Recrutamento e seleção, controle de horas, gestão de cargos e salários, treinamento e desenvolvimento… A área de Recursos Humanos é bastante abrangente e envolve uma série de atividades distintas, o que, muitas vezes, gera confusão em relação à diferença entre RH e Departamento Pessoal.
Por isso, é necessário organizar e separar as tarefas de cada setor para tornar as ações mais eficientes e estratégicas, visando sempre o desenvolvimento dos talentos e o crescimento da empresa.
A seguir, você conhece a diferença entre RH e Departamento Pessoal e as principais atribuições de cada um desses setores. Siga conosco!
Diferença entre RH e Departamento Pessoal
As funções do RH e Departamento Pessoal são diferentes. Por um lado, os profissionais de recursos humanos são responsáveis pela seleção de funcionários e pela gestão do clima e da cultura dentro do ambiente empresarial.
O Departamento Pessoal, por sua vez, lida com a parte mais burocrática do processo de admissão e demissão de funcionários, como registro em carteiras de trabalho, elaboração de folha de pagamento e gestão de benefícios, entre outros.
Essa, portanto, é a principal diferença entre RH e Departamento Pessoal.
Departamento de RH: foco na gestão de pessoas
Agora que já abordamos a principal diferença entre RH e Departamento Pessoal, vamos apresentar melhor cada um desses setores, a começar pelo departamento de RH, que lida mais diretamente com a gestão do capital humano nas organizações.
As atividades de recrutamento e seleção de funcionários são realizadas por esse setor. Elas envolvem desde a elaboração e a divulgação das vagas até a realização de entrevistas com os candidatos, passando pela triagem de currículos.
O papel do RH estratégico também é fundamental para a retenção de talentos nas empresas, já que atua na gestão do clima organizacional, no planejamento de cargos e salários e nas políticas de remuneração e benefícios, por exemplo.
Além disso, esse setor também é responsável por gerenciar as atividades de treinamento e desenvolvimento dos funcionários, como palestras e cursos.
Departamento Pessoal: atenção aos processos administrativos
O departamento pessoal, muito conhecido pela sigla DP, é a área responsável por processos administrativo-burocráticos que envolvem a gestão de funcionários em uma empresa.
Esse setor é de extrema importância para garantir que a organização cumpra as leis e normas, evitando assim os passivos trabalhistas, como multas e processos.
Documentação dos profissionais, gestão de licenças e férias, folha de pagamento, controle de horas trabalhadas e contato com órgãos públicos são algumas das atividades desempenhadas pelo DP.
Geralmente, a estrutura do departamento pessoal está dividida em três partes. O processo de admissão é destinado a um setor que lida com a fase de integração do funcionário na empresa, como o registro profissional e a gestão dos exames admissionais.
O setor de compensação, por sua vez, é responsável por gerenciar a jornada de trabalho, o pagamento de salários e benefícios e a gestão de tributos. O terceiro setor do DP é o de demissão, que gerencia os processos de desligamento de funcionários.
Como você pode ver, a principal diferença entre RH e Departamento Pessoal é que o primeiro lida com a gestão das pessoas na empresa e o segundo é responsável por realizar atividades administrativas e burocráticas que fazem parte da relação entre empregador e empregado.
As diferenças entre RH e Departamento Pessoal podem ser difíceis de identificar em determinadas situações. Sendo assim, não deixe de conferir também as funções do deparamento pessoal e como elas influenciam na organização!
Quer saber mais? Confira o RH em Pauta, nossa série de vídeos em que o especialista do Tangerino tira suas principais dúvidas. Nosso episódio sobre as diferenças entre o RH e o DP já está no ar e você pode conferir abaixo:
Não se esqueça de se inscrever no nosso canal e ficar por dentro dos novos lançamentos!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.