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A transformação digital já tinha trazido à tona aspectos como disrupção e reinvenção nos processos de trabalho. 

Isto é, escancarou a necessidade das companhias de se adaptarem a novos métodos, como o trabalho remoto

Então, entrou em cena a pandemia do coronavírus que, entre tantas mudanças, acelerou a adesão ao home office e a adoção a outras tendências, como o EAD para empresas. 

De forma simples, isso significa que se você, gestor, não se atentar para essas questões atuais, poderá não conseguir se manter competitivo em um mercado que exige um novo olhar, resiliência e adaptabilidade. 

Nesse cenário, o EAD para empresas merece atenção especial, visto que ele trabalha com o principal ativo de um negócio: o capital humano

Para entender em que se baseia este conceito, descobrir se vale a pena apostar nele e conhecer suas vantagens, basta seguir com sua leitura!

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O que é EAD para empresas?

EAD para empresas

O EAD para empresas nada mais é do que uma forma de treinar e capacitar funcionários a distância. 

Diferentemente de outros métodos convencionais, a metodologia permite que os processos de desenvolvimento e de onboarding de uma companhia aconteçam no ambiente virtual. 

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Quais as vantagens do EAD para empresas?

Esse método traz benefícios para todos os envolvidos. Para os colaboradores, ele gera:

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno
  • flexibilidade: uma vez que eles podem acessar o conteúdo na hora que desejarem;
  • autonomia: pois eles podem escolher o melhor momento para estudarem;
  • facilidade: visto que não precisam sair de casa para participar, basta que tenham acesso a um desktop ou um dispositivo móvel;
  • produtividade: já que a economia de tempo com deslocamento pode ser direcionada para efetuar suas atividades sem interrupção;
  • sensação de pertencimento e valorização: porque eles percebem que a companhia não só está investindo em suas habilidades, como também tem a confiança necessária para realizar um treinamento fora do ambiente corporativo usual. 

Para as empresas, há:

  • redução de custos, uma vez que ela economiza com deslocamentos, aluguéis de salas, serviços de limpeza e gastos com alimentação;
  • diminuição da rotatividade: pelo fato de que os colaboradores se sentem valorizados, o que faz com que eles se sintam mais confiantes, dedicados e, logo, contribui para que eles se mantenham produtivos em seus postos, sem pensar em mudar de companhia;
  • melhora na visibilidade perante o mercado: visto que sua empresa ficará conhecida por apostar em métodos inovadores. 

O EAD pode incrementar o faturamento de uma companhia?

EAD e o faturamento da empresa

Uma pesquisa da Statista mostrou que os grandes players do mercado já notaram que há uma relação direta entre os treinamentos e capacitações promovidos a distância com seus aumentos de receita. 

Só para você ter uma ideia:

  • 40% das companhias da Fortune 500 utilizam esse método;
  • empresas que adotam o EAD em seus projetos têm lucros 25% maiores do que as que não priorizam esse método;
  • para cada 1 dólar investido em treinamento EAD, há um retorno de cerca de 30 dólares em termos de produtividade; 
  • mais de 90% das organizações que ainda não incluíram o EAD em seus planos, pretendem o fazer em um futuro próximo. 

Passo a passo para adotar o EAD para empresas

EAD para empresas passo a passo

Adotar o EAD em sua empresa demanda as mesmas questões de desenvolver qualquer outro projeto, ou seja: foco, organização e planejamento. 

Confira, a seguir, o passo a passo desse processo. 

1. Estabeleça sua prioridade

Há vários cenários que você deseja modificar em sua empresa? Calma, não tente solucionar todos eles, estabeleça um como sua prioridade para não perder o foco. 

Tenha senso de urgência e avalie o que é mais importante resolver agora: quer melhorar o seu onboarding? Precisa diminuir o turnover? Quer otimizar a produtividade de seus colaboradores? Escolha um desses itens e foque nele. 

Em seguida, você deve estipular:

  • o budget;
  • o responsável pela capacitação escolhida;
  • os colaboradores que participarão do processo. 

2. Alinhe o conteúdo do EAD com seu público 

Para que seus funcionários realmente abracem a ideia de treinamento a distância, é essencial que você fale a mesma língua que eles. 

Sendo assim, é vital que antes de pensar no conteúdo você converse com eles para entender quais são suas dificuldades e alinhar não só a linguagem como o nível de dificuldade dos temas propostos no EAD. 

Feito isso, você pode:

  • escolher os temas;
  • dividir o EAD em módulos;
  • definir a duração;
  • estabelecer o prazo de conclusão;
  • selecionar métodos de avaliação.

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3. Escolha uma plataforma 

Para que a experiência de todos os envolvidos seja fluida e funcional, é vital escolher uma plataforma EAD que hospede seu EAD e que traga recursos que realmente agreguem, como as possibilidades de:

  • acompanhar a evolução dos treinados;
  • receber relatórios de desempenho;
  • contar com a segurança de um sistema criptografado;
  • emitir certificados.

Você gostou deste conteúdo? Saiba mais sobre a gestão deste e outros benefícios agora mesmo!

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