Início > RH > Case da Carlessi: Como o Tangerino Modernizou o Setor de DP com o Controle de Ponto Digital

Case da Carlessi: Como o Tangerino Modernizou o Setor de DP com o Controle de Ponto Digital

Tempo de Leitura: 5 minutos O eSocial mudou a rotina do Departamento Pessoal de diversas empresas, e com a Carlessi não foi diferente. Neste case, o Tangerino foi a solução para automatizar o fechamento de folha de ponto e economizar tempo.

FotoPor: Leonardo Barros 12 julho 2021 20 setembro 2024 5 minutos
Tempo de Leitura: 5 minutos

A busca por maior produtividade, redução de custos e vantagem competitiva fez com que o mercado se reinventasse diversas vezes. No século XXI, a transformação digital é a mudança da vez, e é sobre isso que vamos falar neste case da Carlessi.

A forma de lidar com os colaboradores também se modernizou com o passar dos anos e, hoje, uma gestão de pessoas que não oferece relatórios personalizados e com dados em tempo real precisa se atualizar.

O Departamento Pessoal (DP) da Carlessi, um grupo que atua em diversas áreas no segmento de construção civil, também enxergou a necessidade de mudar a forma como a gestão de pessoas e o fluxo das informações funcionavam.

Neste case de sucesso, você entenderá como o Tangerino foi primordial na modernização da rotina de trabalho na Carlessi e quais os principais desafios que foram superados. Confira!

Quem é a Carlessi?

A história da Carlessi começa no ano de 1943, em Turvo, Santa Catarina, quando foi fundada por Romeu Carlessi. 

A empresa familiar atuava principalmente com a venda de material de construção e elétricos, ferragens e eletrodomésticos. 

A empresa floresceu na região, mas foi quando dois dos cinco filhos do fundador, ambos engenheiros, se juntaram ao negócio em 1986 que a empresa expandiu seu portfólio para a área da construção civil.

Atualmente, os negócios da Carlessi envolvem construção de casas particulares, licitações, venda de materiais de construção e produtos relacionados, além da atuação da empresa na área de incorporações de prédios em Santa Catarina, sua principal atividade atualmente.

Banner com uma foto escrito em roxo

Para impulsionar todo esse crescimento, a Carlessi conta com quase 400 colaboradores.

Gerir todos esses profissionais é um grande desafio, especialmente quando a legislação brasileira muda, fazendo com que rotinas de trabalho antes consolidadas precisem ser revistas.

A seguir, compreenda como a Carlessi lidou com a chegada do eSocial e como o Tangerino melhorou os fluxos do DP para superar o desafio da legislação e diversos outros!

Aproveite que está por aqui e leia também:
? Tudo que você precisa saber sobre a gestão de ponto
? Controle de ponto na jornada mista: veja por que adotar!
? Controle de ponto para pequenas empresas: veja 6 motivos para investir
? Biometria facial: o que é essa tecnologia que revolucionou a marcação do ponto

Como o eSocial motivou a transformação digital?

Para compreender como o eSocial foi o estopim da digitalização do DP da Carlessi, é necessário conhecer a rotina do setor antes da implementação do Tangerino.

Para se ter uma ideia, a folha de ponto era impressa e assinada à mão por todos os colaboradores da empresa, que enviavam ao DP. Os profissionais do setor, por sua vez:

  1. recebiam os pontos assinados de todos os colaboradores;
  2. submetiam os dados para o banco de horas um por vez;
  3. conferiam se não houve erro humano na submissão dos dados;
  4. fechavam a folha e enviavam para o financeiro.

Essa costuma ser a rotina de milhares de empresas que ainda não modernizaram o controle de jornada de trabalho. 

Para que tudo isso fosse feito a tempo para os pagamentos do salário dos colaboradores, era necessário alocar dois colaboradores em tempo integral por uma semana inteira

Não somente, o ciclo da empresa fechava no dia 25. Ou seja, o mês da jornada de trabalho começava no dia 26 e terminava no dia 25. Foi justamente isso que pegou o DP de surpresa.

O que nos apavorou no eSocial foi que não poderíamos mais fechar a folha dentro do mês corrente, ele exige que seja do dia 1º ao 30. Isso nos deixava somente com dois dias para fazer toda a rotina de fechamento de folha e às vezes nem isso, se levarmos em consideração os finais de semana e feriados, ficava somente um ou dois dias.” Nazaré Soares de Costa, Gerente de Departamento Pessoal

Os desafios que a equipe da Carlessi enfrentava não paravam por aí. Na época, a empresa contava com um número ainda maior de colaboradores e um sistema completamente manual.

