (focada no cliente).
2. Entenda seu processo comercial e elenque pontos de melhoria
Em seguida, é hora de olhar para o processo! Entenda como o atendimento ao cliente e a força de vendas operam do início ao fim. Identifique falhas, gargalos e possibilidades de melhoria.
Se possível envolva o time nessa etapa e peça que os profissionais avaliem, de forma crítica, o modelo atual de operação.
É possível otimizar o gerenciamento de tickets e chamadas? Como anda a rotina de follow up? O tempo de resposta às chamadas é efetivo? A taxa de resolução está dentro do esperado?
Todas as respostas serão úteis para auxiliar no próximo passo do processo.
3. Escolha o melhor CRM para o seu caso
Com um bom mapeamento de processos, fica mais fácil escolher a melhor ferramenta de CRM.
Busque um sistema que ofereça soluções específicas para os pontos listados, e não deixe de avaliar, em conjunto, outros tópicos, como:
- custo;
- escalabilidade (potencial de ampliação da atuação do sistema);
- usabilidade;
- disponibilidade do suporte etc.
4. Comunique o time comercial e inicie um processo de onboarding
Decisão feita? É hora de comunicar ao time! Lembre-se de que a adesão da força de vendas à ferramenta é essencial.
Portanto, essa não deve ser uma imposição da diretoria ou uma informação comunicada de forma autoritária.
Faça uma reunião, elenque os benefícios da ferramenta e deixe claros os motivos da implementação. Esse é o primeiro passo para um onboarding de ferramenta bem-sucedido.
5. Crie um cronograma de implantação
Processos complexos, como implementar um CRM na empresa, demandam organização. Por isso, é fundamental trabalhar com um cronograma de implantação faseado.
Algumas etapas que podem integrar o cronograma da sua empresa são:
- aquisição do sistema;
- implantação nas áreas-teste;
- ativação dos módulos do sistema;
- avaliação da usabilidade pela equipe;
- resolução de gaps;
- ativação oficial dos módulos etc.
5. Alie o cronograma aos treinamentos de integração
Cada etapa finalizada deve ser apresentada à equipe em forma de endomarketing, ações de comunicação interna ou treinamentos de integração ao software.
Dessa forma, os colaboradores se familiarizam com a mudança e apresentam menos resistência ao novo processo.
7. Defina métricas para acompanhar o trabalho com o CRM
Por fim, estabeleça indicadores para acompanhar o trabalho do CRM, especialmente nos primeiros meses pós-implantação.
Essa gestão por indicadores será o termômetro para identificar dificuldades de adaptação do time e necessidades de ajustes e melhorias.
Lembre-se de estabelecer metas (já ouviu falar nas metas SMART — específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e baseadas em tempo?) e intervalos predeterminados para repetir as análises e fazer um bom estudo dos dados obtidos.
Agora sim, você sabe como implantar o CRM na empresa. Lembre-se de que é possível integrar a ação dessa completa ferramenta com outros softwares de gestão de processos, para acompanhar de perto a produtividade e o desempenho do seu time!
Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.
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