Com o eSocial ficou bastante complicado por conta das dificuldades trabalhistas impostas ao setor. Até então tínhamos o ponto completamente manual para 800 colaboradores, ou seja, contabilizávamos, lançávamos no sistema e depois ainda conferíamos se foi feito corretamente, tudo à mão.” Nazaré Soares de Costa, Gerente de Departamento Pessoal

Como a solução do Tangerino transformou o case da Carlessi?

Case da Carlessi

A Carlessi precisava de uma solução que permitisse ao DP fechar a folha de pagamento com quase 800 colaboradores em dois dias.

Não somente, a solução precisa se adaptar ao contexto da empresa, que atua em diversas frentes e possui colaboradores com as mais diversas escalas de trabalho.

Para que isso fosse possível, a solução precisava apresentar algumas características:

  • ser completamente personalizável;
  • ter integração com diversos softwares;
  • fornecer dados em tempo real; 
  • oferecer um suporte personalizado.

Tudo isso foi encontrado na nossa ferramenta, que foi rapidamente adotada pela Carlessi não só por solucionar as novas questões impostas pelo eSocial, mas também por se adaptar às necessidades da empresa e oferecer o suporte que o cliente precisava.

Entramos em contato com o Tangerino para saber como funcionava e o que mais me chamou atenção foi o atendimento. A Karine nos atendeu muito bem, esclareceu todas as dúvidas sobre como tudo funcionava: o software, as leis… e resolvemos seguir. O time do Tangerino nos ajudou a solucionar os problemas que encontrávamos no dia a dia à medida que íamos avançando na implementação.” Nazaré Soares de Costa, Gerente de Departamento Pessoal

 

Os desafios da personalização e o atendimento personalizado

A implementação do Tangerino levantou diversos desafios para a gestão da Carlessi e para o nosso time.

Foi preciso adaptar todo o software para corresponder às jornadas de trabalho particulares dessa organização.

Existem colaboradores que trabalham em escritórios, em canteiro de obras, em home office etc. 

Então, a diversidade de jornadas é enorme e a personalização para cada equipe ajuda os gestores a conduzirem os seus times da melhor maneira.

Trabalhamos com uma escala bem complexa para o sistema ler e entender, o que ocasionou diversos problemas na importação dos dados. Embora a parametrização do software tenha sido uma tarefa árdua, tenho muita gratidão pela equipe do Tangerino, porque minhas queixas e dúvidas nunca deixaram de ser atendidas.” Nazaré Soares de Costa, Gerente de Departamento Pessoal

As funcionalidades do Tangerino transformaram a Carlessi em case de sucesso

O Tangerino oferece inúmeras outras vantagens para o DP, especialmente devido aos diversos relatórios atualizados em tempo real.

Isso possibilita a tomada de decisão com base em dados reais. Não somente, a integração com diversos softwares possibilita que os dados sejam disponibilizados para toda a empresa sem empecilhos e de forma automatizada.

Para fazer uma rescisão, antes era preciso fazer diversas ligações para conferir informações. Hoje não, está tudo na tela do computador, é só uma questão de importar os dados.” Nazaré Soares de Costa, Gerente de Departamento Pessoal

Os colaboradores do DP da Carlessi deram adeus aos dias de preencher o sistema da empresa manualmente e agora tudo isso acontece automaticamente, sem precisar ocupar dois profissionais por uma semana para executarem essa tarefa.

O que mais me surpreendeu foi o acesso rápido à informação, a transferência de dados para a folha de pagamento, a automatização e o atendimento do time Tangerino. Hoje, não consigo mais trabalhar sem informação em tempo real.” Nazaré Soares de Costa, Gerente de Departamento Pessoal

Confira outros cases do Tangerino agora mesmo acessando a nossa categoria Cases de Sucesso!

O case da Carlessi é a prova de que sua empresa precisa pensar em automatizar as rotinas do DP com urgência.

Pronto para implementar um sistema de gestão de ponto que tira o trabalho das mãos do Departamento Pessoal da sua empresa?Faça o teste grátis da ferramenta por 14 dias e seja o nosso próximo case de sucesso.

Banner com fundo roxo e o texto

Leonardo Barros construiu sua carreira com uma abordagem estratégica e empreendedora. Ele criou vários produtos digitais e soluções tecnológicas, e fundou empresas de tecnologia e gestão como a Framework Digital, Argos e Tangerino. Atualmente, ele é COO e sócio na Sólides. Leonardo é pós-graduado em Ciências da Computação pela PUC Minas e também estudou Inovação e Empreendedorismo na Universidade de Stanford. No Blog da Sólides DP, ele compartilha insights sobre empreendedorismo e as soluções que a empresa oferece para o mercado de Departamento Pessoal (DP).

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Artigos Relacionados